Uma estratégia de gamification para o envolvimento do utilizador em conteúdos transmedia: Anamnesis, um estudo piloto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15409 |
Resumo: | Nos últimos anos, é cada vez mais evidente a criação e desenvolvimento de projetos transmedia através dos quais é possível a produção de narrativas mais imersivas e expansivas, a partir da concepção de diversos conteúdos para múltiplas plataformas. De forma a manter o utilizador mais envolvido em toda a narrativa podem ser incorporadas estratégias de gamification que possibilitem uma maior interação entre a audiência e os diferentes conteúdos, assim como entre os próprios utilizadores. Com o presente projeto, identificou-se, a partir de vários casos de estudo, quais foram as estratégias de gamification utilizadas em projetos relevantes e de que forma estas contribuíram para um maior envolvimento dos utilizadores nas narrativas em que estão inseridas. De seguida, foi criado um projeto transmedia, Anamnesis, no qual foram inseridas estratégias de gamification, como forma a verificar-se se estas contribuíram para uma maior envolvência dos utilizadores. Através da realização de entrevistas foi possível confirmar que os utilizadores se sentiram mais motivados e envolvidos para seguir a narrativa quando foram introduzidas estratégias de gamification no projeto. Desta forma, e tendo em conta as estratégias de gamification utilizadas, identificaram-se vantagens na sua integração em projetos transmedia. |
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Uma estratégia de gamification para o envolvimento do utilizador em conteúdos transmedia: Anamnesis, um estudo pilotoComunicação multimédiaJogos de computador - Aplicações móveisNos últimos anos, é cada vez mais evidente a criação e desenvolvimento de projetos transmedia através dos quais é possível a produção de narrativas mais imersivas e expansivas, a partir da concepção de diversos conteúdos para múltiplas plataformas. De forma a manter o utilizador mais envolvido em toda a narrativa podem ser incorporadas estratégias de gamification que possibilitem uma maior interação entre a audiência e os diferentes conteúdos, assim como entre os próprios utilizadores. Com o presente projeto, identificou-se, a partir de vários casos de estudo, quais foram as estratégias de gamification utilizadas em projetos relevantes e de que forma estas contribuíram para um maior envolvimento dos utilizadores nas narrativas em que estão inseridas. De seguida, foi criado um projeto transmedia, Anamnesis, no qual foram inseridas estratégias de gamification, como forma a verificar-se se estas contribuíram para uma maior envolvência dos utilizadores. Através da realização de entrevistas foi possível confirmar que os utilizadores se sentiram mais motivados e envolvidos para seguir a narrativa quando foram introduzidas estratégias de gamification no projeto. Desta forma, e tendo em conta as estratégias de gamification utilizadas, identificaram-se vantagens na sua integração em projetos transmedia.In recent years, the creation and development of transmedia projects has become fairly evident, in which it is possible the production of more immersive and vast narratives, by the conception of many different contents for multiple platforms. As a way to make the user more involved in the whole story, it can be introduced gamification strategies, promoting a bigger interaction between the audience and the various contents, as well as between it’s users. With this project, it has been identified, through multiple case studies, which gamification strategies were used in relevant projects and in which way they contributed for a bigger participation in the narratives that these strategies are included. Then, it was created a transmedia project, Anamnesis, in which gamification strategies were implemented, as a way to verify if the aforementioned strategies contributed for a higher user’s involvement. By conducting interviews, it was confirmed that the users felt more involved with the narrative and more motivated to follow it when gamification strategies were introduced in the project. Therefore, and considering the gamification strategies that were implemented, advantages in the use of transmedia projects were identified.Universidade de Aveiro2016-03-30T15:35:03Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15409TID:201585421porSilva, Maria Teresa Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:30Zoai:ria.ua.pt:10773/15409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:46.277202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos últimos anos, é cada vez mais evidente a criação e desenvolvimento de projetos transmedia através dos quais é possível a produção de narrativas mais imersivas e expansivas, a partir da concepção de diversos conteúdos para múltiplas plataformas. De forma a manter o utilizador mais envolvido em toda a narrativa podem ser incorporadas estratégias de gamification que possibilitem uma maior interação entre a audiência e os diferentes conteúdos, assim como entre os próprios utilizadores. Com o presente projeto, identificou-se, a partir de vários casos de estudo, quais foram as estratégias de gamification utilizadas em projetos relevantes e de que forma estas contribuíram para um maior envolvimento dos utilizadores nas narrativas em que estão inseridas. De seguida, foi criado um projeto transmedia, Anamnesis, no qual foram inseridas estratégias de gamification, como forma a verificar-se se estas contribuíram para uma maior envolvência dos utilizadores. Através da realização de entrevistas foi possível confirmar que os utilizadores se sentiram mais motivados e envolvidos para seguir a narrativa quando foram introduzidas estratégias de gamification no projeto. Desta forma, e tendo em conta as estratégias de gamification utilizadas, identificaram-se vantagens na sua integração em projetos transmedia. |
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