A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Maria Sara Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9276
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_664a531d09f95833d2f3824104af775c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do SousaDançaImprovisaçãoEnsino vocacionalVersatilidadeContact improvisationDanceImprovisationVocational schoolVersatilityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaEntre os anos 60 e 70 notou-se uma quebra com os conceitos tradicionais da dança e as suas formas e imagens pré-concebidas, que resultou numa maior consciencialização do próprio corpo, da sua energia e do ambiente que o rodeia. Cresceu a importância da improvisação e da simbiose com o parceiro. Este movimento foi chamado de Contact Improvisation. Desde então a importância da prática regular do Contact Improvisation tem sido estudada no âmbito da formação de novos bailarinos. O objetivo principal deste estudo foi provar que a prática regular do Contact Improvisation promove a otimização dos aspetos necessários para a formação de bailarinos versáteis. De maneira a cumprir o objetivo principal analisou-se o impacto desta prática em alunos do ensino articulado no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, nomeadamente na dinâmica de grupo, autoconfiança, hétero confiança, cooperação e evolução técnica. Para isso reuniram-se 4 alunos do 4º ano, 3 alunos do 5º ano e 1 aluno do 6º ano que perfizeram um total de 9 alunos, 8 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com base nas metodologias de investigação-ação e com apoio em tabelas de observação, questionários de avaliação e registo audiovisual foi elaborado um perfil de cada aluno e analisados os pontos fortes e mais fracos da amostra. Esta análise serviu para elaborar os planos de aula com vista a melhorar o desempenho dos alunos através de exercícios de Contact Improvisation. Os resultados da aplicação dos planos de aula mostraram que todos os alunos percecionaram evolução técnica, melhoria na sua autoconfiança e confiança nos colegas e também um aumento na sua motivação enquanto bailarinos. Concluiu-se que a inclusão da prática regular do Contact Improvisation no currículo do ensino artístico é um fator importante na formação de bailarinos mais versáteis, capazes, ágeis e conhecedores.ABSTRACT - The 60s and 70s showed a mind shift that led to an abandonment of traditional dance preconceptions, form and concepts. As a consequence, self-awareness about the body, its energy and the space sorrounding it, arouse. This movement was called Contact Improvisation. Since then the impact of Contact Improvisation regular practice in the education of new dancers has been a study topic. This study's main objective was to prove that practicing Contact Improvisation regularly promotes the optimization of all the aspects that work towards forming versatile new dancers. To achieve this main objective, the impact of Contact Improvisation regular practice was studied on vocational school students currently enrolled at Conservatório de Dança do Vale do Sousa, particularly its impact on group dynamics, self-confidence, confidence in peers, cooperation and technical improvement. The data set was composed by 4 4th grade students, 3 5th grade students and 1 6th grade student making a total of 9 students, 8 girls and 1 boy. Each student's individual profile was developed using action-research methodologies supported by observation tables, evaluation questionnaires and audiovisual recordings ultimately arriving at the sample's strong and weaker points. With those, a plan was drawn aiming to improve student performance using Contact Improvisation. The implementation of the course plan resulted in all students perceiving technical improvement, an increase in self-confidence and confidence in their peers as well as finding higher motivation in their activities as dancers. It was proved that including the regular practice of Contact Improvisation in artistic schools' programs is a deciding factor in shaping versatile, capable, agile and educated new dancers.Silva, Madalena XavierRCIPLBernardo, Maria Sara Alves2019-01-07T15:26:16Z2018-11-282018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9276TID:202059022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:52.781903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
title A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
spellingShingle A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
Bernardo, Maria Sara Alves
Dança
Improvisação
Ensino vocacional
Versatilidade
Contact improvisation
Dance
Improvisation
Vocational school
Versatility
title_short A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
title_full A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
title_fullStr A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
title_full_unstemmed A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
title_sort A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa
author Bernardo, Maria Sara Alves
author_facet Bernardo, Maria Sara Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Madalena Xavier
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Maria Sara Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Improvisação
Ensino vocacional
Versatilidade
Contact improvisation
Dance
Improvisation
Vocational school
Versatility
topic Dança
Improvisação
Ensino vocacional
Versatilidade
Contact improvisation
Dance
Improvisation
Vocational school
Versatility
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
2018-11-28T00:00:00Z
2019-01-07T15:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9276
TID:202059022
url http://hdl.handle.net/10400.21/9276
identifier_str_mv TID:202059022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551504912941056