Instrumentos de avaliação da motivação para a aprendizagem no ensino básico: uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18778 |
Resumo: | A motivação é um fator fundamental no desempenho escolar, pelo que a perceção da sua importância para a aprendizagem em contexto escolar tem resultado num aumento de estudos na área da Psicologia, principalmente no decorrer da última década. Avaliar a motivação para a aprendizagem e adaptar-se uma intervenção psicopedagógica eficaz, de modo a estimular a motivação e a garantir o sucesso escolar das crianças no Ensino Básico, é uma necessidade emergente. Assim, pretende-se com o presente trabalho identificar instrumentos de avaliação da motivação para aprendizagem em crianças no Ensino Básico (entre os 6 e os 12 anos) e, neste seguimento, caracterizar as suas propriedades psicométricas, de validade e consistência interna. Através de uma revisão sistemática, realizou-se o apuramento e a identificação dos instrumentos existentes para a avaliação da motivação para a aprendizagem em crianças no Ensino Básico, com recurso a quatro bases de dados, nomeadamente B-On, ERIC, PsyINFO e Web Of Science. Identificaram-se quatrocentos e dez artigos para triagem que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, culminou com uma amostra final de trinta e seis artigos. Procedeu-se à sua análise e caracterização, tendo em conta um conjunto de aspetos relacionados com a sua fundamentação teórica, estrutura interna, validade, consistência interna e outras especificidades consideradas de relevo. A análise dos trinta e seis artigos permitiu identificar 29 instrumentos/escalas de avaliação para a motivação para a aprendizagem, com propriedades psicométricas desejadas ou adequadas, reforçadas pelos índices de consistência interna de modo global ou de cada dimensão e respetiva validação. Os resultados do presente estudo contribuem para o aprofundamento do conhecimento dos diversos instrumentos de avaliação a um nível internacional, da sua aplicabilidade, suscitando uma reflexão acerca da importância da avaliação precoce dos fatores motivacionais nas crianças, numa das principais fases de aprendizagem para a promoção de intervenções escolares eficazes que vão de acordo com as necessidades individuais de cada aluno ao longo da escolaridade. São discutidas diversas considerações acerca dos instrumentos, respetivas características da avaliação da motivação para a aprendizagem adaptados para uma amostra de crianças no Ensino Básico. |
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