Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beja, António Rodrigo Domingues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15080
Resumo: O relatório de estágio pretende resumir, de uma forma reflexiva e crítica, o processo de formação desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo analisar as várias atividades desenvolvidas enquanto professor no meio escolar. Todas as áreas de intervenção do professor estagiário serão analisadas, destacando-se o estudo da perceção dos professores sobre a integração dos alunos com necessidades educativas especiais nas suas aulas, assim como o trabalho desenvolvido no grupo de educação física sobre os critérios de avaliação em relação àqueles alunos. O estágio é um processo de aprendizagem fundamental para qualquer profissional conseguir estar apto para o desempenho das funções que a profissão lhe coloca, possibilitando ter a experiência da responsabilidade nas várias áreas de intervenção do professor na escola. O crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional são valências conseguidas ao longo do processo de estágio, face à partilha de opiniões, pensamentos, estratégias e soluções para dar resposta às várias experiências que o estágio pedagógico proporciona.
id RCAP_66a0542b99acfd48dd3a94626c7a4bac
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de LencastreEducação físicaEstágio pedagógicoEnsinoAprendizagensProfessorEstagiárioAlunoEscolaDesportoExercícioPhysical educationInternshipTeachingLearningsTeacherExercisesSportsSchoolStudentTraineeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio pretende resumir, de uma forma reflexiva e crítica, o processo de formação desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo analisar as várias atividades desenvolvidas enquanto professor no meio escolar. Todas as áreas de intervenção do professor estagiário serão analisadas, destacando-se o estudo da perceção dos professores sobre a integração dos alunos com necessidades educativas especiais nas suas aulas, assim como o trabalho desenvolvido no grupo de educação física sobre os critérios de avaliação em relação àqueles alunos. O estágio é um processo de aprendizagem fundamental para qualquer profissional conseguir estar apto para o desempenho das funções que a profissão lhe coloca, possibilitando ter a experiência da responsabilidade nas várias áreas de intervenção do professor na escola. O crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional são valências conseguidas ao longo do processo de estágio, face à partilha de opiniões, pensamentos, estratégias e soluções para dar resposta às várias experiências que o estágio pedagógico proporciona.The internship report intends to summarize in a reflexive and critical way the entire training process developed during the year of the pedagogic stage, with the purpose of evidencing the analysis performed on the various activities developed as a teacher in the school environment. All areas of intervention of the trainee teacher will be analyzed, highlighting the study of the teachers' perception about the integration of students with special educational needs in their classes, as well as the work developed in the physical education group on the evaluation criteria. The internship is a fundamental learning process for any professional to be able to perform the functions that the profession places in us, making possible the experience of responsibility in the various areas of intervention of the teacher in the school. Personal and professional growth and development are valences achieved throughout the internship process, in face of sharing opinions, thoughts, strategies and solutions to provide answers to the various experiences that the pedagogical stage provides and which contributes to gain autonomy and competencies for the future as a teacher.Marques, Adilson Passos da CostaRepositório da Universidade de LisboaBeja, António Rodrigo Domingues2018-03-13T10:16:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15080TID:201856301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:49.403001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
Beja, António Rodrigo Domingues
Educação física
Estágio pedagógico
Ensino
Aprendizagens
Professor
Estagiário
Aluno
Escola
Desporto
Exercício
Physical education
Internship
Teaching
Learnings
Teacher
Exercises
Sports
School
Student
Trainee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre
author Beja, António Rodrigo Domingues
author_facet Beja, António Rodrigo Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adilson Passos da Costa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Beja, António Rodrigo Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Ensino
Aprendizagens
Professor
Estagiário
Aluno
Escola
Desporto
Exercício
Physical education
Internship
Teaching
Learnings
Teacher
Exercises
Sports
School
Student
Trainee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio pedagógico
Ensino
Aprendizagens
Professor
Estagiário
Aluno
Escola
Desporto
Exercício
Physical education
Internship
Teaching
Learnings
Teacher
Exercises
Sports
School
Student
Trainee
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio pretende resumir, de uma forma reflexiva e crítica, o processo de formação desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, tendo como objetivo analisar as várias atividades desenvolvidas enquanto professor no meio escolar. Todas as áreas de intervenção do professor estagiário serão analisadas, destacando-se o estudo da perceção dos professores sobre a integração dos alunos com necessidades educativas especiais nas suas aulas, assim como o trabalho desenvolvido no grupo de educação física sobre os critérios de avaliação em relação àqueles alunos. O estágio é um processo de aprendizagem fundamental para qualquer profissional conseguir estar apto para o desempenho das funções que a profissão lhe coloca, possibilitando ter a experiência da responsabilidade nas várias áreas de intervenção do professor na escola. O crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional são valências conseguidas ao longo do processo de estágio, face à partilha de opiniões, pensamentos, estratégias e soluções para dar resposta às várias experiências que o estágio pedagógico proporciona.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-13T10:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15080
TID:201856301
url http://hdl.handle.net/10400.5/15080
identifier_str_mv TID:201856301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131096915378176