Relatório final [do projeto] "Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44021 |
Resumo: | O projeto de investigação “Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais”, sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS, Universidade do Minho, Portugal), foi desenvolvido em parceria com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, Portugal), o Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI, Portugal) e o Centro de Estudos Africanos (CEA, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique). O projeto contou com a colaboração de investigadores dos diversos países de língua oficial portuguesa. O nosso objetivo consistiu em dar continuidade e aprofundar algumas linhas de investigação transversais às que foram desenvolvidas previamente por diversos membros da equipa sobre narrativas identitárias, memória social e comunicação intercultural. Do ponto de vista conceptual, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um modelo teórico integrativo sobre o significado das identidades transnacionais, tendo a Lusofonia como estudo de caso. Mais concretamente, o projeto teve como objetivo geral examinar as formas como as identidades ‘lusófonas’ são (re)construídas no ciberespaço e na comunicação interpessoal quotidiana entre falantes de língua portuguesa. A globalização, nomeadamente no que diz respeito aos avanços das tecnologias da informação e comunicação e à intensificação dos fluxos migratórios, tem um papel central neste estudo, que procura identificar: os vários significados da lusofonia; como estes significados são moldados pelas diversas pertenças sociais (em termos de nacionalidade, etnicidade, género, geração, etc.); e como influenciam e são influenciadas pela experiência de diáspora. A grande dispersão geográfica do espaço ‘lusófono’ tem dificultado a realização de estudos sistemáticos sobre a forma como esta ‘comunidade imaginada’ se define e é definida, tendo como ponto de ancoragem as diferentes ‘comunidades nacionais’ que a compõem. Estudar os significados da ‘lusofonia’ afigura-se assim como uma oportunidade de ‘dar voz’ a grupos tradicionalmente silenciados e auscultar as várias ‘versões’ da história que liga estes diferentes países. Resumindo, este projeto teve como objetivo principal perceber e discutir as representações sociais que enformam o quotidiano das pessoas que vivem e se cruzam em diversos contextos lusófonos e as suas narrativas. |
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