A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7412 |
Resumo: | Este projecto teve por objectivo primário averiguar a influência da realização de momentos performativos frequentes na motivação dos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Aplicou-se o estudo a um conjunto de 23 alunos de instrumento – flauta transversal – do ensino vocacional da música distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. Foram utilizadas diversas ferramentas de obtenção de dados que permitiram a recolha de informação conducente à conclusão da investigação e resolução da problemática nela envolvida. Os resultados sugerem um impacto da performance frequente em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos. |
id |
RCAP_668e269e895b284bf46577de2eb3129a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumentoEducação musicalMotivação dos alunosMúsica para instrumentos de soproEste projecto teve por objectivo primário averiguar a influência da realização de momentos performativos frequentes na motivação dos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Aplicou-se o estudo a um conjunto de 23 alunos de instrumento – flauta transversal – do ensino vocacional da música distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. Foram utilizadas diversas ferramentas de obtenção de dados que permitiram a recolha de informação conducente à conclusão da investigação e resolução da problemática nela envolvida. Os resultados sugerem um impacto da performance frequente em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos.This project aimed to investigate the influence of public performances carried on on a frequent basis in studentʼs motivation for instrument practicing. It aimed also for investigating the impact of those frequent public performances in cognitive, performative and musical competence acquisition. The study was applied to a set of 23 students of a musical instrument – flute – distributed in one control group and in one experimental group. Several tools were used to obtain data that was essential on collecting information that lead to the conclusion of this investigation and to the resolution of the questions involved. The results suggest an impact of frequent public performance in several aspects of the learning process of students.Universidade de Aveiro2012-03-20T15:53:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7412porNeves, Margarida Alexandra Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:40:49Zoai:ria.ua.pt:10773/7412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:40:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
title |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
spellingShingle |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento Neves, Margarida Alexandra Teixeira Educação musical Motivação dos alunos Música para instrumentos de sopro |
title_short |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
title_full |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
title_fullStr |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
title_full_unstemmed |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
title_sort |
A performance musical: factor de motivação no estudo do instrumento |
author |
Neves, Margarida Alexandra Teixeira |
author_facet |
Neves, Margarida Alexandra Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Margarida Alexandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Motivação dos alunos Música para instrumentos de sopro |
topic |
Educação musical Motivação dos alunos Música para instrumentos de sopro |
description |
Este projecto teve por objectivo primário averiguar a influência da realização de momentos performativos frequentes na motivação dos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Aplicou-se o estudo a um conjunto de 23 alunos de instrumento – flauta transversal – do ensino vocacional da música distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. Foram utilizadas diversas ferramentas de obtenção de dados que permitiram a recolha de informação conducente à conclusão da investigação e resolução da problemática nela envolvida. Os resultados sugerem um impacto da performance frequente em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-20T15:53:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7412 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543460233674752 |