Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Liliana Soraia Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74048
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
id RCAP_65c02f3a08324a6291861d283bc6aa63
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região NortePreschool age Communication Scale (PACS): version for educators: an exploratory study in inclusive contexts in Northern RegionComunicaçãoEducação pré-escolarEducadoresEscalaRastreioCommunicationEducatorsPreschoolScaleScreeningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)A Educação Pré-Escolar é uma fase crucial de desenvolvimento e aprendizagem ao nível das competências comunicativas, sociais, linguísticas e cognitivas das crianças. O rastreio das competências comunicativas na educação Pré-Escolar, permitirá identificar sinais de alerta, identificar crianças em risco ou em atraso e intervir atempadamente de modo a evitar que as dificuldades se complexifiquem, aquando da transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Pré--Escolar (ECIPE) – Versão para Educadores (Marinho & Cruz-Santos, 2019), constituída por três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica (cada uma com oito itens), em crianças com 5 e 6 anos de idade, inseridas em contextos inclusivos, na Região Norte. A amostra deste estudo integrou 138 crianças, sendo 70 do género feminino e 68 do género masculino. Os resultados indicam que existem diferenças estatisticamente significativas em relação à variável - recursos humanos específicos no apoio à aprendizagem e inclusão, nomeadamente na influência nos resultados obtidos na dimensão da Comunicação Académica da Escala quando existe: i) apoio da Equipa Local de Intervenção (22 dos 24 itens), ii) apoio de Terapia Ocupacional (21 dos 24 itens), iii) apoio de Psicologia (19 dos 24 itens) e iv) apoio de Terapia da Fala (15 dos 24 itens). Ao nível da Forma de Comunicação analisada verificou-se que 86,7% das crianças usam Frases Completas, seguindo-se 10,9% que utilizam Frases Incompletas, reforçando a necessidade de sensibilização e formação dos educadores para o despiste precoce desta competência. Os comportamentos ao nível da Comunicação Funcional, Social e Académica devem ser um maior alvo de alerta, dos profissionais, das famílias, das direções dos estabelecimentos escolares, das políticas e orientações dos ministérios envolvidos na idade Pré-Escolar, uma vez que apresentaram resultados de frequência baixos. A confiabilidade da escala foi avaliada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .98 considerado muito bom (Field, 2013), sendo considerada um instrumento válido para o despiste de dificuldades comunicativas de crianças em idade Pré-Escolar. Este estudo comprova que a implementação de um rastreio ao nível da comunicação em crianças entre os 5 e 6 anos de idade, permitirá despistar possíveis dificuldades ao nível das competências comunicativas, contribuindo para uma intervenção precoce e eficaz.Pre-School Education is a crucial phase of children's development and learning, in terms of communicative, social, linguistic and cognitive skills. The screening of children's communicative skills in preschool will allow the identification of warning signs, identify children at risk or to prevent the children's difficulties from becoming more complex with the transition to the 1st Cycle of Basic Education. The aim of this exploratory study is to analyze the results of the Preschool Age Communication Scale (PACS) - Version for Educators (Marinho & Cruz-Santos, 2019), consisting of three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication (each with eight items), in children aged 5 and 6 years, inserted in inclusive contexts, in the North Region. The sample of this study included 138 children, 70 females and 68 males.The results of this study indicate that there are significantly statistical differences in relation to the variable - specific human resources in support of learning and inclusion: i) Early Childhood Intervention (22 of the 24 items), ii) Occupational Therapy (21 out of 24 items), iii) Psychology (19 of the 24 items) and iv) Speech Therapy (15 of the 24 items), showing an influence of this variable on the children's performance, namely in the dimension of Academic Communication. At the level Form of Communication, 86.7% of children use "Complete Phrases", followed by 10.9% who use "Incomplete Phrases", reinforcing the need for awareness and training of educators for the early screening of this competence. The behaviors at the level of Functional, Social and Academic Communication should be a greater target of alert, from professionals, families, the directions of schools, the policies and orientations of the ministries involved in the preschool age since they presented low frequency results. The reliability of the scale was tested by Cronbach's Alpha, with a value of .98 considered very good (Field, 2013), being the scale considered a valid tool for the screening of communicative difficulties of preschool children. This study shows that the implementation of a screening for communication in children between 5 and 6 years of age will identify difficulties in communicative skills, contributing to early and effective intervention.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoMarinho, Liliana Soraia Teixeira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74048por202699234info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:09.565104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
Preschool age Communication Scale (PACS): version for educators: an exploratory study in inclusive contexts in Northern Region
title Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
spellingShingle Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
Marinho, Liliana Soraia Teixeira
Comunicação
Educação pré-escolar
Educadores
Escala
Rastreio
Communication
Educators
Preschool
Scale
Screening
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
title_full Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
title_fullStr Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
title_full_unstemmed Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
title_sort Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte
author Marinho, Liliana Soraia Teixeira
author_facet Marinho, Liliana Soraia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz-Santos, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Liliana Soraia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação pré-escolar
Educadores
Escala
Rastreio
Communication
Educators
Preschool
Scale
Screening
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
Educação pré-escolar
Educadores
Escala
Rastreio
Communication
Educators
Preschool
Scale
Screening
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74048
url http://hdl.handle.net/1822/74048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202699234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132475290550272