Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34813 |
Resumo: | O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, prevê, entre outras iniciativas, a capacitação de docentes ao nível da competência digital. Esta competência pode definir-se, muito genericamente, como a proficiência individual do docente para a utilização crítica e refletida de tecnologias digitais nas diferentes dimensões da sua profissão, constituindo-se a pedagógica como uma dimensão nuclear. No sentido de proporcionar ofertas de desenvolvimento profissional contínuo direcionadas e adequadas à proficiência de cada docente, a Direção-Geral de Educação (DGE) solicitou à Universidade de Aveiro um estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. O estudo operacionalizou-se através da aplicação de um questionário, cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, faixa etária e tempo de serviço e (iii) níveis de proficiência por grupo de recrutamento, faixa etária e tempo de serviço. Este relatório apresenta os resultados do estudo, no que diz respeito às finalidades supramencionadas. Após a nota introdutória é feito um breve enquadramento do mesmo, no qual se descreve, de forma genérica, o quadro conceptual e a ferramenta de autorreflexão que o sustenta. Segue-se uma descrição do método usado, caracterizando-se a amostra, descrevendo-se o questionário e o procedimento de recolha de dados. De seguida, descrevem-se os principais resultados obtidos e, por fim, são apresentadas as conclusões, nas quais se enumeram as principais constatações decorrentes da análise dos resultados. |
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Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal ContinentalO Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, prevê, entre outras iniciativas, a capacitação de docentes ao nível da competência digital. Esta competência pode definir-se, muito genericamente, como a proficiência individual do docente para a utilização crítica e refletida de tecnologias digitais nas diferentes dimensões da sua profissão, constituindo-se a pedagógica como uma dimensão nuclear. No sentido de proporcionar ofertas de desenvolvimento profissional contínuo direcionadas e adequadas à proficiência de cada docente, a Direção-Geral de Educação (DGE) solicitou à Universidade de Aveiro um estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. O estudo operacionalizou-se através da aplicação de um questionário, cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que permitiu responder às finalidades solicitadas, especificamente, identificar: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, faixa etária e tempo de serviço e (iii) níveis de proficiência por grupo de recrutamento, faixa etária e tempo de serviço. Este relatório apresenta os resultados do estudo, no que diz respeito às finalidades supramencionadas. Após a nota introdutória é feito um breve enquadramento do mesmo, no qual se descreve, de forma genérica, o quadro conceptual e a ferramenta de autorreflexão que o sustenta. Segue-se uma descrição do método usado, caracterizando-se a amostra, descrevendo-se o questionário e o procedimento de recolha de dados. De seguida, descrevem-se os principais resultados obtidos e, por fim, são apresentadas as conclusões, nas quais se enumeram as principais constatações decorrentes da análise dos resultados.Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação2022-09-28T13:28:49Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34813porLucas, MargaridaBem-haja, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:09Zoai:ria.ua.pt:10773/34813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:38.046014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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