Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Daniela Sofia Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7387
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico inclui duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda é a realização de um trabalho de investigação onde se pretende verificar se existem hábitos de leitura em contexto familiar. A realização da primeira parte teve como pontos de partida as práticas supervisionadas e recorreu-se a materiais sugeridos, pelos docentes das unidades curriculares como os Padrões de Desempenho Docente e simultaneamente a autores de referência. No que se refere à segunda parte, trabalho de investigação, foram realizados questionários online aos pais de um grupo de crianças da EPE. O objetivo foi perceber se existem hábitos de leitura dos pais com as crianças. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo. Com os dados recolhidos na investigação, conseguimos retirar um conjunto de conclusões fundamentais para o estudo.
id RCAP_a2006845f008443c6fe2281e2afc805c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em famíliaEducação Pré-EscolarLeituraFamíliaContar históriasLiteratura para a InfânciaPre-School EducationReadingFamilyTell storiesChildren´s LiteratureO presente Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico inclui duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda é a realização de um trabalho de investigação onde se pretende verificar se existem hábitos de leitura em contexto familiar. A realização da primeira parte teve como pontos de partida as práticas supervisionadas e recorreu-se a materiais sugeridos, pelos docentes das unidades curriculares como os Padrões de Desempenho Docente e simultaneamente a autores de referência. No que se refere à segunda parte, trabalho de investigação, foram realizados questionários online aos pais de um grupo de crianças da EPE. O objetivo foi perceber se existem hábitos de leitura dos pais com as crianças. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo. Com os dados recolhidos na investigação, conseguimos retirar um conjunto de conclusões fundamentais para o estudo.This Final Internship Report carried out the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education includes two parts. The first part concerns the critical reflection on the Supervised Teaching Practices in PreSchool Education and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The second is to carry out a research work in to verify if there are reading habits in a family context. The realization of the first part had as starting points the supervised practices and resorted to materials suggested by the professors of the curricular units, such as the Teacher Performance Standards and simultaneously to reference authors. Regarding the second part, research work, online questionnaires were carried out to the parents of a group of children from the EPE. The objective was to understand if there are reading habits of parents with children. Therefore, qualitative research was carried out. With the data collected in the investigation, we were able to draw a set of fundamental conclusions for the study.Silva, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLourenço, Daniela Sofia Marques2022-11-14T15:22:27Z2022-07-202022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7387TID:203097319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:07.554480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
title Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
spellingShingle Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
Lourenço, Daniela Sofia Marques
Educação Pré-Escolar
Leitura
Família
Contar histórias
Literatura para a Infância
Pre-School Education
Reading
Family
Tell stories
Children´s Literature
title_short Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
title_full Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
title_fullStr Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
title_sort Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
author Lourenço, Daniela Sofia Marques
author_facet Lourenço, Daniela Sofia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Daniela Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Leitura
Família
Contar histórias
Literatura para a Infância
Pre-School Education
Reading
Family
Tell stories
Children´s Literature
topic Educação Pré-Escolar
Leitura
Família
Contar histórias
Literatura para a Infância
Pre-School Education
Reading
Family
Tell stories
Children´s Literature
description O presente Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico inclui duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda é a realização de um trabalho de investigação onde se pretende verificar se existem hábitos de leitura em contexto familiar. A realização da primeira parte teve como pontos de partida as práticas supervisionadas e recorreu-se a materiais sugeridos, pelos docentes das unidades curriculares como os Padrões de Desempenho Docente e simultaneamente a autores de referência. No que se refere à segunda parte, trabalho de investigação, foram realizados questionários online aos pais de um grupo de crianças da EPE. O objetivo foi perceber se existem hábitos de leitura dos pais com as crianças. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo. Com os dados recolhidos na investigação, conseguimos retirar um conjunto de conclusões fundamentais para o estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T15:22:27Z
2022-07-20
2022-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7387
TID:203097319
url http://hdl.handle.net/10400.19/7387
identifier_str_mv TID:203097319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130922734321664