RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Hugo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Mariana, Pinto, António, Silva, Diogo, Figueiredo, Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.27433
Resumo: Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos.  Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos.  Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes.
id RCAP_663947ba7aa43220324d72ff9872a303
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19Resumos de CongressoIntrodução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos.  Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos.  Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27433por0871-6099Conceição, HugoFernandes, MarianaPinto, AntónioSilva, DiogoFigueiredo, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:06.503403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Conceição, Hugo
Resumos de Congresso
title_short RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_sort RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
author Conceição, Hugo
author_facet Conceição, Hugo
Fernandes, Mariana
Pinto, António
Silva, Diogo
Figueiredo, Arnaldo
author_role author
author2 Fernandes, Mariana
Pinto, António
Silva, Diogo
Figueiredo, Arnaldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Hugo
Fernandes, Mariana
Pinto, António
Silva, Diogo
Figueiredo, Arnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Resumos de Congresso
topic Resumos de Congresso
description Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos.  Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos.  Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25751/rspa.27433
url https://doi.org/10.25751/rspa.27433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-6099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130757492375552