Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cathy Afonso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74120
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
id RCAP_fae40e56d8366541d7eb8a326731801b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básicoSchool age communication scale (sacs): version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 1st year of basic education1º Ciclo do ensino básicoComunicaçãoEscalaProfessoresRastreio1st Cycle of basic educationCommunicationScaleScreeningTeachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)O ingresso no 1ºciclo é uma fase importante de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, no que respeita às competências comunicativas, sociais, emocionais e cognitivas. Todas estas competências resultam de experiências vivenciadas nos primeiros anos de vida, pelas interações com os adultos e os pares e o sucesso das suas comunicações, verificando-se uma relação entre a comunicação e o sucesso escolar. Uma vez que muitos alunos apresentam dificuldades comunicativas em idade escolar, torna-se pertinente identificar essas dificuldades, no sentido de implementar uma intervenção eficaz e atempada às necessidades dos alunos. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – Versão para Professores (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz- Santos, 2019) que contempla três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica, cada uma com oito itens. Constitui uma check-list de rápido preenchimento e de classificação dos comportamentos de cada aluno. A amostra integrou 120 alunos que frequentam o 1º ano do Ensino Básico na Região Norte, sendo 60 do género feminino e 60 do género masculino. Os resultados deste estudo evidenciam que existem diferenças estatisticamente significativas em relação à variável: i) estabelecimento de ensino na Comunicação Social, havendo um influencia no desempenho dos alunos nesta dimensão; ii) ação social na Comunicação Académica, havendo uma influencia no desempenho dos alunos nesta dimensão; e no iii) aproveitamento escolar, ao nível das disciplinas de Português e Matemática, influenciando assim o desempenho dos alunos nas três dimensões da escala ECIE. A confiabilidade da escala foi analisada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .972 considerado muito bom (Field, 2013), pelo que se pode considerar um instrumento válido para despiste de dificuldades comunicativas de alunos em idade escolar. Este estudo comprova a importância da implementação de um rastreio a nível nacional em alunos em idade escolar, contribuindo como um instrumento de despiste, identificação e monitorização de alunos em contexto educativo que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.The admission to the first cycle it is a very important stage of learning and development in students, in what regards to communicative, social, emotional, and cognitive skills. All of these skills are the outcome of experiences that these students had in their first years of life, through their interactions with adults, peers and their communication successes, where we can find a relation between the communication and their school successes. Once many students have communicative difficulties at school age, it becomes pertinent to identify these difficulties, in order to implement an effective and timely intervention to the student´s needs. The purpose of this exploratory study subsists in analyzing the results the School Age Communication Scale (SACS) – Version for Teachers (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) that includes three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication, each of them with eight items. It constitutes a quick checklist and classification of the behavior of each student. The sample included 120 students from first grade of Elementary School in the North Region, 60 of those being girls and the other 60 being boys. The results of this study shows that there are significant statistical differences in relation to the variable: i) educational establishment in Social Communication, with an influence on the student´s performance in this dimension; ii) social action in Academic Communication, with an influence on student performance in this dimension; and in iii) school achievements, at the level of Portuguese and Math, thus influencing the performance of students in the three dimensions of the SACS scale. The reliability of the scale has been analyzed by the Cronbach´s Alpha, that has presented a value of .972 and has been considered very good (Field, 2013), and for that it can be considered a valid instrument to screen the communicative difficulties of the students in school age. This study shows the importance of implementing a nationwide screening in schoolchildren, with the contribution to a screening, identification, and monitoring instrument of school age students that attend the first cycle of basic education.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoDias, Cathy Afonso20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74120por202707865info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:45.123598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
School age communication scale (sacs): version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 1st year of basic education
title Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
spellingShingle Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
Dias, Cathy Afonso
1º Ciclo do ensino básico
Comunicação
Escala
Professores
Rastreio
1st Cycle of basic education
Communication
Scale
Screening
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
title_full Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
title_fullStr Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
title_sort Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico
author Dias, Cathy Afonso
author_facet Dias, Cathy Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz-Santos, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cathy Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do ensino básico
Comunicação
Escala
Professores
Rastreio
1st Cycle of basic education
Communication
Scale
Screening
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1º Ciclo do ensino básico
Comunicação
Escala
Professores
Rastreio
1st Cycle of basic education
Communication
Scale
Screening
Teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74120
url http://hdl.handle.net/1822/74120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202707865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132968097153024