“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16037 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_6604d861d215fe19e5adfd5bda509690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidadesEducação de InfânciaCriançaParticipaçãoChildhood educationChildParticipationRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluída no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como principal objetivo apresentar, de uma forma crítica e reflexiva, os processos de intervenção educativa e de investigação desenvolvidos em contexto de jardim de infância, ao longo de aproximadamente quatro meses, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. Apresenta ainda uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de construção profissional resultante do percurso formativo vivenciado, designadamente no decurso das Práticas Profissionais Supervisionadas. No decorrer da PPS II, foi-me possível observar a existência de uma cultura de participação ativa da criança na rotina da sala. Consequentemente, estes momentos suscitaram o meu interesse em desenvolver um estudo de caso sobre a participação da criança na sala onde me encontrava a realizar o estágio. Tendo como título “Quem é o responsável do dia?” – A participação da criança numa sala de Pré-Escolar: conceções, práticas e potencialidades, o estudo realizado teve como objetivos: (i) conhecer a visão da educadora sobre ser criança; (ii) conhecer a conceção da educadora sobre a participação da criança; (iii) analisar de que forma os instrumentos de pilotagem do MEM na sala de referência potenciam a participação ativa das crianças; (iv) identificar estratégias promotoras da participação das crianças na sala de referência; (v) sinalizar e caracterizar formas de participação das crianças nas rotinas da sala de referência; (vi) analisar as potencialidades para as crianças de um ambiente educativo que fomenta a participação. Considerando os objetivos delineados, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa ou interpretativa. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente: observação direta participante e não participante, através do registo de notas de campo, inquérito por questionário com perguntas de resposta aberta e entrevistas estruturadas, as quais foram orientadas a partir de um guião elaborado especificamente para este estudo. Para o tratamento dos dados resultantes das diferentes fontes recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, tendo-se recorrido ainda à estatística descritiva, designadamente contagem de frequências, para analisar os dados resultantes das respostas fechadas à entrevista estruturada. 5 Os dados recolhidos sustentam o papel do ambiente educativo como um fator potenciador e influenciador da participação das crianças. Com efeito, os resultados revelaram que existe uma participação ativa por parte das crianças nesta organização socioeducativa e que a utilização dos instrumentos de pilotagem do MEM e a implementação dos momentos comunicativos realizados no dia a dia, podem ser uma estratégia da educadora para conseguir que as crianças exerçam o seu direito de participar. É de referir ainda que os momentos de comunicação mostraram ser potenciadores de uma participação ativa por parte das crianças.ABSTRACT This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Professional Practice II (PPS II), included in the curriculum of the Master in Pre-School Education, has as main objective to present, in a critical and reflective way, the processes of educational intervention and research developed in a kindergarten context, over approximately four months, with a group of twenty-four children aged between four and five years. It also presents a critical-reflective analysis of the professional construction process resulting from the training path experienced, namely during the Supervised Professional Practices. During the PPS II, it was possible for me to observe the existence of a culture of active participation of the child in the classroom routine. Consequently, these moments sparked my interest in developing a case study on the child's participation in the room where I was doing the internship. With the title “Who is responsible for the day?” – The child's participation in a Pre-School room: conceptions, practices and potentialities, the study carried out had the following objectives: (i) to know the educator's vision about being a child; (ii) to know the educator's conception about the child's participation; (iii) analyze how the MEM piloting instruments in the room in question enhance the active participation of children; (iv) identify strategies that promote children's participation in the reference room; (v) signaling and characterizing forms of children's participation in the routines of the reference room; (vi) analyze the potential for children of an educational environment that encourages participation. Considering the outlined objectives, a qualitative or interpretative methodological approach was chosen. Data collection involved the use of different techniques and instruments, namely: direct participant and non-participant observation, through the recording of field notes, survey by questionnaire with open-ended questions and structured interviews, which were guided from a guide prepared specifically for this study. For the treatment of the data resulting from the different sources, the technique of content analysis was used, having also resorted to descriptive statistics, namely frequency counting, to analyze the data resulting from the closed answers to the structured interview. The collected data support the role of the educational environment as a factor that enhances and influences children's participation. Indeed, the results revealed that there is an active participation on the part of the children in this socio-educational organization and that the use of the MEM piloting instruments and the implementation of the communicative moments carried out in the day to day, can be a strategy of the educator to get that the children exercise their right to participate. It should also be noted that the moments of communication proved to be enablers of an active participation on the part of the children.Friães, RitaRCIPLCosta, Inês Sofia Reis2023-05-16T09:18:40Z2023-04-052023-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16037TID:203273893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:38.738008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
title |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
spellingShingle |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades Costa, Inês Sofia Reis Educação de Infância Criança Participação Childhood education Child Participation |
title_short |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
title_full |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
title_fullStr |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
title_full_unstemmed |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
title_sort |
“Quem é o responsável do dia?” - A participação da criança numa sala de pré-escolar: conceções, práticas e pontencialidades |
author |
Costa, Inês Sofia Reis |
author_facet |
Costa, Inês Sofia Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Friães, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Inês Sofia Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Infância Criança Participação Childhood education Child Participation |
topic |
Educação de Infância Criança Participação Childhood education Child Participation |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-16T09:18:40Z 2023-04-05 2023-04-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16037 TID:203273893 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16037 |
identifier_str_mv |
TID:203273893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133508659052544 |