Prevalência da perturbação do espectro do autismo na região Centro de Portugal: um estudo no âmbito do projeto ASDEU
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.18/7240 |
Resumo: | A prevalência da perturbação do espectro do autismo (PEA) em crianças foi estimada na região Centro de Portugal, no âmbito do projeto Autism Spectrum Disorders in the European Union (ASDEU). A metodologia de estudo baseou-se no rastreio de crianças entre os 7 e 9 anos matriculadas, no ano letivo de 2016/2017, em escolas primárias desta região. O rastreio incluiu todas as escolas com unidades de apoio especializado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento e cerca de 10% das escolas regulares, selecionadas aleatoriamente. A sinalização das crianças foi feita pelos professores com recurso a um questionário estruturado, previamente validado, após consentimento parental. O diagnóstico foi feito através de avaliação clínica e funcional direta por equipa clínica especializada. Foram rastreadas 13 690 crianças de 173 escolas. A prevalência estimada para a PEA na região Centro foi de 0,5% (IC95% 0,3-0,7). Nas escolas com unidades de apoio especializado para autismo, observou-se uma prevalência substancialmente mais elevada de 3,3% (IC95% 2,7-3,9), indicando que a maioria das crianças está a receber o apoio educativo mais indicado. A prevalência de PEA na região Centro foi comparável a outros países envolvidos no projeto ASDEU, tendo-se, no entanto, observado assimetrias regionais na Europa. |
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Prevalência da perturbação do espectro do autismo na região Centro de Portugal: um estudo no âmbito do projeto ASDEUPrevalence study of autism spectrum disorder in the região Centro of Portugal: the ASDEU projectPerturbação do Espectro do AutismoAutismoPrevalênciaPerturbações do Desenvolvimento Infantil e Saúde MentalRegião CentroPortugalA prevalência da perturbação do espectro do autismo (PEA) em crianças foi estimada na região Centro de Portugal, no âmbito do projeto Autism Spectrum Disorders in the European Union (ASDEU). A metodologia de estudo baseou-se no rastreio de crianças entre os 7 e 9 anos matriculadas, no ano letivo de 2016/2017, em escolas primárias desta região. O rastreio incluiu todas as escolas com unidades de apoio especializado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento e cerca de 10% das escolas regulares, selecionadas aleatoriamente. A sinalização das crianças foi feita pelos professores com recurso a um questionário estruturado, previamente validado, após consentimento parental. O diagnóstico foi feito através de avaliação clínica e funcional direta por equipa clínica especializada. Foram rastreadas 13 690 crianças de 173 escolas. A prevalência estimada para a PEA na região Centro foi de 0,5% (IC95% 0,3-0,7). Nas escolas com unidades de apoio especializado para autismo, observou-se uma prevalência substancialmente mais elevada de 3,3% (IC95% 2,7-3,9), indicando que a maioria das crianças está a receber o apoio educativo mais indicado. A prevalência de PEA na região Centro foi comparável a outros países envolvidos no projeto ASDEU, tendo-se, no entanto, observado assimetrias regionais na Europa.The prevalence of Autism Spectrum Disorder (ASD) was analyzed in children from the região Centro of Portugal, as part of the ‘Autism Spectrum Disorders in the European Union’ (ASDEU) project. The study methodology was based on the screening of children aged 7 to 9 in approximately 10% of primary schools, randomly selected, and including all schools with special support units for children with neurodevelopmental problems. Teachers identified children with potential ASD-related behavior using a structured questionnaire, the ‘Teacher Nomination Form’, upon parental consent. The nomination was followed by a clinical and functional evaluation by an expert clinical team for diagnosis. A total of 13 690 children from 173 participating schools were screened. The prevalence of ASD in região Centro was 0.5% (95% CI 0.3-0.7). In schools with special support units for autism, a substantially higher prevalence of 3.3% (95% CI 2.7-3.9) was observed, indicating that the majority of children with ASD were receiving the most adequate educational support. The prevalence of ASD in região Centro was comparable to other countries involved in the ASDEU project, with regional asymmetries observed across Europe.O projeto ASDEU foi financiado pelo Directorate-General of Health and Consumers of the European Union (DG-SANCO), ref.ª: SANCO/2014/C2/035.Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPRepositório Científico do Instituto Nacional de SaúdeRasga, CéliaSantos, João XavierCafé, CátiaOliveira, AlexandraDuque, FredericoNunes, AnaOliveira, GuiomarVicente, Astrid Moura2020-11-06T11:04:36Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.18/7240porBoletim Epidemiológico Observações. 2020 maio-agosto;9(27):47-510874-2928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:41:53Zoai:repositorio.insa.pt:10400.18/7240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:41:54.049309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A prevalência da perturbação do espectro do autismo (PEA) em crianças foi estimada na região Centro de Portugal, no âmbito do projeto Autism Spectrum Disorders in the European Union (ASDEU). A metodologia de estudo baseou-se no rastreio de crianças entre os 7 e 9 anos matriculadas, no ano letivo de 2016/2017, em escolas primárias desta região. O rastreio incluiu todas as escolas com unidades de apoio especializado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento e cerca de 10% das escolas regulares, selecionadas aleatoriamente. A sinalização das crianças foi feita pelos professores com recurso a um questionário estruturado, previamente validado, após consentimento parental. O diagnóstico foi feito através de avaliação clínica e funcional direta por equipa clínica especializada. Foram rastreadas 13 690 crianças de 173 escolas. A prevalência estimada para a PEA na região Centro foi de 0,5% (IC95% 0,3-0,7). Nas escolas com unidades de apoio especializado para autismo, observou-se uma prevalência substancialmente mais elevada de 3,3% (IC95% 2,7-3,9), indicando que a maioria das crianças está a receber o apoio educativo mais indicado. A prevalência de PEA na região Centro foi comparável a outros países envolvidos no projeto ASDEU, tendo-se, no entanto, observado assimetrias regionais na Europa. |
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