Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80319
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
id RCAP_65f3193ad0eeb46a313cde421dc63248
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridadeCreative environment in the classroom and self-evaluation of creativity: a comparative exploratory study between students and teachers of the 4º grade of schoolingAlunoEnsino público e PrivadoGéneroPerceções de criatividadeProfessorStudentPublic and private educationGenderPerceptions of creativityTeacherCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)criatividade apresenta-se como alvo de múltiplas definições, explicações e interdependências face a várias dimensões. É fundamental a todos os domínios da sociedade e uma necessidade cada vez mais premente na atualidade e para futuro. O contexto educativo deve ser privilegiado para a promoção de competências criativas e desde o início do percurso escolar. Estudos acerca de como alunos e docentes percebem criatividade ou clima criativo em sala de aula, como estas dimensões se cruzam com o género ou o tipo de ensino são então necessários. Este estudo analisou representações de clima criativo em sala de aula e autoavaliação de criatividade entre alunos do 4 ano de escolaridade, classificações de docentes sobre criatividade destes alunos e o rendimento académico, em função do género dos alunos, tipo de ensino (privado e público) e meio de inserção da escola (rural e urbano), assim como o relacionamento entre as representações dos alunos, as classificações atribuídas pelos docentes e o rendimento académico. Participaram 245 alunos de escolas públicas e privadas, inseridas em meio rural e urbano, assim como 12 professores. Os dados foram recolhidos pela Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula, (Morais et al., 2019), por listagem das perceções dos docentes e pelas classificações académicas do último período escolar do ano letivo. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas em função do género nas perceções de clima criativo e nas classificações atribuídas pelos docentes, assim como em todas as variáveis tomando o ensino privado/público. Na dicotomia meio urbano e rural, surge apenas uma diferença estatisticamente significativa. Correlações estatisticamente significativas baixas emergem entre diferentes variáveis. Os dados incentivam à estimulação da criatividade em ambos os géneros e deles podem surgir alertas face ao ensino público e ao meio rural, os quais obtêm resultados menos positivos na perceção de clima criativo em sala de aula, na perceção de criatividade pelos docentes e no rendimento académico.Creativity presents itself as the aim of multiple definitions, explanations and interdependencies in the face of various dimensions. It’s fundamental to all domains of society and is increasingly more present as a need in the current times and in the future. The educational context should be privileged towards the nurturing of creative competences, and it should occur from the beginning of the school path. Studies on how students and teachers perceive creativity or a creative environment in a classroom, how these dimensions cross with the genre or type of education, are therefore needed. This study analyzed creative environment representations in classrooms and the self-evaluation of creativity in 4º grade students, ratings of teachers bout the students creativity and academic achievement, based on the gender of the students, types of education (private and public) and social context the school (rural or urban), as well as the relationship between the students representations, the assigned classifications by the teachers and the academic results. Participants were 245 students and 12 teachers from public and private schools, inserted in rural and urban environments. The data was collected by the “Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula, (Morais et al., 2019)”, by listing the teacher 's perceptions and by the academic classifications of the last term of the school year. The results show statistically significant differences based on gender in the perception of a creative climate and in the attributed classifications by the teachers, as well as about all the variables accounting private and public education. In the urban and rural dichotomy there is only one statistically significant difference. Correlations of a low statistically significant difference emerge between several variables. The gathered data incentivizes creativity stimulation on both genders, and from them can surge signs towards the public and rural education where there were obtained less positive results in the perception of a creative climate in the classroom, concerning the perceptions of creativity by the teachers and in the academic yield.Morais, Maria de FátimaUniversidade do MinhoFerreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80319por203013573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:00.134619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
Creative environment in the classroom and self-evaluation of creativity: a comparative exploratory study between students and teachers of the 4º grade of schooling
title Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
spellingShingle Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
Ferreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves
Aluno
Ensino público e Privado
Género
Perceções de criatividade
Professor
Student
Public and private education
Gender
Perceptions of creativity
Teacher
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
title_full Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
title_fullStr Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
title_sort Clima criativo em sala de aula e autoavaliação da criatividade: estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do 4º ano de escolaridade
author Ferreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves
author_facet Ferreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima Dias Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Ensino público e Privado
Género
Perceções de criatividade
Professor
Student
Public and private education
Gender
Perceptions of creativity
Teacher
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aluno
Ensino público e Privado
Género
Perceções de criatividade
Professor
Student
Public and private education
Gender
Perceptions of creativity
Teacher
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80319
url https://hdl.handle.net/1822/80319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203013573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132830163271680