Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1886 |
Resumo: | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_65c9e154a721215e20d0a596da8a7223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1886 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunosensino básicoortografiaerro ortográfico.Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoIntitulado, “ Erros Ortográficos: De que modo um Professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos”, o presente relatório visa apresentar de uma forma reflexiva o trabalho desenvolvido nos estágios realizados no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, uma relativa aos estágios cumpridos e uma outra relativa à componente investigativa. A primeira parte encontra-se por sua vez, subdividida em duas partes, uma relativa aos estágios de 1º ciclo e outra relativa aos estágios que realizei no 2º ciclo. Em ambas as partes serão caraterizadas as instituições e os contextos em que se inserem, a prática de ensino que desenvolvi, nomeadamente a caraterização curricular, a reflexão sobre o planeamento e a operacionalização da atividade educativa, assim como a avaliação efetuada. A segunda parte elucida o estudo realizado sobre os erros ortográficos, em que os sujeitos do estudo são duas turmas do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, do ensino básico. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, realizarei um enquadramento teórico, o qual abrangerá uma reflexão sobre o erro ortográfico, suas causas, origens e tipologias na perspetiva de alguns autores. Em seguida, farei uma análise aos dados colhidos e darei a conhecer as estratégias que na minha opinião poderão contribuir para combater o erro ortográfico. Os resultados revelam que a implementação de estratégias de supressão do erro em sala de aula são favoráveis, permitindo aos alunos melhorar significativamente a escrita de palavras sem erros ortográficos.Entitled, “Spelling Mistakes: How a Teacher can Contribute to the Education of Students spelling Mistakes”, this report aims to present, in a reflective way, the work developed in internships during the Masters Degree in teaching first and second cycle s of schooling (from grades first to sixth). This report is divided into two parts: one part regarding the completed interships and the other regarding the investigative component. The first part is divided into two parts, one regarding the first cycle (grand first to fourth) internships and the other regarding the second cycle (fifth and sixth grades) internships I completed. Both parts will feature the institutions and the contexts in which they are found, the teaching practice that I have developed (specifically the completion of the curriculum), reflection on planning and the functioning of educational activity, as well as the evolution that was carried out. The second part focuses on the study carried out on spelling mistakes in which the study subjects are two classes of third ear students. With the intention of contextualizing the object of stud of this work, I completed a theoretic framework which covers a reflection on spelling mistakes, its causes, origins and typologies from the perspective of certain authors. Secondly, I will analyse the data collected and offer strategies that, in m opinion, will contribute to combating spelling mistakes. The results reveal that the implementation of these strategies of error suppression in the classroom are favourable, allowing students to significantly improve spelling mistakes in their written work.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémEscórcio, Maria Emanuela Viveiros2017-08-24T15:36:49Z2014-07-012014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1886TID:201729148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:11Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.747441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
title |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
spellingShingle |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos Escórcio, Maria Emanuela Viveiros ensino básico ortografia erro ortográfico. |
title_short |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
title_full |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
title_fullStr |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
title_full_unstemmed |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
title_sort |
Erros ortográficos - de que modo um professor pode contribuir para a redução dos erros ortográficos dos alunos |
author |
Escórcio, Maria Emanuela Viveiros |
author_facet |
Escórcio, Maria Emanuela Viveiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Madalena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escórcio, Maria Emanuela Viveiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino básico ortografia erro ortográfico. |
topic |
ensino básico ortografia erro ortográfico. |
description |
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-01 2014-07-01T00:00:00Z 2017-08-24T15:36:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1886 TID:201729148 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1886 |
identifier_str_mv |
TID:201729148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030432620544 |