A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Albino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barrosa, Luís, Fonseca, Amélia Virgínia, Machado, José Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390
Resumo: The national debate on the management of basic and secondary educational institutions has focused on curricular and disciplinary problems, without considering other relevant issues such as efficiency. The present text seeks to focus the debate on the need for reliable indicators which are easily understood by the vast number of social players interested in the efficiency of school establishments. Given the lack of comparability between schools, there is always a danger that the debate becomes dominated by interest’s groups or merely focuses on ideological issues, thereby alienating key stakeholders, parents and other interested parties. This case study, which supports the presentation and interpretation of management indicators, demonstrates that the search for efficiency measures encourages the raising of issues of efficacy, and promotes an awareness, among teachers and other staff, of the availability and importance of human resource management within school establishments.
id RCAP_dab75937a8c14db1268f793ada6de807
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de casoThe national debate on the management of basic and secondary educational institutions has focused on curricular and disciplinary problems, without considering other relevant issues such as efficiency. The present text seeks to focus the debate on the need for reliable indicators which are easily understood by the vast number of social players interested in the efficiency of school establishments. Given the lack of comparability between schools, there is always a danger that the debate becomes dominated by interest’s groups or merely focuses on ideological issues, thereby alienating key stakeholders, parents and other interested parties. This case study, which supports the presentation and interpretation of management indicators, demonstrates that the search for efficiency measures encourages the raising of issues of efficacy, and promotes an awareness, among teachers and other staff, of the availability and importance of human resource management within school establishments.O debate nacional acerca da gestão dos estabelecimentos de ensino básico e secundário tem estado centrado em problemas curriculares e disciplinares sem atender a questões relevantes nos domínios da eficiência. O presente texto procura trazer para o cerne do debate a necessidade de se dispor de indicadores fiáveis e facilmente interpretáveis por um conjunto vasto de atores sociais interessados na eficiência das organizações escolares. Na ausência desta comparabilidade entre estabelecimentos escolares dificilmente se poderá escapar a uma captura do debate democrático por interesses meramente corporativos e ou pela questão ideológica, afastando deste os principais interessados, os pais e outros atores pertinentes da comunidade educativa envolvente. O estudo de caso que suporta a apresentação e interpretação de indicadores de gestão revela que a procura de indicadores de eficiência permite, por um lado, levantar questões pertinentes de eficácia subjacentes e por outro, ganhar os docentes e outros funcionários para uma tomada de consciência da importância da gestão dos recursos humanos disponíveis nestas organizações.Universidade Católica Portuguesa2017-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/390Gestão e Desenvolvimento; No 25 (2017); 195-217Gestão e Desenvolvimento; n. 25 (2017); 195-2172184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.n25reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/390https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/390/346Direitos de Autor (c) 2017 Albino Lopes, Luís Barrosa, Amélia Virgínia Fonseca, José Manuel Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, AlbinoBarrosa, LuísFonseca, Amélia VirgíniaMachado, José Manuel2022-09-23T15:47:18Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:37.057176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
title A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
spellingShingle A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
Lopes, Albino
Lopes, Albino
title_short A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
title_full A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
title_fullStr A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
title_sort A importância da gestão da eficiência nos agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário: um estudo de caso
author Lopes, Albino
author_facet Lopes, Albino
Lopes, Albino
Barrosa, Luís
Fonseca, Amélia Virgínia
Machado, José Manuel
Barrosa, Luís
Fonseca, Amélia Virgínia
Machado, José Manuel
author_role author
author2 Barrosa, Luís
Fonseca, Amélia Virgínia
Machado, José Manuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Albino
Barrosa, Luís
Fonseca, Amélia Virgínia
Machado, José Manuel
description The national debate on the management of basic and secondary educational institutions has focused on curricular and disciplinary problems, without considering other relevant issues such as efficiency. The present text seeks to focus the debate on the need for reliable indicators which are easily understood by the vast number of social players interested in the efficiency of school establishments. Given the lack of comparability between schools, there is always a danger that the debate becomes dominated by interest’s groups or merely focuses on ideological issues, thereby alienating key stakeholders, parents and other interested parties. This case study, which supports the presentation and interpretation of management indicators, demonstrates that the search for efficiency measures encourages the raising of issues of efficacy, and promotes an awareness, among teachers and other staff, of the availability and importance of human resource management within school establishments.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/390
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/390
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/390/346
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Albino Lopes, Luís Barrosa, Amélia Virgínia Fonseca, José Manuel Machado
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Albino Lopes, Luís Barrosa, Amélia Virgínia Fonseca, José Manuel Machado
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 25 (2017); 195-217
Gestão e Desenvolvimento; n. 25 (2017); 195-217
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.n25
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822243475200933888
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.390