O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carlos Jorge Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2509
Resumo: No presente estudo, avalia-se o contributo que as acções educativas, de educação escolar e/ou extra-escolar podem aportar à valorização pessoal e à reinserção social futura dos reclusos dum determinado estabelecimento prisional. Caracteriza-se a população do estudo em relação à formação escolar e profissional, analisa-se a influência das acções educativas perante as concepções de auto-respeito e integração na comunidade prisional bem como a influência das mesmas na criação de expectativas concretas de reinserção social. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole quantitativa e através da análise das regressões lineares efectuadas para cada uma das variáveis consideradas, verificamos como independentemente do grau académico que um recluso deste estabelecimento prisional possua, em nada acresce na sua motivação para a participação em acções educativas, em estabelecer relações de carácter social entre os companheiros dentro do próprio estabelecimento prisional, assim como na intensificação das relações familiares e com os amigos. Destaca-se o regressor Expectativas de Reinserção Social, que apresentou maior poder explicativo sobre as variáveis resposta da maioria dos modelos ajustados. Assim sendo, quanto maiores forem as expectativas no sentido dos delinquentes retomarem um padrão de vida pautado por princípios e dever cívico, maior a sua motivação para validarem questões de carácter social, bem como a necessidade de estabelecerem contacto com a família e amigos, demonstrando um maior interesse pelo mundo para além do vivido dentro do estabelecimento prisional. Face às conclusões encontradas o estudo aponta para recomendações tais como uma maior abertura do estabelecimento à comunidade envolvente; a possibilidade de todos os reclusos frequentarem o ensino – sobretudo os que não possuem a escolaridade obrigatória e a implementação de mais cursos de formação profissional.
id RCAP_6685e651a8a67266c1382e13ea9f910c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusosEstabelecimento prisionalEducação de adultosPersonalidade criminalReinserção socialNo presente estudo, avalia-se o contributo que as acções educativas, de educação escolar e/ou extra-escolar podem aportar à valorização pessoal e à reinserção social futura dos reclusos dum determinado estabelecimento prisional. Caracteriza-se a população do estudo em relação à formação escolar e profissional, analisa-se a influência das acções educativas perante as concepções de auto-respeito e integração na comunidade prisional bem como a influência das mesmas na criação de expectativas concretas de reinserção social. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole quantitativa e através da análise das regressões lineares efectuadas para cada uma das variáveis consideradas, verificamos como independentemente do grau académico que um recluso deste estabelecimento prisional possua, em nada acresce na sua motivação para a participação em acções educativas, em estabelecer relações de carácter social entre os companheiros dentro do próprio estabelecimento prisional, assim como na intensificação das relações familiares e com os amigos. Destaca-se o regressor Expectativas de Reinserção Social, que apresentou maior poder explicativo sobre as variáveis resposta da maioria dos modelos ajustados. Assim sendo, quanto maiores forem as expectativas no sentido dos delinquentes retomarem um padrão de vida pautado por princípios e dever cívico, maior a sua motivação para validarem questões de carácter social, bem como a necessidade de estabelecerem contacto com a família e amigos, demonstrando um maior interesse pelo mundo para além do vivido dentro do estabelecimento prisional. Face às conclusões encontradas o estudo aponta para recomendações tais como uma maior abertura do estabelecimento à comunidade envolvente; a possibilidade de todos os reclusos frequentarem o ensino – sobretudo os que não possuem a escolaridade obrigatória e a implementação de mais cursos de formação profissional.In this study we evaluate the contribution that educational actions of schooling and/or extra-curricular education can give to personal value and social reintegration of the prisoners of a certain prison. We feature the population of this study concerning to educational and professional training, we analyse the schooling influence on the conceptions of self-respect and prison community integration as well as their influence in the concrete expectations‟ creation of social reintegration. Using an investigation methodology of quantitative nature and through the linear regression analysis made for each of the considered variables, we find how, apart of the degree a prisoner of this prison has, it does not increase his motivation in schooling participation, in establishing social relationships between partners in the same prison, as well as in reinforcing family relationships and with friends. We detach the regressor Social Reintegration Expectations, which showed a higher explicative power upon the variables as an answer of most adjusted models. Therefore the higher expectations are for a standard of living with principles and civic duty, higher the motivation is to validate social matters as the need of establishing a connection with the family and friends, showing a bigger interest for the world outside the prison. In view of the conclusions found, the study points to recommendations such as a more opening of the prison to the surrounding community, the possibility for all the prisoners attend school – mainly those who do not have obligatory schooling – and the implementation of more professional training courses.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumFernandes, Carlos Jorge Nunes2014-10-28T16:29:02Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:10.213249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
title O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
spellingShingle O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
Fernandes, Carlos Jorge Nunes
Estabelecimento prisional
Educação de adultos
Personalidade criminal
Reinserção social
title_short O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
title_full O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
title_fullStr O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
title_full_unstemmed O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
title_sort O ensino em meio prisional e as expectativas futuras de reinserção social dos reclusos
author Fernandes, Carlos Jorge Nunes
author_facet Fernandes, Carlos Jorge Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carlos Jorge Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Estabelecimento prisional
Educação de adultos
Personalidade criminal
Reinserção social
topic Estabelecimento prisional
Educação de adultos
Personalidade criminal
Reinserção social
description No presente estudo, avalia-se o contributo que as acções educativas, de educação escolar e/ou extra-escolar podem aportar à valorização pessoal e à reinserção social futura dos reclusos dum determinado estabelecimento prisional. Caracteriza-se a população do estudo em relação à formação escolar e profissional, analisa-se a influência das acções educativas perante as concepções de auto-respeito e integração na comunidade prisional bem como a influência das mesmas na criação de expectativas concretas de reinserção social. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole quantitativa e através da análise das regressões lineares efectuadas para cada uma das variáveis consideradas, verificamos como independentemente do grau académico que um recluso deste estabelecimento prisional possua, em nada acresce na sua motivação para a participação em acções educativas, em estabelecer relações de carácter social entre os companheiros dentro do próprio estabelecimento prisional, assim como na intensificação das relações familiares e com os amigos. Destaca-se o regressor Expectativas de Reinserção Social, que apresentou maior poder explicativo sobre as variáveis resposta da maioria dos modelos ajustados. Assim sendo, quanto maiores forem as expectativas no sentido dos delinquentes retomarem um padrão de vida pautado por princípios e dever cívico, maior a sua motivação para validarem questões de carácter social, bem como a necessidade de estabelecerem contacto com a família e amigos, demonstrando um maior interesse pelo mundo para além do vivido dentro do estabelecimento prisional. Face às conclusões encontradas o estudo aponta para recomendações tais como uma maior abertura do estabelecimento à comunidade envolvente; a possibilidade de todos os reclusos frequentarem o ensino – sobretudo os que não possuem a escolaridade obrigatória e a implementação de mais cursos de formação profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-10-28T16:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2509
url http://hdl.handle.net/10400.6/2509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339299401728