O que caracteriza os Portugueses nas comunidades online em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/357 |
Resumo: | As comunidades online são uma realidade incontornável, fazem parte da vida das pessoas. Estar numa comunidade significa satisfazer um conjunto de necessidades sociais que levam os indivíduos a permanecer nessa comunidade e a estabelecer redes sociais. Cada cultura desenvolve processos que levam os indivíduos a estarem e a relacionarem-se em agremiações que partilham interesses em comum. Foi objectivo deste estudo compreender a realidade das comunidades em Portugal. Para o efeito foi operacionalizada uma investigação com uma amostra de 1028 sujeitos que estão e participam em comunidades online. Os resultados sugerem que as pessoas estão ligadas aos grupos nas comunidades onde se inserem, satisfazendo essencialmente necessidades lúdicas, revelando também uma tendência para a difusão de informação. O nosso estudo demonstra que existe uma baixa taxa de identificação e participação dos indivíduos na comunidade online. O mesmo se diga relativamente ao chamado “compromisso” dos indivíduos com a mesma. Saliente-se ainda que a presença do grupo de referência é importante para os indivíduos se inserirem numa comunidade. Finalmente, através da análise das variáveis Word-of-Mouth e Participação activa na comunidade online, foi possível identificar grupos de intervenientes com características semelhantes, a saber: os Contidos e os Difusores (através da variável Word-of-Mouth); os Neutros, os Lurkers e os Activos (mediante a análise da variável Participação activa na comunidade online). |
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O que caracteriza os Portugueses nas comunidades online em Portugalcomunidades onlinecomportamento do consumidorsatisfaçãofidelizaçãoword-of-mouthonline communitiesconsumer behaviorsatisfactionloyaltyword-of-mouthAs comunidades online são uma realidade incontornável, fazem parte da vida das pessoas. Estar numa comunidade significa satisfazer um conjunto de necessidades sociais que levam os indivíduos a permanecer nessa comunidade e a estabelecer redes sociais. Cada cultura desenvolve processos que levam os indivíduos a estarem e a relacionarem-se em agremiações que partilham interesses em comum. Foi objectivo deste estudo compreender a realidade das comunidades em Portugal. Para o efeito foi operacionalizada uma investigação com uma amostra de 1028 sujeitos que estão e participam em comunidades online. Os resultados sugerem que as pessoas estão ligadas aos grupos nas comunidades onde se inserem, satisfazendo essencialmente necessidades lúdicas, revelando também uma tendência para a difusão de informação. O nosso estudo demonstra que existe uma baixa taxa de identificação e participação dos indivíduos na comunidade online. O mesmo se diga relativamente ao chamado “compromisso” dos indivíduos com a mesma. Saliente-se ainda que a presença do grupo de referência é importante para os indivíduos se inserirem numa comunidade. Finalmente, através da análise das variáveis Word-of-Mouth e Participação activa na comunidade online, foi possível identificar grupos de intervenientes com características semelhantes, a saber: os Contidos e os Difusores (através da variável Word-of-Mouth); os Neutros, os Lurkers e os Activos (mediante a análise da variável Participação activa na comunidade online).Online communities pay an important role in society and are part of people's lives. To be part of an online community means to fulfil a set of needs, which leads people to remain in communities and to establish social networks. Every culture develops the processes that lead people to be and relate in communities. The purpose of this study was to understand the reality of the communities in Portugal. To this end, an investigation was carried on with a sample of 1028 subjects who belong to communities and participate in them. The results prove that people are attached to their group in communities, where their entertainment and hedonic needs are pleased, and also where they tend to disseminate information. Community identification and participation, as well as community commitment, all have low results. However, the presence of the reference group is important for the individuals to be part of he communities. We finally found various types of people who are in communities by Word-of-Mouth (passives and actives) and by active participation in them (the neutral, the Lurkers and the actives).Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2013-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/357oai:revues.org:cp/357porurn:doi:10.4000/cp.357http://journals.openedition.org/cp/357Guerreiro, SaraPereira, Francisco Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:43Zoai:revues.org:cp/357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:32.302860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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