Do ensino da filosofia à prática dos valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Miguel Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/45704
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
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spelling Do ensino da filosofia à prática dos valoresDe l’enseignement de la philosophie à la pratique des valeursEnsinoEducaçãoEscolaValoresEuropaEuroscolaEnseignementÉducationÉcoleValeursEuropeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente relatório, elaborado ao abrigo do despacho RT-38/2011 de 21 de Junho da Universidade do Minho, visa a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Filosofia. Pretende retratar a experiência profissional adquirida, realçando a forma como encaro e vivencio o ensino dos valores na formação de indivíduos autónomos e cidadãos responsáveis. É constituído por cinco capítulos. No primeiro, procura-se equacionar a problemática dos valores na intricada relação entre o indivíduo e a sociedade. Como estabelecer equilíbrios entre um individualismo caraterístico da nossa época e a necessária coesão social? Como fazer face ao pluralismo e ao relativismo? Hoje, temos a necessidade, mais do que nunca, de educar e formar as jovens gerações no respeito pelos valores humanos, a começar pela dignidade da pessoa humana, evitando o atomismo social e tecendo o viver em comum, num toque de criatividade e recriação constante. Daí, um segundo capítulo, onde procuraremos ver qual o papel da escola na formação dos indivíduos. A escola, no âmbito de uma formação integral, da qual não se pode dispensar, é o principal ator das dinâmicas próprias ao viver em comum. E, dentro desse locus operandi, qual será o papel da Filosofia? Que pedagogia utilizar no sentido de guiar os alunos nas malhas com que se tece a vertigem da liberdade? Como ensinar o aluno a ser autónomo e responsável? Dada a complexidade desta tarefa, no capítulo seguinte, propomos a criação da disciplina de Ética nas escolas, pois não se trata apenas de formar os alunos nos valores cívicos e nas normas da República, mas de os levar a interrogar-se acerca do porquê das opções que fazemos cada dia, no quadro do pluralismo que carateriza as modernas sociedades democráticas ocidentais. O quarto capítulo é todo ele consagrado ao Colégio D. Diogo de Sousa, escola católica, onde exerço a minha atividade docente. Apresentamos o seu ideário e o seu projeto educativo, onde a pedagogia dos valores assume um papel fundamental, na abertura a todas as dimensões do ser humano. Finalmente, no último capítulo, evocaremos uma experiência concreta, onde alguns alunos desta instituição puderam exercer a sua cidadania e sentir a pluralidade consentânea à cultura europeia, através da participação no programa Euroscola. Como levar os cidadãos europeus a aderir aos grandes princípios e valores do projeto europeu? Nada melhor que aproximar as instituições europeias de cada um dos cidadãos, a começar pelos mais jovens, levando-os a refletir sobre o ideal europeu e tornando-os participantes na construção de uma cidadania ativa. O relatório conta ainda com uma introdução, uma conclusão e uma bibliografia.Ce rapport, préparé sur l’accord de la résolution RT-38/2011 du 21 Juin de l'Université du Minho, vise à obtenir un diplôme de Maître en Philosophie de l'Éducation. Il prétend présenter l’expérience professionnelle acquise, relevant la façon dont je vois et j’éprouve l'enseignement des valeurs dans la formation d'individus autonomes et des citoyens responsables. Il comprend cinq chapitres. Dans le premier, je cherche à mettre en oeuvre la problématique des valeurs dans l’enchevêtrement entre l'individu et la société. Comment établir l'équilibre entre un individualisme caractéristique à notre temps et la nécessaire cohésion sociale? Comment aborder le pluralisme et le relativisme? Aujourd'hui, nous avons besoin, plus que jamais, d'éduquer et de former les jeunes générations dans le respect des valeurs humaines, à commencer par la dignité humaine, empêchant ainsi l'atomisme social et tissant, avec une touche de créativité et de récréation constante, le vivre ensemble. Ainsi, un second chapitre, où nous allons essayer de voir quel est le rôle de l'école dans la formation des individus. L'école, dans le cadre d'une éducation accomplie, de laquelle ne peut pas être exonérée, est l'acteur principal des dynamiques du vivre ensemble. Et dans ce locus operandi, quel est le rôle de la philosophie? Quelle pédagogie partager dans le but de guider les étudiants dans les filets où se tisse le vertige de la liberté? Comment enseigner l'étudiant d’être responsable et indépendant? Compte tenu de la complexité de cette tâche, nous proposons, le chapitre suivant, la création de la discipline d’Éthique dans les écoles, car il ne s’agit pas seulement de former des étudiants dans les valeurs et les normes de la République, mais de les amener vraiment à se demander le pourquoi des choix que nous faisons chaque jour, dans le contexte du pluralisme qui caractérise les modernes sociétés démocratiques occidentales. Le quatrième chapitre est tout consacré au collège D. Diogo de Sousa, école catholique où j'exerce mon activité d'enseignant. Nous présentons ici les idées et le projet éducatif propre à cette école, où l'enseignement des valeurs joue un rôle clé, pour l'ouverture de toutes les dimensions de l'être humain. Enfin, le dernier chapitre évoque une expérience concrète, où certains étudiants de cette institution ont pu exercer leur citoyenneté et sentir le multiculturalisme européen à travers la participation au programme Euroscola. Comment amener les citoyens européens à respecter les principes et valeurs de l’Europe? Rien de mieux qu’approcher les institutions européennes de chaque citoyen, en commençant par les plus jeunes, les enseignant à réfléchir sur les idéaux européens et les rendant participants d'une citoyenneté active. Le rapport comprend également une introduction, une conclusion et une bibliographie.Manso, ArturUniversidade do MinhoPereira, Luís Miguel Teixeira2017-03-302017-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45704por201695367info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:47.132287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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