Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ricardo Miguel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3284
Resumo: Capítulo1 (ESTÁGIO) O presente documento regista o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no Estágio Pedagógico, que se realizou na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do presente ano escolar. Este estágio tinha como objetivo adquirir conhecimento na realidade que envolve um professor de Educação Física, a nível da lecionação, da direção de turma e do desporto escolar. Para além destes objetivos foram alcançados outros no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade escolar, organização e operacionalização de atividaes não letivas e ainda na aquisição de experiência em reuniões quer de grupo quer de departamento. No acompanhamento de todo este processo esteve o orientador de Estágio (Dr. Nuno Rodrigues) e o orientador da UBI (Prof. Dr. Júlio Martins). Após este ano letivo, considero que reúno mais competências para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo2 (SEMINÁRIO II) Neste capítulo é apresentado um estudo, onde o objetivo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de dez semanas em alunos pré-obesos e obesos. Após a seleção, foram identificados 81 alunos, sendo que apenas 20 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de atividade física. Assim dos 20 alunos que entregaram autorização a participar no programa, dividiu-se o grupo em dois, ficando cada grupo experimental com 10 alunos, onde variava apenas o volume semanal de atividade física. O grupo controlo foi selecionado aleatoriamente no grupo de alunos que não entregou autorização a participar nas atividades, ficando com uma amostra de 20 alunos. Para avaliação da composição corporal e dos níveis da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as dez semanas do programa. No final, de uma forma geral pode concluir-se que os alunos que frequentaram o plano de atividade física melhoraram a composição corporal e a aptidão física.
id RCAP_66eb7ca405bd8d0fd82de787a98d1856
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação física - Estágio pedagógicoDesporto escolar - Ensino secundárioAptidão física - Jovens - ObesidadeAptidão física - Jovens - Actividades desportivasFitnessgramCapítulo1 (ESTÁGIO) O presente documento regista o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no Estágio Pedagógico, que se realizou na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do presente ano escolar. Este estágio tinha como objetivo adquirir conhecimento na realidade que envolve um professor de Educação Física, a nível da lecionação, da direção de turma e do desporto escolar. Para além destes objetivos foram alcançados outros no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade escolar, organização e operacionalização de atividaes não letivas e ainda na aquisição de experiência em reuniões quer de grupo quer de departamento. No acompanhamento de todo este processo esteve o orientador de Estágio (Dr. Nuno Rodrigues) e o orientador da UBI (Prof. Dr. Júlio Martins). Após este ano letivo, considero que reúno mais competências para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo2 (SEMINÁRIO II) Neste capítulo é apresentado um estudo, onde o objetivo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de dez semanas em alunos pré-obesos e obesos. Após a seleção, foram identificados 81 alunos, sendo que apenas 20 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de atividade física. Assim dos 20 alunos que entregaram autorização a participar no programa, dividiu-se o grupo em dois, ficando cada grupo experimental com 10 alunos, onde variava apenas o volume semanal de atividade física. O grupo controlo foi selecionado aleatoriamente no grupo de alunos que não entregou autorização a participar nas atividades, ficando com uma amostra de 20 alunos. Para avaliação da composição corporal e dos níveis da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as dez semanas do programa. No final, de uma forma geral pode concluir-se que os alunos que frequentaram o plano de atividade física melhoraram a composição corporal e a aptidão física.Chapter 1 This document records the work done throughout the school year in Teacher Training, which took place at Escola Secundária Quinta das Palmeiras. The aim of this training was to gain the real life knowledge needed by a physical education teacher for teaching in the classroom as well as in school sport. In addition to these objectives, others have been achieved with regard to the relationship with the school community, organization and operation of extracurricular activities as well as gaining experience in group or departmental meetings. In monitoring this process was the advisor for Internship (Dr. Nuno Rodrigues) and the supervisor of UBI (Prof. Dr. Júlio Martins). After this school year, I believe that I have gained more skills in order to successfully perform as a teacher of Physical Education. Chapter 2 This chapter presents a study whose aim was to evaluate the effects of implementing a physical activity program with diferente levels of activity over a ten week period for preobese and obese students. After selection, 81 students were identified, of which only 20 were authorized by their parents to participate in the physical activity program. The 20 students who were authorized to participate in the program were then divided in two groups, of 10 students each, which varied only in the weekly volume of physical activity. The control group was created randomly from the group of students who were not authorized to participate in the activities, leaving a sample of 20 students. To assess body composition and physical fitness levels, we used the Fitnessgram test battery in both groups before and after the ten week program. Generally it can be concluded that students who attended the physical activity plan improved their body composition and physical fitness.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumSimões, Ricardo Miguel2015-04-16T11:10:52Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:44.969479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Simões, Ricardo Miguel
Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino secundário
Aptidão física - Jovens - Obesidade
Aptidão física - Jovens - Actividades desportivas
Fitnessgram
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
author Simões, Ricardo Miguel
author_facet Simões, Ricardo Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ricardo Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino secundário
Aptidão física - Jovens - Obesidade
Aptidão física - Jovens - Actividades desportivas
Fitnessgram
topic Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino secundário
Aptidão física - Jovens - Obesidade
Aptidão física - Jovens - Actividades desportivas
Fitnessgram
description Capítulo1 (ESTÁGIO) O presente documento regista o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no Estágio Pedagógico, que se realizou na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do presente ano escolar. Este estágio tinha como objetivo adquirir conhecimento na realidade que envolve um professor de Educação Física, a nível da lecionação, da direção de turma e do desporto escolar. Para além destes objetivos foram alcançados outros no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade escolar, organização e operacionalização de atividaes não letivas e ainda na aquisição de experiência em reuniões quer de grupo quer de departamento. No acompanhamento de todo este processo esteve o orientador de Estágio (Dr. Nuno Rodrigues) e o orientador da UBI (Prof. Dr. Júlio Martins). Após este ano letivo, considero que reúno mais competências para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo2 (SEMINÁRIO II) Neste capítulo é apresentado um estudo, onde o objetivo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de dez semanas em alunos pré-obesos e obesos. Após a seleção, foram identificados 81 alunos, sendo que apenas 20 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de atividade física. Assim dos 20 alunos que entregaram autorização a participar no programa, dividiu-se o grupo em dois, ficando cada grupo experimental com 10 alunos, onde variava apenas o volume semanal de atividade física. O grupo controlo foi selecionado aleatoriamente no grupo de alunos que não entregou autorização a participar nas atividades, ficando com uma amostra de 20 alunos. Para avaliação da composição corporal e dos níveis da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as dez semanas do programa. No final, de uma forma geral pode concluir-se que os alunos que frequentaram o plano de atividade física melhoraram a composição corporal e a aptidão física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2015-04-16T11:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3284
url http://hdl.handle.net/10400.6/3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344836931584