Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Graça Isabel Ramalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1921
Resumo: Os recentes desenvolvimentos tecnológicos têm vindo a alterar as estratégias empresariais e o comportamento do consumidor. O surgimento das redes sociais veio mudar as regras de comunicação de marca. A comunicação é agora transparente e interativa, deixou de se fazer numa única direção e passou a ter múltiplas participações. Dada esta conjuntura o desafio está em garantir a eficácia das ações de marketing e comunicação das empresas, numa fase em que o consumidor tem o poder da informação e de decisão. A solução passa por estabelecer relações de confiança e proximidade com os consumidores. Nas redes sociais a construção de relacionamentos é exponencialmente aumentada, sem restrições no que diz respeito ao espaço e ao tempo. Assim, são cada vez mais as marcas que não prescindem de uma presença nas redes sociais para construir relações próximas com os consumidores, alcançando vantagens competitivas no mercado. É perante esta tendência que surge este projeto de investigação. Considera-se pertinente perceber o comportamento dos consumidores portugueses nas redes sociais, analisar a sua relação com as marcas e consequências nas decisões de compra. Procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamento do tema e recorreu-se à aplicação de questionários para estudar o comportamento dos utilizadores de redes sociais. Os resultados realçam a exponencial utilização e a crescente tendência de acompanhar marcas nas redes sociais. Verifica-se que os consumidores esperam alcançar benefícios pessoais com a proximidade às marcas e que o acompanhamento destas nas redes sociais, influencia o comportamento de compra. ABSTRACT Recent technological developments are changing businesses’ strategies and consumer behavior. The emergence of social networks has changed the rules of brand communication. Nowadays, communication is transparent and interactive; it no longer has a single direction and has started to have multiple participations. In this structure the challenge is to make brand communication reach their audiences, when the consumer has the power of information and decisionmaking. The solution is to establish trust and proximity relationships with consumers. In social networks relationship building has increased, with no restrictions in relation to space and time. Therefore, many brands do not discontinue their presence in social networks in order to build closer relationships with consumers, to achieve competitive advantages in the market. This research project emerges according to this trend. It is pertinent to realize that the behavior of Portuguese consumers in social networks, analyze their relationship with brands and their impact on purchasing decisions. A bibliographic content related to the theme was collected and questionnaires were conducted to study the behavior of social networks’ users. The results emphasize the exponential use of social networks and the increasing tendency to follow brands. It appears that consumers expect to achieve personal benefits with proximity to the brands and monitoring brands in social networks influences buying behaviour.
id RCAP_cab007f0c86113d90460e4c08634e849
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidoresMarcasRedes sociaisWeb 2.0ComunicaçãoConsumidorOs recentes desenvolvimentos tecnológicos têm vindo a alterar as estratégias empresariais e o comportamento do consumidor. O surgimento das redes sociais veio mudar as regras de comunicação de marca. A comunicação é agora transparente e interativa, deixou de se fazer numa única direção e passou a ter múltiplas participações. Dada esta conjuntura o desafio está em garantir a eficácia das ações de marketing e comunicação das empresas, numa fase em que o consumidor tem o poder da informação e de decisão. A solução passa por estabelecer relações de confiança e proximidade com os consumidores. Nas redes sociais a construção de relacionamentos é exponencialmente aumentada, sem restrições no que diz respeito ao espaço e ao tempo. Assim, são cada vez mais as marcas que não prescindem de uma presença nas redes sociais para construir relações próximas com os consumidores, alcançando vantagens competitivas no mercado. É perante esta tendência que surge este projeto de investigação. Considera-se pertinente perceber o comportamento dos consumidores portugueses nas redes sociais, analisar a sua relação com as marcas e consequências nas decisões de compra. Procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamento do tema e recorreu-se à aplicação de questionários para estudar o comportamento dos utilizadores de redes sociais. Os resultados realçam a exponencial utilização e a crescente tendência de acompanhar marcas nas redes sociais. Verifica-se que os consumidores esperam alcançar benefícios pessoais com a proximidade às marcas e que o acompanhamento destas nas redes sociais, influencia o comportamento de compra. ABSTRACT Recent technological developments are changing businesses’ strategies and consumer behavior. The emergence of social networks has changed the rules of brand communication. Nowadays, communication is transparent and interactive; it no longer has a single direction and has started to have multiple participations. In this structure the challenge is to make brand communication reach their audiences, when the consumer has the power of information and decisionmaking. The solution is to establish trust and proximity relationships with consumers. In social networks relationship building has increased, with no restrictions in relation to space and time. Therefore, many brands do not discontinue their presence in social networks in order to build closer relationships with consumers, to achieve competitive advantages in the market. This research project emerges according to this trend. It is pertinent to realize that the behavior of Portuguese consumers in social networks, analyze their relationship with brands and their impact on purchasing decisions. A bibliographic content related to the theme was collected and questionnaires were conducted to study the behavior of social networks’ users. The results emphasize the exponential use of social networks and the increasing tendency to follow brands. It appears that consumers expect to achieve personal benefits with proximity to the brands and monitoring brands in social networks influences buying behaviour.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuAntunes, JoaquimRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlves, Graça Isabel Ramalho2013-11-22T12:24:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1921porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:12.490242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
title Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
spellingShingle Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
Alves, Graça Isabel Ramalho
Marcas
Redes sociais
Web 2.0
Comunicação
Consumidor
title_short Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
title_full Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
title_fullStr Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
title_full_unstemmed Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
title_sort Novo paradigma na comunicação : as redes sociais entre marcas e consumidores
author Alves, Graça Isabel Ramalho
author_facet Alves, Graça Isabel Ramalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Joaquim
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Graça Isabel Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Redes sociais
Web 2.0
Comunicação
Consumidor
topic Marcas
Redes sociais
Web 2.0
Comunicação
Consumidor
description Os recentes desenvolvimentos tecnológicos têm vindo a alterar as estratégias empresariais e o comportamento do consumidor. O surgimento das redes sociais veio mudar as regras de comunicação de marca. A comunicação é agora transparente e interativa, deixou de se fazer numa única direção e passou a ter múltiplas participações. Dada esta conjuntura o desafio está em garantir a eficácia das ações de marketing e comunicação das empresas, numa fase em que o consumidor tem o poder da informação e de decisão. A solução passa por estabelecer relações de confiança e proximidade com os consumidores. Nas redes sociais a construção de relacionamentos é exponencialmente aumentada, sem restrições no que diz respeito ao espaço e ao tempo. Assim, são cada vez mais as marcas que não prescindem de uma presença nas redes sociais para construir relações próximas com os consumidores, alcançando vantagens competitivas no mercado. É perante esta tendência que surge este projeto de investigação. Considera-se pertinente perceber o comportamento dos consumidores portugueses nas redes sociais, analisar a sua relação com as marcas e consequências nas decisões de compra. Procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamento do tema e recorreu-se à aplicação de questionários para estudar o comportamento dos utilizadores de redes sociais. Os resultados realçam a exponencial utilização e a crescente tendência de acompanhar marcas nas redes sociais. Verifica-se que os consumidores esperam alcançar benefícios pessoais com a proximidade às marcas e que o acompanhamento destas nas redes sociais, influencia o comportamento de compra. ABSTRACT Recent technological developments are changing businesses’ strategies and consumer behavior. The emergence of social networks has changed the rules of brand communication. Nowadays, communication is transparent and interactive; it no longer has a single direction and has started to have multiple participations. In this structure the challenge is to make brand communication reach their audiences, when the consumer has the power of information and decisionmaking. The solution is to establish trust and proximity relationships with consumers. In social networks relationship building has increased, with no restrictions in relation to space and time. Therefore, many brands do not discontinue their presence in social networks in order to build closer relationships with consumers, to achieve competitive advantages in the market. This research project emerges according to this trend. It is pertinent to realize that the behavior of Portuguese consumers in social networks, analyze their relationship with brands and their impact on purchasing decisions. A bibliographic content related to the theme was collected and questionnaires were conducted to study the behavior of social networks’ users. The results emphasize the exponential use of social networks and the increasing tendency to follow brands. It appears that consumers expect to achieve personal benefits with proximity to the brands and monitoring brands in social networks influences buying behaviour.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-22T12:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1921
url http://hdl.handle.net/10400.19/1921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877433741312