Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tatiana Fortes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7345
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão
id RCAP_6630ad1e3f652074f7c8e839f4172fdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizaçõesGestãoEstratégias de marketing - EndomarketingSíndrome de BurnoutPsicologia das organizações - Comportamento organizacionalDissertação de mestrado em GestãoExame público realizado a 5 de janeiro de 2024, 14hA síndrome de burnout é o resultado do estresse crônico no trabalho e inclui exaustão emocional, alienação de relacionamento e diminuição da sensação de realização pessoal. Como o ambiente de trabalho está em constante mudança, os gestores precisam entender os profissionais que atuam em suas organizações, mensurar o clima organizacional escolhendo estratégias de endomarketing para identificar e reduzir a ocorrência de síndromes. O presente trabalho tem como objetivo, apresentar a importância do endomarketing para reduzir os casos de funcionários afetados pela síndrome de burnout. Objetiva ainda, levantar informações a respeito da prevalência desta síndrome, fazendo a relação do quadro encontrado no Brasil em comparação ao quadro encontrado em Portugal, demonstrando os fatores de risco e as consequências que traz para o indivíduo e para a organização. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa e descritiva, em um estudo quantitativo, tendo os dados coletados por meio das escalas ECO (Escala de Clima Organizacional) e ECB (Escala de Caracterização do Burnout), além de inquérito sociodemográfico. Os resultados demonstram a importância de considerar as percepções dos funcionários sobre o clima organizacional para promover um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo. As conclusões obtidas podem servir de base para a tomada de decisões por parte dos gestores, buscando melhorias que impactem positivamente o bem-estar e a eficiência dos colaboradores. Contudo, é válido ressaltar que a pesquisa teve uma amostra limitada e que estudos futuros mais abrangentes seriam recomendados para confirmar e aprofundar essas conclusões.Burnout syndrome is the result of chronic work stress and includes emotional exhaustion, relationship alienation, and a diminished sense of personal accomplishment. As the work environment is constantly changing, managers need to understand the professionals who work in their organizations, measure the organizational climate by choosing internal marketing strategies to identify and reduce the occurrence of syndromes. The present work aims to present the importance of internal marketing to reduce cases of employees affected by burnout syndrome. It also aims to gather information about the prevalence of this syndrome, relating the situation found in Brazil compared to the situation found in Portugal, demonstrating the risk factors and the consequences that it brings to the individual and to the organization. It is characterized as an explanatory and descriptive research, in a quantitative study, with data collected through the ECO (Organizational Climate Scale) and ECB (Burnout Characterization Scale) scales, in addition to a sociodemographic survey. The results demonstrate the importance of considering employees' perceptions of the organizational climate to promote a more satisfying and productive work environment. The conclusions obtained can serve as a basis for decision-making by managers, seeking improvements that positively impact the well-being and efficiency of employees. However, it is worth mentioning that the research had a limited sample and that future, more comprehensive studies would be recommended to confirm and deepen these conclusions.2024-02-21T13:06:58Z2024-02-212023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7345http://hdl.handle.net/11067/7345TID:203533020porSouza, Tatiana Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T01:30:47Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:43.553641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
title Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
spellingShingle Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
Souza, Tatiana Fortes de
Gestão
Estratégias de marketing - Endomarketing
Síndrome de Burnout
Psicologia das organizações - Comportamento organizacional
title_short Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
title_full Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
title_fullStr Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
title_full_unstemmed Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
title_sort Endomarketing como ferramenta de redução do Burnout nas organizações
author Souza, Tatiana Fortes de
author_facet Souza, Tatiana Fortes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tatiana Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Estratégias de marketing - Endomarketing
Síndrome de Burnout
Psicologia das organizações - Comportamento organizacional
topic Gestão
Estratégias de marketing - Endomarketing
Síndrome de Burnout
Psicologia das organizações - Comportamento organizacional
description Dissertação de mestrado em Gestão
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-21T13:06:58Z
2024-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7345
http://hdl.handle.net/11067/7345
TID:203533020
url http://hdl.handle.net/11067/7345
identifier_str_mv TID:203533020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137757912629248