Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/2864
Resumo: A responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude.
id RCAP_659a710f2ea728140ba1c486cde28008
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/2864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesascorporate reportingcorporate social responsibility communicationimagecontent analysissemioticsrelatórios empresariaiscomunicação de responsabilidade social empresarialimagemanálise de conteúdosemióticaA responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude.Corporate social responsibility (CSR) is of great importance to today's organizations, and in this scenario, sustainability and annual reports are a communication tool. This exploratory study sought to investigate the images and characters present in business reports of six companies in Brazil and Portugal. Through a quantitative content analysis, we analysed 215 images - categorized in relation to content and predominant colours - and 346 characters - categorized based on characteristics such as context, clothing and gender. The study found two nuclei of meanings: economic/corporate - represented by elements such as executive work, male characters, internal environments - and social/sustainable - represented by elements such as leisure and volunteer activities, science and research, female characters and images representing external environments, nature, care and amplitude.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/2864oai:revues.org:cp/2864porurn:doi:10.4000/cp.2864http://journals.openedition.org/cp/2864Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:33Zoai:revues.org:cp/2864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:25.103294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
title Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
spellingShingle Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de
corporate reporting
corporate social responsibility communication
image
content analysis
semiotics
relatórios empresariais
comunicação de responsabilidade social empresarial
imagem
análise de conteúdo
semiótica
title_short Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
title_full Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
title_fullStr Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
title_full_unstemmed Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
title_sort Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
author Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de
author_facet Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv corporate reporting
corporate social responsibility communication
image
content analysis
semiotics
relatórios empresariais
comunicação de responsabilidade social empresarial
imagem
análise de conteúdo
semiótica
topic corporate reporting
corporate social responsibility communication
image
content analysis
semiotics
relatórios empresariais
comunicação de responsabilidade social empresarial
imagem
análise de conteúdo
semiótica
description A responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/2864
oai:revues.org:cp/2864
url http://journals.openedition.org/cp/2864
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/2864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.2864
http://journals.openedition.org/cp/2864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597910642688