Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bidarra, José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veiga, Pedro Alves da, Sapucaia, Rosimária, Wexel, Juliana, Tavares, Mirian, Costa, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13686
Resumo: Um modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.
id RCAP_65ca5e47dc1feca87dac94cbdc2aca24
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitaisDevelopment of a virtual pedagogical model for digital performing artsModelo pedagógicoEnsino híbridoArtes performativas digitaisCiberperformancePedagogical modelHybrid teachingDigital performing artsCyberperformanceODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasUm modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.A pedagogical model oriented towards digital performing arts cannot neglect the way many technological artifacts and social media are used in today's society. In this sense, the integration of new digital technologies and locative media in hybrid learning is mandatory in this model, which should also be based on specific areas of the Digital Arts domain that need an appropriate pedagogy, as is the case of Performing Arts. Thus, in this paper, a proposal for a hybrid pedagogical model is developed, based on several recognized and tested methodologies, seeking to cover cyber performance itself. It can also be used as a recommendation for teaching-learning, in a creative way, in hybrid environments, where some elements may share the same physical space, while others are at a distance, or where some elements of the performance may have been previously recorded, while others occur in real-time.Repositório AbertoBidarra, JoséVeiga, Pedro Alves daSapucaia, RosimáriaWexel, JulianaTavares, MirianCosta, Susana2023-05-02T17:24:56Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13686porBidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e2023012182-4967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:40.372177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
Development of a virtual pedagogical model for digital performing arts
title Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
Bidarra, José
Modelo pedagógico
Ensino híbrido
Artes performativas digitais
Ciberperformance
Pedagogical model
Hybrid teaching
Digital performing arts
Cyberperformance
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
title_full Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
title_sort Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
author Bidarra, José
author_facet Bidarra, José
Veiga, Pedro Alves da
Sapucaia, Rosimária
Wexel, Juliana
Tavares, Mirian
Costa, Susana
author_role author
author2 Veiga, Pedro Alves da
Sapucaia, Rosimária
Wexel, Juliana
Tavares, Mirian
Costa, Susana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bidarra, José
Veiga, Pedro Alves da
Sapucaia, Rosimária
Wexel, Juliana
Tavares, Mirian
Costa, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo pedagógico
Ensino híbrido
Artes performativas digitais
Ciberperformance
Pedagogical model
Hybrid teaching
Digital performing arts
Cyberperformance
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Modelo pedagógico
Ensino híbrido
Artes performativas digitais
Ciberperformance
Pedagogical model
Hybrid teaching
Digital performing arts
Cyberperformance
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Um modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T17:24:56Z
2023-06
2023-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13686
url http://hdl.handle.net/10400.2/13686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)
https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202301
2182-4967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135120778592256