A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Vera Lúcia Valamiel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5788
Resumo: A inclusão é considerada o novo paradigma do século XXI. Em atendimento a este paradigma, a Escola de ensino regular assume um grande desafio: promover o acesso de todos os alunos, sem exceção, a uma educação de qualidade. Foi objetivo deste estudo observar a concepção dos profissionais da escola – Professores e Coordenadores pedagógicos – sobre a prática de inclusão e de que maneira se dá a ação supervisiva do Coordenador Pedagógico junto ao professor, na realização do processo inclusivo escolar, no Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com seis professores e cinco coordenadores, de duas escolas, sendo uma do sistema de ensino privado e outra do sistema de ensino público. A partir da análise dos dados das entrevistas, foi possível identificar as dificuldades que envolvem o processo de inclusão nas escolas. Foi possível também detectar que há problemas em relação à ação supervisiva do Coordenador pedagógico junto aos professores, e que dois são os motivos geradores deles: a defasagem na formação dos professores e coordenadores para o trabalho com educação inclusiva e a ausência de um modelo de supervisão pedagógica sistemático e fundamentado teoricamente para subsidiar e responder às necessidades impostas pelo desafio de implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.
id RCAP_4634be9e8c046e34996bb11f14d55b4d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolarInclusãoNecessidades educativas especiaisEducaçãoCoordenador pedagógicoA inclusão é considerada o novo paradigma do século XXI. Em atendimento a este paradigma, a Escola de ensino regular assume um grande desafio: promover o acesso de todos os alunos, sem exceção, a uma educação de qualidade. Foi objetivo deste estudo observar a concepção dos profissionais da escola – Professores e Coordenadores pedagógicos – sobre a prática de inclusão e de que maneira se dá a ação supervisiva do Coordenador Pedagógico junto ao professor, na realização do processo inclusivo escolar, no Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com seis professores e cinco coordenadores, de duas escolas, sendo uma do sistema de ensino privado e outra do sistema de ensino público. A partir da análise dos dados das entrevistas, foi possível identificar as dificuldades que envolvem o processo de inclusão nas escolas. Foi possível também detectar que há problemas em relação à ação supervisiva do Coordenador pedagógico junto aos professores, e que dois são os motivos geradores deles: a defasagem na formação dos professores e coordenadores para o trabalho com educação inclusiva e a ausência de um modelo de supervisão pedagógica sistemático e fundamentado teoricamente para subsidiar e responder às necessidades impostas pelo desafio de implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.Inclusion is considered the new paradigm of the twenty-first century. In response to this paradigm, the regular education school takes on a big challenge: to promote access for all students, without exception, to an education of quality. The aim of this study was to observe the conception of school personnel - teachers and educational coordinators - about the practice of inclusion and how the supervisiv action of the Educational Coordinator occurs with the teacher, in making the school inclusive process in elementary school. For this, individual semi-structured interviews with six teachers and five coordinators were held, from two schools, one of the private education system and the other from the public education system. From the data analysis of the interviews, it was possible to identify the difficulties surrounding the process of inclusion in schools. It was also possible to detect that there are problems in relation to supervisiv action of the pedagogical coordinator with teachers, and two are their generators reasons: the gap in the training of teachers and coordinators to work with inclusive education and the absence of a systematic supervisory model and a pedagogical theory to support and respond to the needs imposed by the challenge of implementing inclusive education in the Education for All perspective, for the realization of the rights of children with special educational needs.2016-04-18T14:07:17Z2016-04-18T00:00:00Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5788porRoriz, Vera Lúcia Valamielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:18.221457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
title A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
spellingShingle A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
Roriz, Vera Lúcia Valamiel
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação
Coordenador pedagógico
title_short A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
title_full A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
title_fullStr A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
title_full_unstemmed A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
title_sort A ação supervisiva do coordenador pedagógico na promoção da inclusão escolar
author Roriz, Vera Lúcia Valamiel
author_facet Roriz, Vera Lúcia Valamiel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roriz, Vera Lúcia Valamiel
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação
Coordenador pedagógico
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação
Coordenador pedagógico
description A inclusão é considerada o novo paradigma do século XXI. Em atendimento a este paradigma, a Escola de ensino regular assume um grande desafio: promover o acesso de todos os alunos, sem exceção, a uma educação de qualidade. Foi objetivo deste estudo observar a concepção dos profissionais da escola – Professores e Coordenadores pedagógicos – sobre a prática de inclusão e de que maneira se dá a ação supervisiva do Coordenador Pedagógico junto ao professor, na realização do processo inclusivo escolar, no Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com seis professores e cinco coordenadores, de duas escolas, sendo uma do sistema de ensino privado e outra do sistema de ensino público. A partir da análise dos dados das entrevistas, foi possível identificar as dificuldades que envolvem o processo de inclusão nas escolas. Foi possível também detectar que há problemas em relação à ação supervisiva do Coordenador pedagógico junto aos professores, e que dois são os motivos geradores deles: a defasagem na formação dos professores e coordenadores para o trabalho com educação inclusiva e a ausência de um modelo de supervisão pedagógica sistemático e fundamentado teoricamente para subsidiar e responder às necessidades impostas pelo desafio de implementar a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação para Todos, para a efetivação dos direitos de crianças com necessidades educacionais especiais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T14:07:17Z
2016-04-18T00:00:00Z
2016-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5788
url http://hdl.handle.net/10348/5788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150841651200