Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11578 |
Resumo: | Este documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação. |
id |
RCAP_6689acf55d1e53efccb65fdce251820f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinaresImplementing a holistic approach to lifelong learning: community lifelong learning centres as a gateway to multidisciplinary support teamsAprendizagem ao longo da vidaCentros comunitáriosEquipas de apoio multidisciplinaresAbordagem holísticaLifelong learningCommunity lifelong learning centresMultidisciplinary support teamsHolistic approachODS::04:Educação de QualidadeEste documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação.This briefing paper aims to inform European Institutions as well as national policy and decision makers on the issue of integrated and holistic approach to lifelong learning. It also provides the context at a high level and share a few recommendations on ways to establish lifelong learning systems at local, regional and national level. This briefing paper helps raising awareness about the main highlights and existing practice in order to make any necessary decisions or complete any similar ongoing work in this respect. The paper elaborates on the current context of learning in Europe, bringing a few examples of recent developments of community based services in education.União Europeia Erasmus+Cedefop & Lifelong Learning PlatformRepositório AbertoTrindade, AníciaSantos, Dora CristinaCosta, Etelberto Lopes daCardoso, Teresa Margarida Loureiro2021-12-30T17:27:28Z2019-082019-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:39:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:57.151419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares Implementing a holistic approach to lifelong learning: community lifelong learning centres as a gateway to multidisciplinary support teams |
title |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
spellingShingle |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares Trindade, Anícia Aprendizagem ao longo da vida Centros comunitários Equipas de apoio multidisciplinares Abordagem holística Lifelong learning Community lifelong learning centres Multidisciplinary support teams Holistic approach ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
title_full |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
title_fullStr |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
title_full_unstemmed |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
title_sort |
Implementação de uma abordagem holística da aprendizagem ao longo da vida: centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida enquanto porta de entrada de equipas de apoio multidisciplinares |
author |
Trindade, Anícia |
author_facet |
Trindade, Anícia Santos, Dora Cristina Costa, Etelberto Lopes da Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Dora Cristina Costa, Etelberto Lopes da Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Anícia Santos, Dora Cristina Costa, Etelberto Lopes da Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida Centros comunitários Equipas de apoio multidisciplinares Abordagem holística Lifelong learning Community lifelong learning centres Multidisciplinary support teams Holistic approach ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Aprendizagem ao longo da vida Centros comunitários Equipas de apoio multidisciplinares Abordagem holística Lifelong learning Community lifelong learning centres Multidisciplinary support teams Holistic approach ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este documento tem como objetivo informar as instituições europeias, bem como os responsáveis e decisores políticos, relativamente às questões que se prendem com uma abordagem integrada e holística da aprendizagem ao longo da vida. Além disso, apresenta, de forma aprofundada, o contexto desta temática e partilha algumas recomendações sobre o modo como se podem implementar sistemas de aprendizagem ao longo da vida nos níveis local, regional e nacional. O documento visa igualmente reforçar a consciência relativamente aos principais assuntos em destaque e as práticas existentes, tendo em vista a tomada de decisões que se revelem necessárias ou a conclusão de projetos similares em curso. Neste sentido, o documento enquadra o contexto atual da aprendizagem na Europa, fornecendo alguns exemplos de desenvolvimentos recentes de serviços comunitários em educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08 2019-08-01T00:00:00Z 2021-12-30T17:27:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11578 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cedefop & Lifelong Learning Platform |
publisher.none.fl_str_mv |
Cedefop & Lifelong Learning Platform |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135098605404160 |