Impacto do Word-of-Mouth Eletrónico na Comunidade de Marca Online da NOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24399 |
Resumo: | Assistimos a um volte-face no que concerne à propagação de conteúdo respeitante a uma marca. Passamos da partilha de opiniões e avaliações, entre consumidores, em contexto real, para os comentários, gostos e partilhas, em contexto digital. Neste ambiente ocorre a troca de informações e de experiências, acerca de produtos e serviços, o chamado word-of-mouth eletrónico. O estudo em causa tem como objetivo testar o impacto que o word-of-mouth eletrónico vai ter na comunidade de marca online do grupo de comunicações da NOS. Neste sentido, para dar resposta aos objetivos propostos, procedeu-se a uma análise netnográfica da comunidade supramencionada, cujo objeto de estudo são as publicações da NOS e 1166 comentários de consumidores. O estudo organiza-se em duas fases distintas: a primeira na categorização por temas das publicações, de forma a identificar a categoria mais popular e que gera mais interação entre marca-consumidor e a segunda fase, através da recolha dos comentários, em detetar as falhas do serviço da NOS e, consequentemente, se a recuperação do serviço é satisfatória, ao ponto de restabelecer a satisfação do consumidor. Os resultados indicam que existe dinâmica e diversidade em termos de conteúdo publicado, bem como um elevado grau de interação entre marca e consumidores. Quanto às falhas do serviço, a que mais sobressaiu foi o desempenho e qualidade da internet. No que remete à recuperação do serviço, este revela-se pouco eficiente, tendo em conta a demora no processo. Conclui-se que estamos perante um caso de eWOM negativo, o que, consequentemente, acarreta repercussões negativas, quanto à imagem que a respetiva comunidade de marca transmite. Nesta medida, confirma-se o impacto que o eWOM tem na comunidade de marca online da NOS. |
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Impacto do Word-of-Mouth Eletrónico na Comunidade de Marca Online da NOSComunidades de marca OnlineFacebookWord-of-Mouth EletrónicoNOSReclamaçõesServiçosSatisfação do consumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAssistimos a um volte-face no que concerne à propagação de conteúdo respeitante a uma marca. Passamos da partilha de opiniões e avaliações, entre consumidores, em contexto real, para os comentários, gostos e partilhas, em contexto digital. Neste ambiente ocorre a troca de informações e de experiências, acerca de produtos e serviços, o chamado word-of-mouth eletrónico. O estudo em causa tem como objetivo testar o impacto que o word-of-mouth eletrónico vai ter na comunidade de marca online do grupo de comunicações da NOS. Neste sentido, para dar resposta aos objetivos propostos, procedeu-se a uma análise netnográfica da comunidade supramencionada, cujo objeto de estudo são as publicações da NOS e 1166 comentários de consumidores. O estudo organiza-se em duas fases distintas: a primeira na categorização por temas das publicações, de forma a identificar a categoria mais popular e que gera mais interação entre marca-consumidor e a segunda fase, através da recolha dos comentários, em detetar as falhas do serviço da NOS e, consequentemente, se a recuperação do serviço é satisfatória, ao ponto de restabelecer a satisfação do consumidor. Os resultados indicam que existe dinâmica e diversidade em termos de conteúdo publicado, bem como um elevado grau de interação entre marca e consumidores. Quanto às falhas do serviço, a que mais sobressaiu foi o desempenho e qualidade da internet. No que remete à recuperação do serviço, este revela-se pouco eficiente, tendo em conta a demora no processo. Conclui-se que estamos perante um caso de eWOM negativo, o que, consequentemente, acarreta repercussões negativas, quanto à imagem que a respetiva comunidade de marca transmite. Nesta medida, confirma-se o impacto que o eWOM tem na comunidade de marca online da NOS.We observed a turnaround regarding the spread of content related to a brand. We have switched from a share of opinions and evaluations, between consumers, in a real context, to comments, likes and shares, in a digital context. On this environment, there is an exchange of information and experiences, about products and services, the so-called electronic word-of-mouth. The premise of this study is to understand the impact that the electronic word-of-mouth will have on NOS’s group of communications online brand community. In this regard, to give an answer to the proposed goals, a netnographic analisys of the abovementioned community was made, where study object were the posts from NOS and 1166 comments from consumers. The study is organized in two distinct fases: the first one consists in categorizing the posts by subjects, in order to identify the most popular category and which one triggers more interaction between the brand and the consumer; the second fase, through the gathering of comments, consists in detecting the service failures of NOS, consequently, if the service recovery is satisfying, so that the customer satisfaction is reestablished. The results indicate that there is dynamic and diversity in terms of published content and a significant interaction level between the brand and consumers. According to the service failures, the one that stands out was the performance and quality of the internet and the service recovery it reveals not very efficient, since the process is to slow. To sum it up, we are facing a case of negative eWOM which, in consequence, has negative side effects, concerning the image that the respective brand community transmits. Thus, we can confirm the impact that the eWOM has on the online NOS brand community.Soares, RaquelRepositório ComumCastelo Branco, Filipa Taborda Morales2018-10-19T14:48:06Z2018-09-242018-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24399TID:201986213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:09.842370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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