A intervenção do assistente social: um caminho para a participação ativa nas ERPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Paula Vanessa Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11612
Resumo: Esta investigação tem como objetivo geral dar a compreender melhor como é a participação dos idosos que se encontrem nas ERPI e como é que os Assistentes Sociais trabalham essa participação na sua intervenção social. Para tentar alcançar esse objetivo procurei saber se os idosos participam ou não dentro e fora da instituição e de que forma o fazem; identifiquei quais são as intervenções que os Assistentes Sociais fazem para promover a participação dos idosos; quais são as perceções e as noções que os Assistentes Sociais têm sobre a participação dos idosos e compreendi os motivos que levam os idosos a não participarem. Esta investigação é relevante e pertinente, pois com ela torna-se possível compreender melhor a forma como os Assistentes Sociais trabalham a participação dos idosos dentro e fora das ERPI e assim perceber quais são as melhores formas de o fazer. Alguns autores como Vieira (2017), Bordenave (1983) e Wenger (2002) entendem que a participação é como um processo de aprendizagem que é construído através da interação com os outros, permitindo uma leitura reflexiva da análise das práticas de intervenção social. Através da participação, consegue-se exercer a cidadania e assegurar a própria identidade. O método escolhido para a recolha de dados recaiu sobre a realização de doze entrevistas semidirigidas e paralelamente realizei uma pesquisa bibliográfica e consequentemente uma revisão da literatura. Através desta recolha de dados consolidei os meus conhecimentos sobre o tema em questão e realizei esta investigação da melhor forma. Este estudo afere que os idosos participam ativamente nas atividades que a instituição disponibiliza, tendo uma participação menor em atividades de natureza política, nas atividades socioculturais e educacionais e uma participação nula no que diz respeito a movimentos sociais e ao emprego. Contudo existem diversas limitações na participação ativa dos idosos, mas os Assistentes Sociais mostram estar aptos e disponíveis para diminuir essas limitações, seja através do diálogo ou da criação de uma comissão de residentes dos idosos.
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Alguns autores como Vieira (2017), Bordenave (1983) e Wenger (2002) entendem que a participação é como um processo de aprendizagem que é construído através da interação com os outros, permitindo uma leitura reflexiva da análise das práticas de intervenção social. Através da participação, consegue-se exercer a cidadania e assegurar a própria identidade. O método escolhido para a recolha de dados recaiu sobre a realização de doze entrevistas semidirigidas e paralelamente realizei uma pesquisa bibliográfica e consequentemente uma revisão da literatura. Através desta recolha de dados consolidei os meus conhecimentos sobre o tema em questão e realizei esta investigação da melhor forma. Este estudo afere que os idosos participam ativamente nas atividades que a instituição disponibiliza, tendo uma participação menor em atividades de natureza política, nas atividades socioculturais e educacionais e uma participação nula no que diz respeito a movimentos sociais e ao emprego. Contudo existem diversas limitações na participação ativa dos idosos, mas os Assistentes Sociais mostram estar aptos e disponíveis para diminuir essas limitações, seja através do diálogo ou da criação de uma comissão de residentes dos idosos.The general objective of this investigation is to give a better understanding of the participation of the elderly who are in the ERPI and how the Social Workers work this participation in their social intervention. To try to achieve this objective, I tried to find out if the elderly participate or not inside and outside the institution and how they do it; I identified what are the interventions that Social Workers make to promote the participation of the elderly; what are the perceptions and notions that Social Workers have about the participation of the elderly and I understood the reasons that lead the elderly not to participate. This investigation is relevant and pertinent, because with it it becomes possible to better understand the way Social Workers work with the participation of the elderly inside and outside ERPI and thus understand what are the best ways to do it and what should be done. Some authors such as Vieira (2017), Bordenave (1983) and Wenger (2002) understand that participation is like a learning process that is built through interaction with others,. Through participation, it is possible to achieve established objectives and assert oneself, which can be seen as a way of exercising citizenship and ensuring one's own identity. The method chosen for the collection of data fell on the accomplishment of twelve semi-structured interviews and, in parallel, I carried out a bibliographic research and, consequently, a literature review. Through this data collection, I consolidated my knowledge on the subject in question and carried out this investigation in the best possible This study assesses that the elderly actively participate in the activities that the institution provides, having a smaller participation in activities of a political nature, in sociocultural and educational activities and a null participation with regard to social movements and employment. However, there are several limitations in the active participation of the elderly, but Social Workers show that they are able and available to reduce these limitations, either through dialogue or the creation of a committee of residents of the elderly.2023-06-09T14:10:05Z2020-05-04T00:00:00Z2020-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11612porPinheiro, Paula Vanessa Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:29.059058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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