Os gabinetes de comunicação como parte integrante da cultura corporativa. A APICER como estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/45869 |
Resumo: | A área comunicacional tem sido uma das grandes apostas de várias organizações devido à globalização e à digitalização que aumentaram a concorrência entre as entidades e a sua necessidade de marcarem presença no mundo digital. Por conseguinte, a necessidade de diferenciação, o acesso livre de cada cidadão às mais diversas informações e a sua oportunidade de dar opinião e a presença cada vez maior da internet na vida quotidiana fazem com que a consideração pelos trabalhadores e pelos cidadãos em geral sejam os dois aspetos a trabalhar por parte de uma entidade. Deste modo, a questão que se coloca é: quais as vantagens que a comunicação interna e a comunicação externa podem trazer às organizações que implementam os seus gabinetes de Comunicação? Na Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria estes aspetos foram compreendidos e traduziram-se no início de uma nova área a ser trabalhada de forma profissional - a Comunicação – através da implementação de um departamento de Comunicação no início do ano de 2017. Sendo recente, é possível observar as diferenças na forma como esta comunica atualmente face a tempos anteriores. Deste modo, o tema escolhido para o relatório de estágio tem como objetivo fazer a ligação entre esta aposta na comunicação e as atividades comunicacionais internas e externas que estão a ser implementadas e/ou melhoradas. |
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Os gabinetes de comunicação como parte integrante da cultura corporativa. A APICER como estudo de casoAPICERGabinetes de comunicaçãoComunicação organizacionalComunicação estratégicaComunicação internaComunicação externaOrganizational communicationStrategic communicationInternal communicationExternal communicationA área comunicacional tem sido uma das grandes apostas de várias organizações devido à globalização e à digitalização que aumentaram a concorrência entre as entidades e a sua necessidade de marcarem presença no mundo digital. Por conseguinte, a necessidade de diferenciação, o acesso livre de cada cidadão às mais diversas informações e a sua oportunidade de dar opinião e a presença cada vez maior da internet na vida quotidiana fazem com que a consideração pelos trabalhadores e pelos cidadãos em geral sejam os dois aspetos a trabalhar por parte de uma entidade. Deste modo, a questão que se coloca é: quais as vantagens que a comunicação interna e a comunicação externa podem trazer às organizações que implementam os seus gabinetes de Comunicação? Na Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria estes aspetos foram compreendidos e traduziram-se no início de uma nova área a ser trabalhada de forma profissional - a Comunicação – através da implementação de um departamento de Comunicação no início do ano de 2017. Sendo recente, é possível observar as diferenças na forma como esta comunica atualmente face a tempos anteriores. Deste modo, o tema escolhido para o relatório de estágio tem como objetivo fazer a ligação entre esta aposta na comunicação e as atividades comunicacionais internas e externas que estão a ser implementadas e/ou melhoradas.Communication area has been one of the great bets of several organizations due to the globalization and digitalization that have increased the competition among the entities and their need to be present in the digital world. Consequently, the need for variety, the free access of each citizen to the most diverse information and their opportunity to express an opinion and the increasing presence of the internet in everyday life make the consideration of workers and citizens in general the two aspects to be worked by an entity. So the question is: what are the advantages that internal communication and external communication can bring to the organizations that implement their Communication offices? In the Portuguese Association of Ceramics and Glassware industries these aspects were understood and translated into the beginning of a new area to be professionally worked - the Communication - through the implementation of a Communication Department at the beginning of 2017. Being recent, it is possible to observe the differences in the way it communicates today in relation to previous times. In this way, the theme chosen for the internship report aims to make the connection between this bet on communication and the internal and external communication activities that are being implemented and/or improved.Ferreira, IvoneRUNMatos, Daniela Filipa Portugal2018-09-06T14:22:55Z2018-04-262018-01-152018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45869TID:201916819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:34:41Zoai:run.unl.pt:10362/45869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:34:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A área comunicacional tem sido uma das grandes apostas de várias organizações devido à globalização e à digitalização que aumentaram a concorrência entre as entidades e a sua necessidade de marcarem presença no mundo digital. Por conseguinte, a necessidade de diferenciação, o acesso livre de cada cidadão às mais diversas informações e a sua oportunidade de dar opinião e a presença cada vez maior da internet na vida quotidiana fazem com que a consideração pelos trabalhadores e pelos cidadãos em geral sejam os dois aspetos a trabalhar por parte de uma entidade. Deste modo, a questão que se coloca é: quais as vantagens que a comunicação interna e a comunicação externa podem trazer às organizações que implementam os seus gabinetes de Comunicação? Na Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria estes aspetos foram compreendidos e traduziram-se no início de uma nova área a ser trabalhada de forma profissional - a Comunicação – através da implementação de um departamento de Comunicação no início do ano de 2017. Sendo recente, é possível observar as diferenças na forma como esta comunica atualmente face a tempos anteriores. Deste modo, o tema escolhido para o relatório de estágio tem como objetivo fazer a ligação entre esta aposta na comunicação e as atividades comunicacionais internas e externas que estão a ser implementadas e/ou melhoradas. |
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