Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/2864 |
Resumo: | A responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude. |
id |
RCAP_659a710f2ea728140ba1c486cde28008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/2864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesascorporate reportingcorporate social responsibility communicationimagecontent analysissemioticsrelatórios empresariaiscomunicação de responsabilidade social empresarialimagemanálise de conteúdosemióticaA responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude.Corporate social responsibility (CSR) is of great importance to today's organizations, and in this scenario, sustainability and annual reports are a communication tool. This exploratory study sought to investigate the images and characters present in business reports of six companies in Brazil and Portugal. Through a quantitative content analysis, we analysed 215 images - categorized in relation to content and predominant colours - and 346 characters - categorized based on characteristics such as context, clothing and gender. The study found two nuclei of meanings: economic/corporate - represented by elements such as executive work, male characters, internal environments - and social/sustainable - represented by elements such as leisure and volunteer activities, science and research, female characters and images representing external environments, nature, care and amplitude.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/2864oai:revues.org:cp/2864porurn:doi:10.4000/cp.2864http://journals.openedition.org/cp/2864Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:33Zoai:revues.org:cp/2864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:25.103294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
title |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
spellingShingle |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de corporate reporting corporate social responsibility communication image content analysis semiotics relatórios empresariais comunicação de responsabilidade social empresarial imagem análise de conteúdo semiótica |
title_short |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
title_full |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
title_fullStr |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
title_full_unstemmed |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
title_sort |
Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas |
author |
Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de |
author_facet |
Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Haydée Klautau Guimarães Cesar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corporate reporting corporate social responsibility communication image content analysis semiotics relatórios empresariais comunicação de responsabilidade social empresarial imagem análise de conteúdo semiótica |
topic |
corporate reporting corporate social responsibility communication image content analysis semiotics relatórios empresariais comunicação de responsabilidade social empresarial imagem análise de conteúdo semiótica |
description |
A responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/2864 oai:revues.org:cp/2864 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/2864 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/2864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.2864 http://journals.openedition.org/cp/2864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130597910642688 |