Riefenstahl e Oliveira: do inferno das imagens às imagens do degredo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovai, Mauro Luiz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/358
Resumo: O intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como “objetos” de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o “universo artificial”, visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea.
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