A comunicação nas redes sociais: análise do ensino superior público português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1320 |
Resumo: | As mudanças ocorridas nos últimos anos na área da comunicação, em grande parte devido aos avanços tecnológicos, conduziram à adopção de novas formas de comunicar com os públicosalvo. Perante públicos cada vez mais especializados, exigentes e participativos, os profissionais da comunicação percebendo que o ambiente Web 2.0, dotado de um elevado nível de interactividade em que a comunicação se processa nos dois sentidos e os consumidores/utilizadores contribuem para a reputação das marcas, começam gradualmente a demonstrar interesse nas redes sociais na Internet. O ensino superior público português, por sua vez, enfrenta problemas relacionados com a redução do número de alunos, a diminuição do financiamento público e uma concorrência crescente, em grande parte devido ao alargamento da rede de ensino superior, obrigando a que as instituições dediquem maior atenção à forma como se relacionam e comunicam com os seus públicos e se interessem por estratégias de comunicação diferenciadas. Dada a importância que as redes sociais na Internet assumem em particular junto dos jovens, o público por excelência daquelas instituições, neste estudo procuraremos aprofundar o conhecimento sobre estas novas ferramentas e analisar a sua utilização por parte das instituições de ensino superior públicas portuguesas. |
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A comunicação nas redes sociais: análise do ensino superior público portuguêsWeb 2.0Sociedade em rede - Redes sociais - PortugalRedes sociais - ComunicaçãoRedes sociais - Ensino superior - PortugalAs mudanças ocorridas nos últimos anos na área da comunicação, em grande parte devido aos avanços tecnológicos, conduziram à adopção de novas formas de comunicar com os públicosalvo. Perante públicos cada vez mais especializados, exigentes e participativos, os profissionais da comunicação percebendo que o ambiente Web 2.0, dotado de um elevado nível de interactividade em que a comunicação se processa nos dois sentidos e os consumidores/utilizadores contribuem para a reputação das marcas, começam gradualmente a demonstrar interesse nas redes sociais na Internet. O ensino superior público português, por sua vez, enfrenta problemas relacionados com a redução do número de alunos, a diminuição do financiamento público e uma concorrência crescente, em grande parte devido ao alargamento da rede de ensino superior, obrigando a que as instituições dediquem maior atenção à forma como se relacionam e comunicam com os seus públicos e se interessem por estratégias de comunicação diferenciadas. Dada a importância que as redes sociais na Internet assumem em particular junto dos jovens, o público por excelência daquelas instituições, neste estudo procuraremos aprofundar o conhecimento sobre estas novas ferramentas e analisar a sua utilização por parte das instituições de ensino superior públicas portuguesas.Largely due to technological advances, recent changes in the area of communication have led to new ways to communicate with target markets. In the face of an increasingly specialized, demanding and participatory public, communicat ion professionals have understood that the Web 2.0 environment, offering a high level of interactivity based on two-way communication with consumers/users contributing toward a brand’s reputation, significantly involves the target market which has gradually begun to show some interest in Internet social networks. Public Higher Education in Portugal, nevertheless, faces problems relate d to a falling student body count, less public financing and growing competition, largely due to the broadening of the network of higher education schools, forcing institutes to dedicate more attention to the way they relate to and communicate with their publics and to become aware of different communication strategies. Given the significant role that Internet social networks play in t he lives of young people, the primary public of these institutions, this study aims to strengthen knowledge of these new tools and analyse their use in Portuguese public higher education.Universidade da Beira InteriorCorreia, João Carlos FerreirauBibliorumCouto, Elsa Nunes dos Santos2013-09-06T10:52:04Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:11.243962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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