Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14756 |
Resumo: | As escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico; |
id |
RCAP_65c01fb5353d0494f6db65f8445c6409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicosPromoting School Inclusion by The Pedagogical Coordinator: Perceptions of Teachers and Educational CoordinatorsInclusão escolarCoordenador pedagógicoAção supervisivaAs escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico;Schools have to provide a quality education to all students, regardless of their physical, cognitive, cultural, ethnic and religious condition. The pedagogical coordinator have the functions it performs, the pedagogical coordinator can play an important role in supporting teachers in the promotion of school inclusion of all students in school. It was our intention to understand the perceptions of coordinators and teachers of elementary school on the supervisive action pedagogical coordinator in promoting school inclusion of students with special needs. For this we conducted a qualitative research, accomplished by semi-structured interviews with coordinators and teachers of that grade level. Through them it was possible to verify the limitations of the pedagogical coordinator action in school inclusion due to lack of training and lack of a pedagogical supervision model for the implementation of school inclusion practices by teachers.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRoriz, Vera LúciaFerreira, Carlos Alberto2017-12-18T11:14:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14756porRoriz, Vera Lúcia; Ferreira, Carlos Alberto (2017). Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos = Promoting school inclusion by the pedagogical coordinator: perceptions of teachers and educational coordinators. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 13-301645-477410.34620/eduser.v9i1.80info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.233899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos Promoting School Inclusion by The Pedagogical Coordinator: Perceptions of Teachers and Educational Coordinators |
title |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
spellingShingle |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos Roriz, Vera Lúcia Inclusão escolar Coordenador pedagógico Ação supervisiva |
title_short |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
title_full |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
title_fullStr |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
title_sort |
Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos |
author |
Roriz, Vera Lúcia |
author_facet |
Roriz, Vera Lúcia Ferreira, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roriz, Vera Lúcia Ferreira, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Coordenador pedagógico Ação supervisiva |
topic |
Inclusão escolar Coordenador pedagógico Ação supervisiva |
description |
As escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico; |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T11:14:15Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14756 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Roriz, Vera Lúcia; Ferreira, Carlos Alberto (2017). Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos = Promoting school inclusion by the pedagogical coordinator: perceptions of teachers and educational coordinators. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 13-30 1645-4774 10.34620/eduser.v9i1.80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292345548800 |