Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vânia Filipa Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2589
Resumo: Na sociedade atual a Geografia e as Tecnologias de Informação e Comunicação assumem, desde as idades de pré-escolar, um papel muito relevante. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estas duas componentes podem ser trabalhadas em idades muito precoces, nomeadamente entre os 3 e os 5 anos de idade. Deste modo, é possível desenvolver aprendizagens significativas para as crianças de uma forma lúdica e promover a interdisciplinaridade. No contexto das Tecnologias, a Realidade Aumentada é uma tecnologia pioneira em Portugal, em contextos de educação, todavia pode ser uma boa ferramenta a ser aplicada numa sala de Educação Pré-Escolar, pelo facto de proporcionar momentos de descoberta e de aprendizagens de uma forma lúdica às crianças aumentando a sua motivação para a aprendizagem
id RCAP_6628c84b7ca61b3b3d73b11679747080
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanosEducação pré-escolarGeografiaOceanosNa sociedade atual a Geografia e as Tecnologias de Informação e Comunicação assumem, desde as idades de pré-escolar, um papel muito relevante. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estas duas componentes podem ser trabalhadas em idades muito precoces, nomeadamente entre os 3 e os 5 anos de idade. Deste modo, é possível desenvolver aprendizagens significativas para as crianças de uma forma lúdica e promover a interdisciplinaridade. No contexto das Tecnologias, a Realidade Aumentada é uma tecnologia pioneira em Portugal, em contextos de educação, todavia pode ser uma boa ferramenta a ser aplicada numa sala de Educação Pré-Escolar, pelo facto de proporcionar momentos de descoberta e de aprendizagens de uma forma lúdica às crianças aumentando a sua motivação para a aprendizagemIn today's society, Geography and Information and Communication Technologies play a very important role since the pre-school ages. Despite what people think, these two components can be worked with children between the ages of 3 and 5. This i tis possible to develop meaningful learning for children in a playful way and promote interdisciplinarity. In the context of Geographic Technologies, Augmented Reality is a pioneering education technology in Portugal, but it can be a good tool to be applied in a pre-school classroom, because it provides moments of discovery and provides learning in a playful way to children improving their motivation for learn2018-04-16T10:56:44Z2018-04-06T00:00:00Z2018-04-062018-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2589TID:201897709porSousa, Vânia Filipa Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:09Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:22.182956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
title Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
spellingShingle Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
Sousa, Vânia Filipa Moreira
Educação pré-escolar
Geografia
Oceanos
title_short Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
title_full Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
title_fullStr Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
title_full_unstemmed Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
title_sort Realidade aumentada como promotor de aprendizagens na educação pré-escolar: uma viagem pelos oceanos
author Sousa, Vânia Filipa Moreira
author_facet Sousa, Vânia Filipa Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vânia Filipa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Geografia
Oceanos
topic Educação pré-escolar
Geografia
Oceanos
description Na sociedade atual a Geografia e as Tecnologias de Informação e Comunicação assumem, desde as idades de pré-escolar, um papel muito relevante. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estas duas componentes podem ser trabalhadas em idades muito precoces, nomeadamente entre os 3 e os 5 anos de idade. Deste modo, é possível desenvolver aprendizagens significativas para as crianças de uma forma lúdica e promover a interdisciplinaridade. No contexto das Tecnologias, a Realidade Aumentada é uma tecnologia pioneira em Portugal, em contextos de educação, todavia pode ser uma boa ferramenta a ser aplicada numa sala de Educação Pré-Escolar, pelo facto de proporcionar momentos de descoberta e de aprendizagens de uma forma lúdica às crianças aumentando a sua motivação para a aprendizagem
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16T10:56:44Z
2018-04-06T00:00:00Z
2018-04-06
2018-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2589
TID:201897709
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2589
identifier_str_mv TID:201897709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628663996416