A utilidade dos recursos na leitura de histórias: um estudo na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2456 |
Resumo: | O presente relatório mostra o percurso efetuado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta investigação, centrada no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, foi realizada num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 22 crianças, entre os três e os cinco anos de idade, tendo em consideração a falta de interesse que as mesmas apresentavam no momento da leitura de histórias. O trabalho tem como objetivos avaliar a mais-valia (ou não) da utilização de recursos na hora do conto e analisar as reações das crianças quando ouvem histórias com e sem recursos. Consequentemente, formularam-se duas questões de investigação: i)Existem (ou não) mais-valias na integração de recursos durante a leitura de histórias? ii) Quais as diferenças percecionadas nas crianças entre a leitura de uma história sem recurso e a leitura de uma história com recurso? Em termos metodológicos, optou-se pela realização de um estudo de natureza qualitativa. O desenho adotado foi o estudo de caso, ou seja, o grupo de crianças, tendo-se recolhido os dados através de observações feitas aos participantes, instrumentos audiovisuais e, ainda, entrevistas. Durante a intervenção educativa, foram lidas oito histórias ao grupo, das quais três foram sem recursos e as restantes com recurso. Os resultados permitem concluir que os recursos auxiliadores de histórias têm uma influência positiva e significativa no comportamento das crianças, aumentando quer o seu interesse quer a própria memorização do que foi ouvido. |
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