A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joana Isabel Freitas da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos, Susana (Orientadora), Serrano, Vicente (Coorientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309
Resumo: No mundo actual, onde a concorr?ncia cresce e a oferta de produtos aumenta, onde a globaliza??o ? palavra de ordem, torna-se essencial pensar a sobreviv?ncia das empresas como estando dependentes da adop??o de comportamentos transparentes diante dos p?blicos, sejam eles de dimens?o interna e/ou externa. Reconhecer a import?ncia de controlar os aspectos imprevis?veis a que as empresas est?o sujeitas, permite ?s organiza??es um maior controlo na previs?o dos problemas, como os corrigir antes que estes interfiram no seu sucesso, constituindo assim um ambiente previs?vel e favor?vel. A comunica??o assume pois um papel primordial na visibilidade positiva de uma empresa. O cliente interno, neste trabalho, ser? visto como fornecedor de uma rede interna de presta??o de servi?os, respons?vel pela agrega??o de valor aos produtos e servi?os oferecidos pela organiza??o. Os clientes internos s?o tamb?m vistos como detentores de um prop?sito comum respons?vel tanto pela cria??o como pela continuidade da organiza??o. Ao longo deste trabalho ? descrita e focada a liga??o especial que existe entre a comunica??o empresarial, a comunica??o interna e a estrat?gia do marketing interno evidenciando a import?ncia destes para as organiza??es. O objectivo deste estudo ? analisar a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos, a partir da realiza??o de 39 inqu?ritos administrados a colaboradores de uma Ag?ncia. Os resultados obtidos com este estudo deram ?nfase ? efic?cia dos meios de comunica??o interna utilizados na organiza??o em estudo, concluindo que a comunica??o deve ser veiculada de acordo com a utilidade das fun??es a desempenhar. / In today?s world where competition grows and the supply of products increases, where globalization is a slogan, it is essential to consider the survival of business as being dependent of the adoption of transparent behavior in public, in they internal or external dimensions. Recognizing the importance of controlling the unpredictable aspects that companies are subject, allows organizations greater control in forecast the problems, how to correct them before they interfere with their success, providing a predictable and favorable ambient. Communication assumes an essential role in a positive visibility of a company. The internal customer, this work will be seen as a provider of internal network services, responsible for adding value to products and services offered by the organization. Internal customers are also seen as having a common purpose as much responsible for creating the continuity of the organization. Throughout this work is focused and described the special bond that exists between corporate communication, internal communication and internal marketing strategy, highlighting their importance for the organizations. The aim of this study is to analyze the effectiveness of internal communication in the CGD, from conducting 39 surveys administered to employees of an Agency. The results of this study emphasized the effectiveness of internal communication in the organization used in the study, concluding that the communication should be conveyed according to the usefulness of the tasks.
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