O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo Costa, Margarida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16579
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_700a946502fd73b8be5df1b9b343a193
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaTécnicas de dança contemporâneaRepertórioVersatilidade InterpretativaImprovisaçãoContemporary dance techniquesRepertoireInterpretative versatilityImprovisationRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaDe acordo com o panorama artístico da dança contemporânea nacional e internacional a versatilidade interpretativa é uma das competências performativas de maior relevância, deste modo, as companhias de dança e os projetos independentes procuram cada vez mais intérpretes-criativos disponíveis a propor respostas através da improvisação. As aulas de Técnicas de Dança Contemporânea objetivam formar intérpretes versáteis, aptos a responder criativamente a propostas diversificadas, no entanto, nem sempre existe a oportunidade de abordar linguagens e estilos coreográficos além dos que as escolas implementam nos programas curriculares. Este estudo propõe recorrer a elementos de repertório como forma de consolidar a versatilidade interpretativa na Disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea no contexto do Ensino Artístico Especializado. Desenhado para uma turma de 5º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo 2021/2022, a escolha recaiu sobre a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha como escola cooperante para a implementação do projeto do qual resultou esta investigação. A presente investigação tem como base os princípios da Investigação-Ação, mais especificamente da Practice-led Research a qual permitiu criar e procurar respostas para as questões que nos guiaram no sentido dos objetivos gerais delineados. Projetada para a Geração Z, esta investigação incluiu a aprendizagem de dois excertos de repertório, o primeiro através a transmissão de movimento e o segundo a partir de uma gravação, utilizando o telemóvel como ferramenta de aprendizagem.ABSTRACT - According to the artistic panorama of national and international contemporary dance, interpretative versatility is one of the most important performance skills, so dance companies and independent projects are increasingly looking for creative performers available to propose answers through improvisation. Contemporary Dance Techniques classes aim to train versatile performers, able to respond creatively to diverse proposals, however, there is not always the opportunity to approach choreographic languages and styles beyond those that schools implement in their curricula. This study proposes to use elements of repertoire as a way to consolidate interpretative versatility in the discipline of Contemporary Dance Techniques in the context of Specialized Artistic Education. Designed for a 5th year class of the Basic Dance Course, in the 2021/2022 school year, the choice fell on the Dance Vocational School of Caldas da Rainha as a cooperating school for the implementation of the project that resulted in this research. This research is based on the principles of Action-Research, more specifically Practice-led Research which allowed us to create and seek answers to the questions that guided us towards the general objectives outlined. Designed for Generation Z, this research included the learning of two repertoire excerpts, the first through the transmission of movement and the second from a recording, using the cell phone as a learning tool.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaVitor, GarciaRCIPLBelo Costa, Margarida2023-10-25T10:24:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16579TID:203381351porBelo Costa, M. (2022). O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T02:15:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:16.603811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
spellingShingle O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Belo Costa, Margarida
Técnicas de dança contemporânea
Repertório
Versatilidade Interpretativa
Improvisação
Contemporary dance techniques
Repertoire
Interpretative versatility
Improvisation
title_short O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_fullStr O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full_unstemmed O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_sort O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança: aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
author Belo Costa, Margarida
author_facet Belo Costa, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitor, Garcia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo Costa, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de dança contemporânea
Repertório
Versatilidade Interpretativa
Improvisação
Contemporary dance techniques
Repertoire
Interpretative versatility
Improvisation
topic Técnicas de dança contemporânea
Repertório
Versatilidade Interpretativa
Improvisação
Contemporary dance techniques
Repertoire
Interpretative versatility
Improvisation
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-10-25T10:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16579
TID:203381351
url http://hdl.handle.net/10400.21/16579
identifier_str_mv TID:203381351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Belo Costa, M. (2022). O desenvolvimento da versatilidade interpretativa na disciplina de Técnicas de Dança Contemporânea com recurso a elementos de repertório como meio de consolidação na formação em dança aplicado ao 5º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134144669679616