Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/101608 |
Resumo: | UID/EAT/00472/2019 |
id |
RCAP_65a4e55eed4c7491bde57eb7b1a16530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/101608 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIIIAs práticas musicais na Igreja do Loreto no contexto local.celebrações religiosasmúsicamúsicos italianosCorte PortuguesaUID/EAT/00472/2019A Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa, ou Igreja dos Italianos, foi fundada em 1518, por comerciantes e banqueiros italianos que a edificaram em solo lateranense, gozando de uma certa autonomia da diocese local. Denominada Chiesa di Nostra Signora di Loreto della Nazione Italiana numa altura em que a pensinsula italiana se caraterizava pela fragmentação política, tornou-se ponto de encontro e de expressão económica e artística da comunidade italiana em Lisboa, que ostentava a própria riqueza através das artes e das suas celebrações. Da análise de documentos do seu rico arquivo, principalmente notas de pagamento, atas e partituras, e de outros arquivos, como os manifestos da Irmandade de Santa Cecília, irei reconstruir algumas práticas musicais nesta igreja, na segunda metade do século XVIII, destacando-se dois tipos de cerimónias: as cerimónias diárias e dos dias festivos comuns, realizadas por capelães cantores, e as celebrações solenes, em que eram convidados os melhores músicos, cantores, instrumentistas e compositores, alguns italianos ou de origem italiana, que trabalhavam para a Corte Portuguesa. Com esta comunicação irei demonstrar que a Igreja do Loreto, apesar de gozar de uma certa autonomia do Patriarcado, estava integrada no contexto musical e social lisboeta da época, não somente pela escolha dos seus músicos, mas também pelas suas cerimónias que, em alguns casos, eram realizadas em sufrágio ou em homenagem de elementos da Corte Portuguesa, como foi o caso do Te Deum de Giuseppe Totti, de 1795.Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)RUNMinelli, Carla2020-07-28T22:08:23Z2019-11-142019-11-14T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/101608porPURE: 17665129info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:46:45Zoai:run.unl.pt:10362/101608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:46:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII As práticas musicais na Igreja do Loreto no contexto local. |
title |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
spellingShingle |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII Minelli, Carla celebrações religiosas música músicos italianos Corte Portuguesa |
title_short |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
title_full |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
title_fullStr |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
title_full_unstemmed |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
title_sort |
Festas e celebrações em Lisboa, na segunda metade do século XVIII |
author |
Minelli, Carla |
author_facet |
Minelli, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minelli, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
celebrações religiosas música músicos italianos Corte Portuguesa |
topic |
celebrações religiosas música músicos italianos Corte Portuguesa |
description |
UID/EAT/00472/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 2019-11-14T00:00:00Z 2020-07-28T22:08:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/101608 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/101608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PURE: 17665129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545751551541249 |