Resistências e insistências : participação e mobilização no projeto ético-político e na política de assistência social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Lizandra Inês
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188168
Resumo: O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Serviço Social tem como objetivo analisar como acontecem os processos de participação e mobilização na Política de Assistência Social, a fim de fortalecer os princípios da democracia, participação social e mobilização expressos no Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social. Para atingir tal objetivo, é fundamental articular as reflexões sobre a construção histórica da Política de Assistência Social e do projeto profissional. A relevância científica do tema está na possibilidade de provocar um diálogo aprofundado do trabalho profissional, possibilitando reconhecer como o PEP é efetivado no dia a dia profissional, apresentando importantes indicativos no que se refere ao compromisso dos/as assistentes sociais com a socialização da informação. O Trabalho é resultado de todo o processo de formação profissional, especialmente a partir da vivência do Estágio Obrigatório em Serviço Social I, II e III, realizado no CRAS Ampliado Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, RS. A metodologia é orientada pelo materialismo histórico-dialético, com abordagem qualitativa, contemplando a pesquisa bibliográfica, documental e empírica, que foi realizada através de entrevistas orientadas por roteiro semi-estruturado. O TCC está organizado em três capítulos, sendo que o primeiro trata sobre o Serviço Social, a participação popular e os processos de mobilização; o segundo discute sobre a Política de Assistência Social a partir das conquistas e resistências operadas pelos trabalhadores e usuários; e o último reflete, de forma articulada e dialética, sobre o Serviço Social, a assistência social e os processos de democratização. Esse estudo possibilita afirmar que há um compromisso profissional com os processos de mobilização, participação e democratização, que se encontram permanentemente em construção, os quais precisam ser fortalecidos a partir do compromisso profissional da socialização da informação e da dimensão político-pedagógica.
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