Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14756
Resumo: As escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico;
id RCAP_65c01fb5353d0494f6db65f8445c6409
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicosPromoting School Inclusion by The Pedagogical Coordinator: Perceptions of Teachers and Educational CoordinatorsInclusão escolarCoordenador pedagógicoAção supervisivaAs escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico;Schools have to provide a quality education to all students, regardless of their physical, cognitive, cultural, ethnic and religious condition. The pedagogical coordinator have the functions it performs, the pedagogical coordinator can play an important role in supporting teachers in the promotion of school inclusion of all students in school. It was our intention to understand the perceptions of coordinators and teachers of elementary school on the supervisive action pedagogical coordinator in promoting school inclusion of students with special needs. For this we conducted a qualitative research, accomplished by semi-structured interviews with coordinators and teachers of that grade level. Through them it was possible to verify the limitations of the pedagogical coordinator action in school inclusion due to lack of training and lack of a pedagogical supervision model for the implementation of school inclusion practices by teachers.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRoriz, Vera LúciaFerreira, Carlos Alberto2017-12-18T11:14:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14756porRoriz, Vera Lúcia; Ferreira, Carlos Alberto (2017). Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos = Promoting school inclusion by the pedagogical coordinator: perceptions of teachers and educational coordinators. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 13-301645-477410.34620/eduser.v9i1.80info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.233899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
Promoting School Inclusion by The Pedagogical Coordinator: Perceptions of Teachers and Educational Coordinators
title Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
spellingShingle Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
Roriz, Vera Lúcia
Inclusão escolar
Coordenador pedagógico
Ação supervisiva
title_short Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
title_full Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
title_fullStr Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
title_sort Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos
author Roriz, Vera Lúcia
author_facet Roriz, Vera Lúcia
Ferreira, Carlos Alberto
author_role author
author2 Ferreira, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Roriz, Vera Lúcia
Ferreira, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Coordenador pedagógico
Ação supervisiva
topic Inclusão escolar
Coordenador pedagógico
Ação supervisiva
description As escolas têm de proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua condição física, cognitiva, cultural, étnica e religiosa. Pelas funções supervisivas que desempenha, o coordenador pedagógico pode ter um papel importante no apoio aos professores na promoção da inclusão escolar de todos os alunos na escola. Daí ter sido nossa intenção compreender as perceções de coordenadores pedagógicos e de professores do ensino fundamental sobre a ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para isso realizámos uma investigação de natureza qualitativa, concretizada por entrevistas semi-estruturadas a coordenadores pedagógicos e a professores do referido nível de ensino. Através delas foi possível verificar as limitações da ação do coordenador pedagógico na inclusão escolar devido à falta de formação e à ausência de um modelo de supervisão pedagógica para a implementação de práticas de inclusão escolar pelos professores. Palavras-chave: inclusão escolar; coordenador pedagógico;
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T11:14:15Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14756
url http://hdl.handle.net/10198/14756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Roriz, Vera Lúcia; Ferreira, Carlos Alberto (2017). Promoção da inclusão escolar pelo coordenador pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos = Promoting school inclusion by the pedagogical coordinator: perceptions of teachers and educational coordinators. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 13-30
1645-4774
10.34620/eduser.v9i1.80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292345548800