Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107 |
Resumo: | Resumo O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça. |
id |
RCAP_659cf0450488ddf06206d85d71c2d2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872021000200107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferençaDocência na Educação Básicaclasses multissseriadas na roçapesquisa-formaçãonarrativas.Resumo O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107Mota,Charles Maycon de AlmeidaSilva,Fabrício Oliveira daRios,Jane Adriana Vasconcelos Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:09Zoai:scielo:S0871-91872021000200107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.647361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
title |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
spellingShingle |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença Mota,Charles Maycon de Almeida Docência na Educação Básica classes multissseriadas na roça pesquisa-formação narrativas. |
title_short |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
title_full |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
title_fullStr |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
title_full_unstemmed |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
title_sort |
Classes multisseriadas em escolas da roça: Locus das práticas contextualizadas pela diferença |
author |
Mota,Charles Maycon de Almeida |
author_facet |
Mota,Charles Maycon de Almeida Silva,Fabrício Oliveira da Rios,Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Fabrício Oliveira da Rios,Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota,Charles Maycon de Almeida Silva,Fabrício Oliveira da Rios,Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência na Educação Básica classes multissseriadas na roça pesquisa-formação narrativas. |
topic |
Docência na Educação Básica classes multissseriadas na roça pesquisa-formação narrativas. |
description |
Resumo O estudo busca compreender como as práticas docentes são desveladas e se constituem como modos de narrar, fazer e formar-se nas acontecências da profissão docente, evidenciando como professores e professoras lidam com a diferença em classes multisseriadas nas escolas da roça. A pesquisa desenvolveu-se a partir de narrativas de formação de três professores e duas professoras que moram em comunidades rurais do município de Várzea do Poço/BA, interior da Bahia-Brasil. São, portanto, docentes que atuam na Educação Básica, desenvolvendo a docência em classes multisseriadas de escolas da roça. Como dispositivos de recolha de informações, foram desenvolvidas Oficinas Formativas, inspiradas na proposta dos Ateliês Biográficos de Delory-Momberg (2006). As oficinas constituíram-se enquanto espaços de produção das narrativas. Este estudo está fundamentado na abordagem (auto)biográfica com base na pesquisa qualitativa, tomando as narrativas como um dispositivo de investigação e formação na/da docência em escolas da roça. Conclui-se que a experiência é um dos elementos principais da produção da docência em classes multisseriadas das escolas da roça, em que modos de narrar, fazer e formar-se, são condições para a produção da docência nestes espaços. Concluiu-se, ainda que as propostas de contextualização das aulas colaboram para dar centralidade às diferenças nas escolas da roça. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137276246097920 |