O ensino de aplicações informáticas B no curso de línguas e humanidades : comunicar audiovisualmente o património

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidinha, Pedro Miguel Farinha, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39458
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
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O projeto de intervenção tem por base os objetivos descritos no programa da disciplina de Aplicações Informáticas B, disciplina de opção, na unidade 3 (conceitos básicos de multimédia), tendo como ponto de partida as subunidades dos audiovisuais da unidade 4 (utilização dos sistemas multimédia). Desta forma, foram abordados os conceitos de comunicação, multimédia, storyboard, captação de vídeos/som e respetiva edição básica (importar, cortar, título, créditos e fades), através do desenvolvimento de um projeto que constou na criação de uma curta-metragem sobre uma ideia de património com recurso à técnica one-minut-film. Para tal, foram utilizadas diversas metodologias de ensino e aprendizagem, desde a expositiva e interrogativa nas aulas onde se abordaram os conceitos, ao método ativo durante o desenvolvimento das diversas fases do projeto. Considerando as dificuldades de aprendizagem dos alunos, evidenciadas durante o período de observação, relativamente aos conceitos de multimédia (integração dos diferentes media, criatividade/originalidade, ao domínio dos softwares e utilização correta da linguagem técnico-científica) foram delineadas diversas fases de um projeto, aplicando os princípios da metodologia Project Based Learning. Assim, pretendeu-se que os alunos colmatassem as dificuldades evidenciadas e desenvolvessem competências através da experimentação e partilha entre pares, facilitada pelo trabalho colaborativo. No final da implementação do projeto foram analisadas as dificuldades dos alunos em comunicar criativamente uma ideia de património com recursos audiovisuais, recorrendo aos produtos dos alunos, grelhas de avaliação (formativa e sumativa) e entrevistas (alunos e professores). Essa análise mostra ainda que os alunos atingiram os objetivos propostos através do sucesso alcançado em cada uma das fases do projeto e na boa qualidade dos produtos finais.The report elaborated within the scope of the Initiation to Professional Practice IV curricular unit of the Master's Degree in Informatics Teaching from the University of Lisbon, Institute of Education, describes the pedagogical intervention project implemented in the supervised teaching practice held at D. Dinis High School, from the school group with the same name, in two 12th year classes from the Scientific-Humanistic course of Languages and Humanities. The intervention project is based on the goals outlined in the programme of Informatics Applications B, an optional subject in unit 3 (multimedia basic concepts), taking the audio-visual subunits of unit 4 (use of multimedia systems) as its starting point. In this way, the ideas of communication, multimedia, storyboard, video/audio recording and its basic edition (import, cut, title, credits and fades) were approached through a project that consists in the production of a short film about the idea of patrimony using the one-minute film technique. Several teaching and learning methodologies have been used for this purpose, from the expositive and questioning, in the classes where the concepts were approached, to the active method, during the development of the different stages of the project. Taking into account the learning difficulties related to multimedia concepts (integration of different media, creativity/originality, software skills and proper use of technical-scientific language), evidenced during the observation period, several phases of a project were outlined, applying the principles of the Project Based Learning methodology. Thus, students were intended to overcome difficulties and develop skills through testing and peer sharing enabled by teamwork. At the end of the project's implementation, student’s difficulties to creatively communicate an idea of patrimony through audio-visual resources were evaluated considering student’s final work, assessment grids (formative and summative) and interviews (students and teachers). This assessment also demonstrates that the students accomplished the established goals through the achievement of each project phase and the good quality of the final work.Piedade, JoãoMoniz, Luís Manuel Joyce, 1945-Repositório da Universidade de LisboaVidinha, Pedro Miguel Farinha, 1987-2019-09-10T10:47:03Z20192019-06-212019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39458TID:202300129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:21.589669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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