Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13686 |
Resumo: | Um modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real. |
id |
RCAP_65ca5e47dc1feca87dac94cbdc2aca24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitaisDevelopment of a virtual pedagogical model for digital performing artsModelo pedagógicoEnsino híbridoArtes performativas digitaisCiberperformancePedagogical modelHybrid teachingDigital performing artsCyberperformanceODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasUm modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.A pedagogical model oriented towards digital performing arts cannot neglect the way many technological artifacts and social media are used in today's society. In this sense, the integration of new digital technologies and locative media in hybrid learning is mandatory in this model, which should also be based on specific areas of the Digital Arts domain that need an appropriate pedagogy, as is the case of Performing Arts. Thus, in this paper, a proposal for a hybrid pedagogical model is developed, based on several recognized and tested methodologies, seeking to cover cyber performance itself. It can also be used as a recommendation for teaching-learning, in a creative way, in hybrid environments, where some elements may share the same physical space, while others are at a distance, or where some elements of the performance may have been previously recorded, while others occur in real-time.Repositório AbertoBidarra, JoséVeiga, Pedro Alves daSapucaia, RosimáriaWexel, JulianaTavares, MirianCosta, Susana2023-05-02T17:24:56Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13686porBidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e2023012182-4967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:40.372177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais Development of a virtual pedagogical model for digital performing arts |
title |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais Bidarra, José Modelo pedagógico Ensino híbrido Artes performativas digitais Ciberperformance Pedagogical model Hybrid teaching Digital performing arts Cyberperformance ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
title_full |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
title_sort |
Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais |
author |
Bidarra, José |
author_facet |
Bidarra, José Veiga, Pedro Alves da Sapucaia, Rosimária Wexel, Juliana Tavares, Mirian Costa, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Pedro Alves da Sapucaia, Rosimária Wexel, Juliana Tavares, Mirian Costa, Susana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bidarra, José Veiga, Pedro Alves da Sapucaia, Rosimária Wexel, Juliana Tavares, Mirian Costa, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo pedagógico Ensino híbrido Artes performativas digitais Ciberperformance Pedagogical model Hybrid teaching Digital performing arts Cyberperformance ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Modelo pedagógico Ensino híbrido Artes performativas digitais Ciberperformance Pedagogical model Hybrid teaching Digital performing arts Cyberperformance ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Um modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-02T17:24:56Z 2023-06 2023-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13686 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023) https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202301 2182-4967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135120778592256 |