O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Graciete Evaristo, 1973-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23961
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2016
id RCAP_499a83c190bd62927c1c978f48345417
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)Materiais audiovisuaisEstratégias de aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2016Pretende-se com o presente relatório final de prática supervisionada avaliar a compreensão audiovisual de alunos portugueses de espanhol como língua estrangeira. Com esse efeito, foi concebida uma unidade didática para o 10.º ano (nível de iniciação) cujo suporte fundamental são documentos audiovisuais autênticos e variados. A unidade didática, cujo tema é Salir con los amigos, foi aplicada durante o mês de fevereiro de 2014 na Escola Secundária da Lourinhã. Esta proposta foi elaborada a partir dos resultados obtidos em vários questionários e diagnósticos aplicados aos alunos da turma com que trabalhei. A sequência didática foi planificada para dez aulas de quarenta e cinco minutos, nas quais ainda foi contemplada a realização de várias tarefas e a avaliação global da unidade. Com esta sequência didática não se pretende desenvolver apenas a compreensão audiovisual dos alunos, mas também permitir que os mesmos tenham contacto com a realidade dos jovens espanhóis e da sua cultura em contraste com a realidade portuguesa. Além disso, pretende-se desenvolver estratégias de compreensão que permitam aos alunos afiançar a sua autonomia na compreensão de documentos audiovisuais.The main goal of this final report, based on the teacher training program, is to evaluate the audiovisual comprehension of Portuguese students learning Spanish as a foreign language. In order to do so, a variety of authentic audiovisual documents were used throughout the unit, which was prepared taking into consideration the guidelines of the Spanish Curriculum for 10th grade students at a beginners level. The unit Salir con los amigos, was applied during the month of February in 2014 at the Secondary School of Lourinhã. The results of the various questionnaires and diagnostic tests done by the students were taken into consideration while preparing the activities of this unit. The unit was planned for ten forty-five minute lessons. The final task and the global assessment were also contemplated in this plan. The objective of this unit wasn’t only to develop the audiovisual comprehension of the students, but also to allow the students to have contact with the reality of Spanish teenagers and their culture in contrast with the Portuguese reality. Furthermore, it is our intention to help students develop strategies that allow them to become more independent when it comes to the understanding of information when they have contact with audiovisual documents.Léon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaInácio, Graciete Evaristo, 1973-2016-06-07T10:43:10Z20152016-03-212015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23961TID:201161818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:12:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:10.675719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
title O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
spellingShingle O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
Inácio, Graciete Evaristo, 1973-
Materiais audiovisuais
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
title_short O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
title_full O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
title_fullStr O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
title_full_unstemmed O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
title_sort O desenvolvimento da compreensão audiovisual na aula de E/LE (nível A1)
author Inácio, Graciete Evaristo, 1973-
author_facet Inácio, Graciete Evaristo, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Léon Acosta, J., 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Graciete Evaristo, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais audiovisuais
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
topic Materiais audiovisuais
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-06-07T10:43:10Z
2016-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23961
TID:201161818
url http://hdl.handle.net/10451/23961
identifier_str_mv TID:201161818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134322759827456