Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32978
Resumo: O Projeto Educativo abordado no capítulo II deste documento, diz respeito à aplicação dos princípios da Inteligência Emocional no estudo de instrumentos de sopro, tema sobre o qual foi construído. Neste capítulo explicito a problemática referente ao tema, procedo à respetiva revisão de literatura e implemento o Projeto Educativo através de um estudo e dos seus resultados correspondentes. Este estudo foi implementado com instrumentistas de sopro, tendo como objetivos a redução de ansiedade na preparação de uma performance musical e o aumento de competências emocionais durante o estudo individual dos referidos instrumentos. Os participantes deste projeto foram estudantes e ex-estudantes do ensino superior, segmentados em dois grupos – grupo de controlo e grupo experimental. Durante a implementação do projeto, os dois grupos prepararam-se para uma performance final, ocorrida na conclusão do projeto, sendo que apenas o grupo experimental realizou exercícios baseados nos princípios de Inteligência Emocional durante o seu estudo instrumental. O presente documento constitui o Relatório da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. O relatório divide-se em dois capítulos, sendo que o primeiro relata as características e funcionamento da Prática de Ensino (estágio), ocorrida no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na sua classe de Saxofone, no ano letivo 2020/2021.
id RCAP_de4f797d8dde609024a345426608fd97
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de soproInteligência emocionalPerformance musicalAnsiedadeInstrumentos de soproEstudo instrumentalO Projeto Educativo abordado no capítulo II deste documento, diz respeito à aplicação dos princípios da Inteligência Emocional no estudo de instrumentos de sopro, tema sobre o qual foi construído. Neste capítulo explicito a problemática referente ao tema, procedo à respetiva revisão de literatura e implemento o Projeto Educativo através de um estudo e dos seus resultados correspondentes. Este estudo foi implementado com instrumentistas de sopro, tendo como objetivos a redução de ansiedade na preparação de uma performance musical e o aumento de competências emocionais durante o estudo individual dos referidos instrumentos. Os participantes deste projeto foram estudantes e ex-estudantes do ensino superior, segmentados em dois grupos – grupo de controlo e grupo experimental. Durante a implementação do projeto, os dois grupos prepararam-se para uma performance final, ocorrida na conclusão do projeto, sendo que apenas o grupo experimental realizou exercícios baseados nos princípios de Inteligência Emocional durante o seu estudo instrumental. O presente documento constitui o Relatório da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. O relatório divide-se em dois capítulos, sendo que o primeiro relata as características e funcionamento da Prática de Ensino (estágio), ocorrida no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na sua classe de Saxofone, no ano letivo 2020/2021.The Educational Project presented in chapter II of this document concerns the application of the principles of Emotional Intelligence in the study of wind instruments, the theme on which it was built. In this chapter I clarify the problematic referring to the theme, I proceed to the respective revision of literature and implement the Educational Project through a study and its corresponding results. This study was implemented with wind instruments, the objectives being the reduction of anxiety in the preparation of a musical performance and the increase of emotional competences during the individual study of the referred instruments. The participants of this project were students and ex-students of higher education, divided into two groups - the control group and the experimental group. During the implementation of the project, the two groups prepared for a final performance, that occured at the end of the project, being that only the experimental group performed exercises based upon the Emotional Intelligence during its instrumental study. The present document constitutes the report of the curricular unit of the Practice of Supervised Teaching of the Master's Degree in The Teaching of Music in the University of Aveiro. The report is divided into two chapters, being the first the characteristics and functioning of the Teaching Practice (internship), that took place in the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Aveiro, in the saxophone class in the school year 2020/2021.2022-01-20T09:45:56Z2021-07-09T00:00:00Z2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32978porBôrras, Sofia dos Santos Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:27Zoai:ria.ua.pt:10773/32978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:30.186653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
title Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
spellingShingle Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
Inteligência emocional
Performance musical
Ansiedade
Instrumentos de sopro
Estudo instrumental
title_short Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
title_full Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
title_fullStr Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
title_full_unstemmed Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
title_sort Inteligência emocional aplicada à performance musical: utilização dos seus princípios no estudo do instrumento de sopro
author Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
author_facet Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bôrras, Sofia dos Santos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Performance musical
Ansiedade
Instrumentos de sopro
Estudo instrumental
topic Inteligência emocional
Performance musical
Ansiedade
Instrumentos de sopro
Estudo instrumental
description O Projeto Educativo abordado no capítulo II deste documento, diz respeito à aplicação dos princípios da Inteligência Emocional no estudo de instrumentos de sopro, tema sobre o qual foi construído. Neste capítulo explicito a problemática referente ao tema, procedo à respetiva revisão de literatura e implemento o Projeto Educativo através de um estudo e dos seus resultados correspondentes. Este estudo foi implementado com instrumentistas de sopro, tendo como objetivos a redução de ansiedade na preparação de uma performance musical e o aumento de competências emocionais durante o estudo individual dos referidos instrumentos. Os participantes deste projeto foram estudantes e ex-estudantes do ensino superior, segmentados em dois grupos – grupo de controlo e grupo experimental. Durante a implementação do projeto, os dois grupos prepararam-se para uma performance final, ocorrida na conclusão do projeto, sendo que apenas o grupo experimental realizou exercícios baseados nos princípios de Inteligência Emocional durante o seu estudo instrumental. O presente documento constitui o Relatório da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. O relatório divide-se em dois capítulos, sendo que o primeiro relata as características e funcionamento da Prática de Ensino (estágio), ocorrida no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na sua classe de Saxofone, no ano letivo 2020/2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T00:00:00Z
2021-07-09
2022-01-20T09:45:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32978
url http://hdl.handle.net/10773/32978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137700427595776