Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alexandre Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979
Resumo: ABSTRACT This work consists of a systematic literature review addressing the use of virtual learning environments in higher education. The objective is to present fundamental concepts, tools, and pedagogical strategies used in these environments, as well as exploring the perceptions of students and teachers regarding their use. In this study, several tools used in higher education were identified, such as the Integrated Academic Activity Management System. Pedagogical strategies can be applied in virtual learning environments in various ways, including through discussion forums, collaborative activities, and personalized feedback. The perceptions of students and teachers regarding the use of these VLE tools varied. Based on the literature review, conclusions are presented that synthesize the main findings and insights obtained. Additionally, suggestions for future work are offered, including research areas that can be explored and enhancements that can be made to virtual learning environments.
id UFC-7_99abeee4f39e5fe19defa0cda8c4f399
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/73979
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literaturaRevisão sistemáticaAmbientes virtuais de aprendizagemEnsino superiorABSTRACT This work consists of a systematic literature review addressing the use of virtual learning environments in higher education. The objective is to present fundamental concepts, tools, and pedagogical strategies used in these environments, as well as exploring the perceptions of students and teachers regarding their use. In this study, several tools used in higher education were identified, such as the Integrated Academic Activity Management System. Pedagogical strategies can be applied in virtual learning environments in various ways, including through discussion forums, collaborative activities, and personalized feedback. The perceptions of students and teachers regarding the use of these VLE tools varied. Based on the literature review, conclusions are presented that synthesize the main findings and insights obtained. Additionally, suggestions for future work are offered, including research areas that can be explored and enhancements that can be made to virtual learning environments.Este trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura que aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior. O objetivo é apresentar conceitos fundamentais, ferramentas e estratégias pedagógicas utilizadas nesses ambientes, além de explorar as percepções dos discentes e docentes em relação à sua utilização. Na presente pesquisa, foram identificadas diversas ferramentas utilizadas no ensino superior, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Quanto às estratégias pedagógicas, elas podem ser aplicadas de várias formas nos ambientes virtuais de aprendizagem, como fóruns de discussão, atividades colaborativas e fornecimento de feedbacks personalizados. As percepções dos discentes e docentes em relação ao uso dessas ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem foram variadas. Com base na revisão da literatura, são apresentadas conclusões que sintetizam as principais descobertas e insights obtidos. Além disso, são oferecidas sugestões para trabalhos futuros, como áreas de pesquisa que podem ser exploradas e aprimoramentos que podem ser realizados nos ambientes virtuais de aprendizagem.Castro, Antônio Joel Ramiro deMarques, Leonardo TorresSilva, Carlos Alexandre Morais2023-08-14T15:01:01Z2023-08-14T15:01:01Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Carlos Alexandre Morais. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-14T15:01:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/73979Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:13.990775Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
title Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
Silva, Carlos Alexandre Morais
Revisão sistemática
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino superior
title_short Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
title_full Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura
author Silva, Carlos Alexandre Morais
author_facet Silva, Carlos Alexandre Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Antônio Joel Ramiro de
Marques, Leonardo Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Alexandre Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão sistemática
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino superior
topic Revisão sistemática
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino superior
description ABSTRACT This work consists of a systematic literature review addressing the use of virtual learning environments in higher education. The objective is to present fundamental concepts, tools, and pedagogical strategies used in these environments, as well as exploring the perceptions of students and teachers regarding their use. In this study, several tools used in higher education were identified, such as the Integrated Academic Activity Management System. Pedagogical strategies can be applied in virtual learning environments in various ways, including through discussion forums, collaborative activities, and personalized feedback. The perceptions of students and teachers regarding the use of these VLE tools varied. Based on the literature review, conclusions are presented that synthesize the main findings and insights obtained. Additionally, suggestions for future work are offered, including research areas that can be explored and enhancements that can be made to virtual learning environments.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-14T15:01:01Z
2023-08-14T15:01:01Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Carlos Alexandre Morais. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979
identifier_str_mv SILVA, Carlos Alexandre Morais. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028722027003904