Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Anícia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Dora Cristina, Costa, Etelberto Lopes da, Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11578
Resumo: Este documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.
id RCAP_6689acf55d1e53efccb65fdce251820f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinaresImplementing a holistic approach to lifelong learning: community lifelong learning centres as a gateway to multidisciplinary support teamsAprendizagem ao longo da vidaCentros comunitáriosEquipas de apoio multidisciplinaresAbordagem holísticaLifelong learningCommunity lifelong learning centresMultidisciplinary support teamsHolistic approachODS::04:Educação de QualidadeEste documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.This briefing paper aims to inform European Institutions as well as national policy and decision makers on the issue of integrated and holistic approach to lifelong learning. It also provides the context at a high level and share a few recommendations on ways to establish lifelong learning systems at local, regional and national level. This briefing paper helps raising awareness about the main highlights and existing practice in order to make any necessary decisions or complete any similar ongoing work in this respect. The paper elaborates on the current context of learning in Europe, bringing a few examples of recent developments of community based services in education.União Europeia Erasmus+Cedefop & Lifelong Learning PlatformRepositório AbertoTrindade, AníciaSantos, Dora CristinaCosta, Etelberto Lopes daCardoso, Teresa Margarida Loureiro2021-12-30T17:27:28Z2019-082019-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:39:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:57.151419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
Implementing a holistic approach to lifelong learning: community lifelong learning centres as a gateway to multidisciplinary support teams
title Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
spellingShingle Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
Trindade, Anícia
Aprendizagem ao longo da vida
Centros comunitários
Equipas de apoio multidisciplinares
Abordagem holística
Lifelong learning
Community lifelong learning centres
Multidisciplinary support teams
Holistic approach
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
title_full Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
title_fullStr Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
title_full_unstemmed Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
title_sort Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
author Trindade, Anícia
author_facet Trindade, Anícia
Santos, Dora Cristina
Costa, Etelberto Lopes da
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Santos, Dora Cristina
Costa, Etelberto Lopes da
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Anícia
Santos, Dora Cristina
Costa, Etelberto Lopes da
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Centros comunitários
Equipas de apoio multidisciplinares
Abordagem holística
Lifelong learning
Community lifelong learning centres
Multidisciplinary support teams
Holistic approach
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Aprendizagem ao longo da vida
Centros comunitários
Equipas de apoio multidisciplinares
Abordagem holística
Lifelong learning
Community lifelong learning centres
Multidisciplinary support teams
Holistic approach
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08
2019-08-01T00:00:00Z
2021-12-30T17:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11578
url http://hdl.handle.net/10400.2/11578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cedefop & Lifelong Learning Platform
publisher.none.fl_str_mv Cedefop & Lifelong Learning Platform
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135098605404160