Projecto de intervenção social "Passo a Passo": violência doméstica no concelho de Ourém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Liliete Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26141
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
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spelling Projecto de intervenção social "Passo a Passo": violência doméstica no concelho de OurémViolência DomésticaViolência no namoro, prevençãoRelatório de estágio do mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de CoimbraA violência doméstica é um fenómeno social de grande complexidade, que não pode ser tratado de forma superficial. O interesse social em torno deste problema despoletou a preocupação na sociedade em geral, e particularmente em todos actores envolvidos na educação dos mais jovens. Devido ao aumento dos casos da violência do namoro existentes entre jovens e pelo impacto negativo que a violência doméstica tem na sua aprendizagem escolar e na vida, é urgente que se tomem medidas preventivas que funcionem como ferramentas a serem usadas para afastar este flagelo social. Neste contexto o projecto apresentado visa a prevenção em contexto escolar de situações de violência do namoro através de um trabalho em conjunto entre a escola e o projecto. Para o mesmo realizou-se uma investigação de forma a fundamentar empiricamente o projecto. No decorrer da investigação os jovens que participaram neste estudo mostraram que continuamos ligados a discursos culturais que tendem a desculpar comportamentos violentos. Deste modo, o presente trabalho tendo como enquadramento a temática da violência doméstica, realizou-se em duas escolas a investigação fundamentadora do projecto de mestrado que visa a implementação de acções no contexto escolar ao nível do 3º ciclo do concelho de Ourém de prevenção da violência no namoro.Domestic violence is a social phenomenon of great complexity that cannot be dealt with lightly. The social concern surrounding this issue triggers concern in general society and, particularly, in all the parts involved in the education of youths. Due to the increase of violence episodes between young people and in relationships between couples (or courtship) and due to the negative impact that domestic violence can have on their learning at school, there is an urgent need to take preventive measures that work as tools to be used to minimize this social scourge. This study supports the principle that prevention activities carried out in schools should be focused on transmitting and teaching appropriate relational behavior to this target audience. In the course of research young people who participated in this study showed that we are still attached to cultural values that tend to forgive violent behaviour. Thus, this draft report focusing on domestic violence was based empirically in the importance of prevention among teen populations, culminating in the project "Passo a passo" having as aim the prevention of domestic violence and courtship targeting the pupils of the “3º ciclo” (school years 7 to 9) in schools of the municipality of Ourém.La violencia doméstica es un fenómeno social de gran complejidad que no puede ser tratado de forma superficial. El interés social en torno a este problema despertó la preocupación en la sociedad en general , y particularmente en todos los actores vinculados a la educación. Debido al aumento de los casos de violencia existentes entre los jóvenes y por el impacto negativo que la violencia doméstica tiene en su aprendijaze escolar, es urgente tomar medidas preventivas que funcionen como herramientas para poner fin a este flagelo social. Con el visible crecimiento de este tormento entre la comunidad escolar, se constató en este estudio que son necesarias acciones de prevención, desde las escuelas, orientadas a transmitir, enseñar relaciones y comportamientos adecuados a esta población. En el desarrollo de la investigación los jóvenes que participaron demostraron que son muy arraigados los discursos culturales que tienden a disculpar los comportamientos violentos. De este modo, el presente trabajo tiene por objetivo proceder al encuadramiento teórico de la temática de violência doméstica, a la investigación realizada en dos escuelas, resaltando la importancia de la prevención junto a las poblaciones juveniles , finalizando con un proyecto dirigido a la prevención de este problema en los alumnos del 3º ciclo de las escuelas del Consejo de Ourém.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26141http://hdl.handle.net/10316/26141porMatias, Liliete Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.510503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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