Avaliação da aptidão física: o efeito da ordem da aplicação dos exercícios em jovens do sexo feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3193 |
Resumo: | Introdução: Recentemente têm sido realizados diversos estudos com o objectivo de melhor se conhecerem as adaptações induzidas pelo exercício físico; alguns desses estudos debruçam-se sobre qual a melhor ordenação de exercícios para optimização das diferentes capacidades motoras, relativas a um ou mais gestos técnicos utilizados em diferentes modalidades desportivas. Objectivo: O presente estudo visa perceber se existe alguma influência na ordem da aplicação dos exercícios de condição física e respectiva optimização. Métodos: A amostra foi constituída por 19 alunas de 2 turmas do 12º ano, com faixa etária entre os 16 e 17 anos (16.12±1.34 anos), estando dividida em 10 alunas (Grupo 1) e 9 alunas (Grupo 2), das suas respectivas turmas. O trabalho com os grupos foi realizado durante 8 semanas, com duas sessões semanais (respectivas aulas). O método consistiu em aplicar em todas as aulas, um conjunto de exercícios de condição física, sendo que estes eram aplicados no inicio da aula (Grupo 1) e no final da aula (Grupo 2). A avaliação da Aptidão Física foi realizada através da bateria de testes do FITNESSGRAM® nas seguintes provas: teste da milha, teste dos abdominais, teste da extensão dos membros superiores, teste “senta e alcança” e o teste de extensão do tronco. Foram ainda usados os testes de Sprint de 30 metros e o teste de impulsão horizontal com pés unidos. O peso e altura das alunas foram também registados e analisados. Resultados: Os resultados finais evidenciaram que, apesar de não se registarem diferenças entre grupos nas componentes de flexibilidade e cardiorrespiratória, nesta última os dois grupos evidenciaram uma diminuição dos tempos de realização da prova. Nas componentes de aptidão muscular existiram diferenças significativas em ambos os grupos (abdominais); contudo, no grupo 1, estes valores são mais significativos nas extensões de braços e na corrida de velocidade. No grupo 2, houve ganhos significativos no salto horizontal, embora nestes não existam diferenças entre grupos nos dois momentos de avaliação. Relativamente à aptidão muscular (força e velocidade) ocorreram algumas diferenças em função do momento de aplicação do programa de treino. Conclusão: Os resultados parecem indicar que, no que se refere à melhoria da capacidade cardiorrespiratória, esta não parece ser influenciada pela ordem com que o programa de treino é aplicado. Parece existir uma tendência para a melhoria significativa de desempenho da aplicação do programa de treino no final da sessão quando nas componentes avaliadas predomina a resistência muscular, enquanto em gestos mais explosivos, apesar dos dados não serem totalmente conclusivos, parecem existir vantagens da aplicação do programa de condição física no início da sessão. |
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Avaliação da aptidão física: o efeito da ordem da aplicação dos exercícios em jovens do sexo femininoDesporto - Aptidão físicaDesporto - Mulheres jovens - Condição físicaDesporto - Mulheres jovens - Condição física - AvaliaçãoAptidão física - Avaliação - FitnessgramIntrodução: Recentemente têm sido realizados diversos estudos com o objectivo de melhor se conhecerem as adaptações induzidas pelo exercício físico; alguns desses estudos debruçam-se sobre qual a melhor ordenação de exercícios para optimização das diferentes capacidades motoras, relativas a um ou mais gestos técnicos utilizados em diferentes modalidades desportivas. Objectivo: O presente estudo visa perceber se existe alguma influência na ordem da aplicação dos exercícios de condição física e respectiva optimização. Métodos: A amostra foi constituída por 19 alunas de 2 turmas do 12º ano, com faixa etária entre os 16 e 17 anos (16.12±1.34 anos), estando dividida em 10 alunas (Grupo 1) e 9 alunas (Grupo 2), das suas respectivas turmas. O trabalho com os grupos foi realizado durante 8 semanas, com duas sessões semanais (respectivas aulas). O método consistiu em aplicar em todas as aulas, um conjunto de exercícios de condição física, sendo que estes eram aplicados no inicio da aula (Grupo 1) e no final da aula (Grupo 2). A avaliação da Aptidão Física foi realizada através da bateria de testes do FITNESSGRAM® nas seguintes provas: teste da milha, teste dos abdominais, teste da extensão dos membros superiores, teste “senta e alcança” e o teste de extensão do tronco. Foram ainda usados os testes de Sprint de 30 metros e o teste de impulsão horizontal com pés unidos. O peso e altura das alunas foram também registados e analisados. Resultados: Os resultados finais evidenciaram que, apesar de não se registarem diferenças entre grupos nas componentes de flexibilidade e cardiorrespiratória, nesta última os dois grupos evidenciaram uma diminuição dos tempos de realização da prova. Nas componentes de aptidão muscular existiram diferenças significativas em ambos os grupos (abdominais); contudo, no grupo 1, estes valores são mais significativos nas extensões de braços e na corrida de velocidade. No grupo 2, houve ganhos significativos no salto horizontal, embora nestes não existam diferenças entre grupos nos dois momentos de avaliação. Relativamente à aptidão muscular (força e velocidade) ocorreram algumas diferenças em função do momento de aplicação do programa de treino. Conclusão: Os resultados parecem indicar que, no que se refere à melhoria da capacidade cardiorrespiratória, esta não parece ser influenciada pela ordem com que o programa de treino é aplicado. Parece existir uma tendência para a melhoria significativa de desempenho da aplicação do programa de treino no final da sessão quando nas componentes avaliadas predomina a resistência muscular, enquanto em gestos mais explosivos, apesar dos dados não serem totalmente conclusivos, parecem existir vantagens da aplicação do programa de condição física no início da sessão.Introduction: Recently, several studies have been conducted in order to better understand the adaptations induced by exercise; some of them look at what is the best sequence of exercises in order to optimize different motor skills acquisition concerning one or more technical gestures used in different sports. Objective: This study aims to understand the influence of the application sequence of physical fitness exercises in the motor skills acquisition optimization. Methods: The sample consisted of 19 female students from two classes of the 12th grade, aged between 16 and 17 years (16.12 ± 1.34 years) and is divided into 10 female students (Group 1) and 9 female students (Group 2). The work was carried out for 8 weeks with two weekly sessions (in the their classes). We applied a set of exercises for physical fitness in all the classes, and these were applied at the beginning of class (Group 1) and at the end of class (Group 2). The Physical Fitness evaluation was accomplished through the battery of FITNESSGRAM ®tests in the following: one mile test, the abdominal test, the extent of upper limb test, "sit and reach" test and the extension of the trunk; we also used tests for 30-meter sprint and standing long jump test with feet together. The students' weight and height were also recorded and analyzed. Results: The final results show that, despite no differences were registered between groups in the flexibility and endurance component, we could observe a reduced time of test performance in the latter component in the two groups. The muscular fitness components’ differences were significant in both groups (abdominals); however, a group of these values - extensions of the arms and sprinting - is more significant. In group 2, there were significant gains in the long jump, although we cannot observe these differences between groups in both periods. Conclusion: The whole set of results seem to indicate that, considering the improvement of cardiorespiratory fitness, this does not seem to be influenced by the sequence in which the training program is implemented. On the other side, for muscular fitness (strength and speed), there were some differences depending on the moment of application of the training program. In fact, there appears to be a trend for a similar improvement in performance applying the physical fitness program latter in the session when in assessed components predominates muscular endurance, while in most explosive gestures (though data is not fully conclusive), it looks like there are benefits from implementing the physical fitness program early in the session.Marinho, Daniel AlmeidauBibliorumEsteves, Ana Maria Pereira2015-04-07T10:55:19Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:41.129289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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