RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25751/rspa.27433 |
Resumo: | Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos. Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos. Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes. |
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RP-5 PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA POR EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO REMOTAS OU PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19Resumos de CongressoIntrodução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos. Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos. Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27433por0871-6099Conceição, HugoFernandes, MarianaPinto, AntónioSilva, DiogoFigueiredo, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:06.503403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: A pandemia de COVID-19 impactou fortemente as escolas médicas e os cursos de Medicina, obrigando a uma transição abrupta para modalidades de ensino e de avaliação remotas, num processo com escasso tempo de preparação. Este estudo focou-se na avaliação das preferências dos estudantes pelas características específicas das experiências de ensino-aprendizagem e de avaliação, em função da modalidade de ensino adotada, presencial ou remota, e explorar a existência de possíveis diferenças na perceção dos respondentes em função de variáveis pessoais. Métodos: Todos os estudantes matriculados no ano letivo 2020-21 do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foram convidados a responder a um questionário em maio de 2021. Realizou-se uma análise descritiva das variáveis e comparação entre grupos. Resultados: Obtiveram-se 596 respostas. Globalmente, foi clara a preferência dos estudantes pelo ensino presencial. No entanto, esta preferência mostrou-se dependente de diferentes características avaliadas, como, por exemplo, a tipologia de aulas. Variáveis como o sexo e o ano curricular indicaram diferenças significativas para aspetos de gestão de rotinas e de tempo de estudo, interesse e motivação para a frequência e intervenção nas aulas, aulas síncronas e clareza da exposição dos conteúdos. Conclusão: Este estudo evidencia uma preferência global dos estudantes de medicina de uma faculdade portuguesa pelas experiências de ensino e avaliação presenciais. Há, no entanto, uma influência decisiva do contexto de ensino e da tipologia de aulas nas perceções dos estudantes. |
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