Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35896
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório com um total de 750 horas, correspondentes a 30 ECTS. O estágio decorreu entre 21 de Setembro de 2020 e 29 de Março de 2021, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar e num Serviço Hospitalar de Internamento Pediátrico num total de 180 horas de contacto em cada contexto. É utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica sistemática com o objetivo demonstrar de uma forma fundamentada a aquisição das competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica preconizadas pelo plano de estudos. Estruturalmente, é apresentada uma reflexão sobre o percurso profissional e o contributo do estágio anterior no desenvolvimento, de forma parcial, de algumas competências para o Estágio Final. Em ambos os contextos foram prestados cuidados de enfermagem especializados a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial enfoque na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização e doença crónica complexa sendo com base nisso, posteriormente apresentadas as competências adquiridas, os objetivos específicos definidos e as atividades realizadas distribuídas pelos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação.
id RCAP_6675b00646004a60796d2de6c8f036c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competênciasEnfermagem pediátricaComunicaçãoDesenvolvimento infantilParceria de cuidadosParentalidadePediatric nursingCommunicationChild developmentCare partnershipParentingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório foi realizado no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório com um total de 750 horas, correspondentes a 30 ECTS. O estágio decorreu entre 21 de Setembro de 2020 e 29 de Março de 2021, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar e num Serviço Hospitalar de Internamento Pediátrico num total de 180 horas de contacto em cada contexto. É utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica sistemática com o objetivo demonstrar de uma forma fundamentada a aquisição das competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica preconizadas pelo plano de estudos. Estruturalmente, é apresentada uma reflexão sobre o percurso profissional e o contributo do estágio anterior no desenvolvimento, de forma parcial, de algumas competências para o Estágio Final. Em ambos os contextos foram prestados cuidados de enfermagem especializados a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial enfoque na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização e doença crónica complexa sendo com base nisso, posteriormente apresentadas as competências adquiridas, os objetivos específicos definidos e as atividades realizadas distribuídas pelos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação.This report was carried out within the scope of the 13th Master's Course in Nursing with Specialization in Child and Pediatric Health, held at the School of Nursing at the Institute of Health Sciences of Universidade Católica Portuguesa and refers to the Curricular Unit Final Internship and Report with a total of 750 hours, corresponding to 30 ECTS. The internship took place between September 21, 2020 and March 29, 2021, in a Community Care Unit with passage through a Family Health Unit and in a Pediatric Inpatient Hospital Service, in a total of 180 hours of contact in each context. A descriptive and critical-reflective methodology is used, using systematic bibliographic research, with the aim of demonstrating, in a well-founded way, the acquisition of competences in Child and Pediatric Health Nursing recommended by the study plan. Structurally, a reflection on the professional path and the contribution of the previous internship in the development, in part, of some competences for the Final Internship is presented. In both contexts, specialized nursing care was provided to children of different age groups and their families based on the care partnership model, with a special focus on promoting child development and parenting, on adequate and effective communication with the child and family and in minimizing the impact of hospitalization and complex chronic illness, with the skills acquired, the specific objectives defined and the activities carried out distributed over the four fields of activity of the Specialist Nurse being presented later: care, management, training and research.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves2021-11-10T11:03:15Z2021-09-092021-062021-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35896TID:202781887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:09.219041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
title Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
spellingShingle Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves
Enfermagem pediátrica
Comunicação
Desenvolvimento infantil
Parceria de cuidados
Parentalidade
Pediatric nursing
Communication
Child development
Care partnership
Parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
title_full Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
title_fullStr Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
title_full_unstemmed Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
title_sort Ser enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competências
author Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves
author_facet Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima Engrácia
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Comunicação
Desenvolvimento infantil
Parceria de cuidados
Parentalidade
Pediatric nursing
Communication
Child development
Care partnership
Parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Enfermagem pediátrica
Comunicação
Desenvolvimento infantil
Parceria de cuidados
Parentalidade
Pediatric nursing
Communication
Child development
Care partnership
Parenting
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório foi realizado no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório com um total de 750 horas, correspondentes a 30 ECTS. O estágio decorreu entre 21 de Setembro de 2020 e 29 de Março de 2021, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar e num Serviço Hospitalar de Internamento Pediátrico num total de 180 horas de contacto em cada contexto. É utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica sistemática com o objetivo demonstrar de uma forma fundamentada a aquisição das competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica preconizadas pelo plano de estudos. Estruturalmente, é apresentada uma reflexão sobre o percurso profissional e o contributo do estágio anterior no desenvolvimento, de forma parcial, de algumas competências para o Estágio Final. Em ambos os contextos foram prestados cuidados de enfermagem especializados a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial enfoque na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização e doença crónica complexa sendo com base nisso, posteriormente apresentadas as competências adquiridas, os objetivos específicos definidos e as atividades realizadas distribuídas pelos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10T11:03:15Z
2021-09-09
2021-06
2021-09-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35896
TID:202781887
url http://hdl.handle.net/10400.14/35896
identifier_str_mv TID:202781887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132011662671872