Uma estratégia de gamification para o envolvimento do utilizador em conteúdos transmedia: Anamnesis, um estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Teresa Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15409
Resumo: Nos últimos anos, é cada vez mais evidente a criação e desenvolvimento de projetos transmedia através dos quais é possível a produção de narrativas mais imersivas e expansivas, a partir da concepção de diversos conteúdos para múltiplas plataformas. De forma a manter o utilizador mais envolvido em toda a narrativa podem ser incorporadas estratégias de gamification que possibilitem uma maior interação entre a audiência e os diferentes conteúdos, assim como entre os próprios utilizadores. Com o presente projeto, identificou-se, a partir de vários casos de estudo, quais foram as estratégias de gamification utilizadas em projetos relevantes e de que forma estas contribuíram para um maior envolvimento dos utilizadores nas narrativas em que estão inseridas. De seguida, foi criado um projeto transmedia, Anamnesis, no qual foram inseridas estratégias de gamification, como forma a verificar-se se estas contribuíram para uma maior envolvência dos utilizadores. Através da realização de entrevistas foi possível confirmar que os utilizadores se sentiram mais motivados e envolvidos para seguir a narrativa quando foram introduzidas estratégias de gamification no projeto. Desta forma, e tendo em conta as estratégias de gamification utilizadas, identificaram-se vantagens na sua integração em projetos transmedia.
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