Modelação numérica de incidentes de tráfego rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3923 |
Resumo: | Os transportes são uma componente essencial da economia europeia, contudo, este sector é responsável pelo aumento das emissões e dos consumos de combustível de ano para ano. O aumento de fluxo de tráfego rodoviário urbano conduz ao fenómeno de congestionamento, com inúmeras consequências prejudiciais em termos de saúde, poluição e segurança. O congestionamento urbano é uma fonte de custos elevados em termos de atrasos e de aumentos do consumo de combustíveis, e além disso, também exerce sobre os transportes colectivos de passageiros uma ineficiência na sua qualidade de serviço. Os incidentes de tráfego são uma das principais causas destes congestionamentos, sendo eventos que interrompem o fluxo normal de tráfego rodoviário, como por exemplo, acidentes, estacionamentos em segunda fila, entre outros, podendo estes incidentes igualmente influenciar os modos de condução. O presente trabalho consiste numa previsão do desempenho do tráfego e respectivas emissões poluentes e consumos de combustível decorrentes da ocorrência de incidentes. O caso de estudo consistiu na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro. Além desta previsão, ainda foram estudadas alternativas para evitar estes incidentes. A metodologia utilizada foi baseada num modelo de simulação microscópica de tráfego rodoviário, designado por VISSIM, onde se efectuou as simulações de tráfego dos diversos cenários realizados. Os resultados obtidos através das simulações demonstram que os incidentes são geradores naturais de emissões e de consumos de combustível, além de criarem modos de condução mais agressivos. Por exemplo, no estudo da ocorrência de incidentes nas duas faixas de rodagem da Avenida, da hora de vazio para hora de ponta existe um acréscimo a nível de emissões e de consumo de combustível na ordem dos 35%, o que evidencia a problemática da existência de incidentes. É ainda, evidenciado neste trabalho que os incidentes próximos de vias adjacentes são mais prejudiciais do que incidentes que estejam localizados numa via sem vias adjacentes. Além disso, dependendo dos incidentes existentes nas faixas de rodagem da Avenida, as emissões e o consumo podem aumentar na ordem dos 60%. Por outro lado, as alternativas, como a Via Única para autocarros e o Sistema de Gestão de Incidentes demonstraram resultados positivos. |
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Modelação numérica de incidentes de tráfego rodoviárioEngenharia mecânicaTráfego rodoviário - Simulação numéricaGestão de tráfegoConsumo de combustíveisEmissões atmosféricasOs transportes são uma componente essencial da economia europeia, contudo, este sector é responsável pelo aumento das emissões e dos consumos de combustível de ano para ano. O aumento de fluxo de tráfego rodoviário urbano conduz ao fenómeno de congestionamento, com inúmeras consequências prejudiciais em termos de saúde, poluição e segurança. O congestionamento urbano é uma fonte de custos elevados em termos de atrasos e de aumentos do consumo de combustíveis, e além disso, também exerce sobre os transportes colectivos de passageiros uma ineficiência na sua qualidade de serviço. Os incidentes de tráfego são uma das principais causas destes congestionamentos, sendo eventos que interrompem o fluxo normal de tráfego rodoviário, como por exemplo, acidentes, estacionamentos em segunda fila, entre outros, podendo estes incidentes igualmente influenciar os modos de condução. O presente trabalho consiste numa previsão do desempenho do tráfego e respectivas emissões poluentes e consumos de combustível decorrentes da ocorrência de incidentes. O caso de estudo consistiu na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro. Além desta previsão, ainda foram estudadas alternativas para evitar estes incidentes. A metodologia utilizada foi baseada num modelo de simulação microscópica de tráfego rodoviário, designado por VISSIM, onde se efectuou as simulações de tráfego dos diversos cenários realizados. Os resultados obtidos através das simulações demonstram que os incidentes são geradores naturais de emissões e de consumos de combustível, além de criarem modos de condução mais agressivos. Por exemplo, no estudo da ocorrência de incidentes nas duas faixas de rodagem da Avenida, da hora de vazio para hora de ponta existe um acréscimo a nível de emissões e de consumo de combustível na ordem dos 35%, o que evidencia a problemática da existência de incidentes. É ainda, evidenciado neste trabalho que os incidentes próximos de vias adjacentes são mais prejudiciais do que incidentes que estejam localizados numa via sem vias adjacentes. Além disso, dependendo dos incidentes existentes nas faixas de rodagem da Avenida, as emissões e o consumo podem aumentar na ordem dos 60%. Por outro lado, as alternativas, como a Via Única para autocarros e o Sistema de Gestão de Incidentes demonstraram resultados positivos.Road transportation is an essential component of the European economy. However, this sector is responsible for the increase of emission and fuel consumption from year to year. The increase of urban road traffic flow leads to congestion, and has several harmful consequences in terms of health, pollution and safety. The urban congestion generates high costs in terms of delays and also increases fuel consumption. Furthermore it also creates inefficiency in terms of public transportation services. Traffic incidents are the main cause of congestion, and these events disrupt the normal flow of traffic, e.g. accidents, second lane parking, among others. These incidents may also influence the driving modes. This work has the main objective of analyzing traffic performance pollutant emissions and fuel consumption from the occurrence of road incidents. The case study developed was made on “Avenida Dr. Lourenço Peixinho”, in Aveiro. Beyond this prediction, some alternatives were studied to avoid these incidents. The methodology was based on a microscopic road traffic simulation model, designated VISSIM. The results obtained throughout these simulations show that incidents are generators of emissions and fuel consumption, since they generate more aggressive driving modes. For example, two lanes of the avenue, from non-peak hour to peak hour there is an increase on the level of emissions and fuel consumption of about 35%. It is evidenced in this work that incidents nearby adjacent lanes are worse in terms of fuel consumption and emissions than incidents located in a roadway without adjacent lanes. Also, depending on the occurring incidents on the lanes, there can be an increase of emissions and fuel consumption of 60%. On the other hand, the alternatives studied, as the only way to bus and Intelligent Transportation Systems showed positive results.Universidade de Aveiro2011-08-30T14:32:15Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3923porCoelho, Márcio André Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:00Zoai:ria.ua.pt:10773/3923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:00.298452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os transportes são uma componente essencial da economia europeia, contudo, este sector é responsável pelo aumento das emissões e dos consumos de combustível de ano para ano. O aumento de fluxo de tráfego rodoviário urbano conduz ao fenómeno de congestionamento, com inúmeras consequências prejudiciais em termos de saúde, poluição e segurança. O congestionamento urbano é uma fonte de custos elevados em termos de atrasos e de aumentos do consumo de combustíveis, e além disso, também exerce sobre os transportes colectivos de passageiros uma ineficiência na sua qualidade de serviço. Os incidentes de tráfego são uma das principais causas destes congestionamentos, sendo eventos que interrompem o fluxo normal de tráfego rodoviário, como por exemplo, acidentes, estacionamentos em segunda fila, entre outros, podendo estes incidentes igualmente influenciar os modos de condução. O presente trabalho consiste numa previsão do desempenho do tráfego e respectivas emissões poluentes e consumos de combustível decorrentes da ocorrência de incidentes. O caso de estudo consistiu na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro. Além desta previsão, ainda foram estudadas alternativas para evitar estes incidentes. A metodologia utilizada foi baseada num modelo de simulação microscópica de tráfego rodoviário, designado por VISSIM, onde se efectuou as simulações de tráfego dos diversos cenários realizados. Os resultados obtidos através das simulações demonstram que os incidentes são geradores naturais de emissões e de consumos de combustível, além de criarem modos de condução mais agressivos. Por exemplo, no estudo da ocorrência de incidentes nas duas faixas de rodagem da Avenida, da hora de vazio para hora de ponta existe um acréscimo a nível de emissões e de consumo de combustível na ordem dos 35%, o que evidencia a problemática da existência de incidentes. É ainda, evidenciado neste trabalho que os incidentes próximos de vias adjacentes são mais prejudiciais do que incidentes que estejam localizados numa via sem vias adjacentes. Além disso, dependendo dos incidentes existentes nas faixas de rodagem da Avenida, as emissões e o consumo podem aumentar na ordem dos 60%. Por outro lado, as alternativas, como a Via Única para autocarros e o Sistema de Gestão de Incidentes demonstraram resultados positivos. |
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