A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309 |
Resumo: | No mundo actual, onde a concorr?ncia cresce e a oferta de produtos aumenta, onde a globaliza??o ? palavra de ordem, torna-se essencial pensar a sobreviv?ncia das empresas como estando dependentes da adop??o de comportamentos transparentes diante dos p?blicos, sejam eles de dimens?o interna e/ou externa. Reconhecer a import?ncia de controlar os aspectos imprevis?veis a que as empresas est?o sujeitas, permite ?s organiza??es um maior controlo na previs?o dos problemas, como os corrigir antes que estes interfiram no seu sucesso, constituindo assim um ambiente previs?vel e favor?vel. A comunica??o assume pois um papel primordial na visibilidade positiva de uma empresa. O cliente interno, neste trabalho, ser? visto como fornecedor de uma rede interna de presta??o de servi?os, respons?vel pela agrega??o de valor aos produtos e servi?os oferecidos pela organiza??o. Os clientes internos s?o tamb?m vistos como detentores de um prop?sito comum respons?vel tanto pela cria??o como pela continuidade da organiza??o. Ao longo deste trabalho ? descrita e focada a liga??o especial que existe entre a comunica??o empresarial, a comunica??o interna e a estrat?gia do marketing interno evidenciando a import?ncia destes para as organiza??es. O objectivo deste estudo ? analisar a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos, a partir da realiza??o de 39 inqu?ritos administrados a colaboradores de uma Ag?ncia. Os resultados obtidos com este estudo deram ?nfase ? efic?cia dos meios de comunica??o interna utilizados na organiza??o em estudo, concluindo que a comunica??o deve ser veiculada de acordo com a utilidade das fun??es a desempenhar. / In today?s world where competition grows and the supply of products increases, where globalization is a slogan, it is essential to consider the survival of business as being dependent of the adoption of transparent behavior in public, in they internal or external dimensions. Recognizing the importance of controlling the unpredictable aspects that companies are subject, allows organizations greater control in forecast the problems, how to correct them before they interfere with their success, providing a predictable and favorable ambient. Communication assumes an essential role in a positive visibility of a company. The internal customer, this work will be seen as a provider of internal network services, responsible for adding value to products and services offered by the organization. Internal customers are also seen as having a common purpose as much responsible for creating the continuity of the organization. Throughout this work is focused and described the special bond that exists between corporate communication, internal communication and internal marketing strategy, highlighting their importance for the organizations. The aim of this study is to analyze the effectiveness of internal communication in the CGD, from conducting 39 surveys administered to employees of an Agency. The results of this study emphasized the effectiveness of internal communication in the organization used in the study, concluding that the communication should be conveyed according to the usefulness of the tasks. |
id |
RCAP_dc56a34bc45d5099e0720d413c55cc9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/309 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitosComunica??o empresarial - Corporate communicationComunica??o interna - Internal communicationComunica??o organizacional - Organizational communicationMarketing interno - Internal marketingRecursos humanos - Human resourcesNo mundo actual, onde a concorr?ncia cresce e a oferta de produtos aumenta, onde a globaliza??o ? palavra de ordem, torna-se essencial pensar a sobreviv?ncia das empresas como estando dependentes da adop??o de comportamentos transparentes diante dos p?blicos, sejam eles de dimens?o interna e/ou externa. Reconhecer a import?ncia de controlar os aspectos imprevis?veis a que as empresas est?o sujeitas, permite ?s organiza??es um maior controlo na previs?o dos problemas, como os corrigir antes que estes interfiram no seu sucesso, constituindo assim um ambiente previs?vel e favor?vel. A comunica??o assume pois um papel primordial na visibilidade positiva de uma empresa. O cliente interno, neste trabalho, ser? visto como fornecedor de uma rede interna de presta??o de servi?os, respons?vel pela agrega??o de valor aos produtos e servi?os oferecidos pela organiza??o. Os clientes internos s?o tamb?m vistos como detentores de um prop?sito comum respons?vel tanto pela cria??o como pela continuidade da organiza??o. Ao longo deste trabalho ? descrita e focada a liga??o especial que existe entre a comunica??o empresarial, a comunica??o interna e a estrat?gia do marketing interno evidenciando a import?ncia destes para as organiza??es. O objectivo deste estudo ? analisar a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos, a partir da realiza??o de 39 inqu?ritos administrados a colaboradores de uma Ag?ncia. Os resultados obtidos com este estudo deram ?nfase ? efic?cia dos meios de comunica??o interna utilizados na organiza??o em estudo, concluindo que a comunica??o deve ser veiculada de acordo com a utilidade das fun??es a desempenhar. / In today?s world where competition grows and the supply of products increases, where globalization is a slogan, it is essential to consider the survival of business as being dependent of the adoption of transparent behavior in public, in they internal or external dimensions. Recognizing the importance of controlling the unpredictable aspects that companies are subject, allows organizations greater control in forecast the problems, how to correct them before they interfere with their success, providing a predictable and favorable ambient. Communication assumes an essential role in a positive visibility of a company. The internal customer, this work will be seen as a provider of internal network services, responsible for adding value to products and services offered by the organization. Internal customers are also seen as having a common purpose as much responsible for creating the continuity of the organization. Throughout this work is focused and described the special bond that exists between corporate communication, internal communication and internal marketing strategy, highlighting their importance for the organizations. The aim of this study is to analyze the effectiveness of internal communication in the CGD, from conducting 39 surveys administered to employees of an Agency. The results of this study emphasized the effectiveness of internal communication in the organization used in the study, concluding that the communication should be conveyed according to the usefulness of the tasks.ISMT2013-11-28T18:31:48Z2013-11-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309Correia, Joana Isabel Freitas da SilvaRamos, Susana (Orientadora)Serrano, Vicente (Coorientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:13Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:55.655777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
title |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
spellingShingle |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos Correia, Joana Isabel Freitas da Silva Comunica??o empresarial - Corporate communication Comunica??o interna - Internal communication Comunica??o organizacional - Organizational communication Marketing interno - Internal marketing Recursos humanos - Human resources |
title_short |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
title_full |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
title_fullStr |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
title_full_unstemmed |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
title_sort |
A Comunica??o Interna: a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos |
author |
Correia, Joana Isabel Freitas da Silva |
author_facet |
Correia, Joana Isabel Freitas da Silva Ramos, Susana (Orientadora) Serrano, Vicente (Coorientador) |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Susana (Orientadora) Serrano, Vicente (Coorientador) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Joana Isabel Freitas da Silva Ramos, Susana (Orientadora) Serrano, Vicente (Coorientador) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunica??o empresarial - Corporate communication Comunica??o interna - Internal communication Comunica??o organizacional - Organizational communication Marketing interno - Internal marketing Recursos humanos - Human resources |
topic |
Comunica??o empresarial - Corporate communication Comunica??o interna - Internal communication Comunica??o organizacional - Organizational communication Marketing interno - Internal marketing Recursos humanos - Human resources |
description |
No mundo actual, onde a concorr?ncia cresce e a oferta de produtos aumenta, onde a globaliza??o ? palavra de ordem, torna-se essencial pensar a sobreviv?ncia das empresas como estando dependentes da adop??o de comportamentos transparentes diante dos p?blicos, sejam eles de dimens?o interna e/ou externa. Reconhecer a import?ncia de controlar os aspectos imprevis?veis a que as empresas est?o sujeitas, permite ?s organiza??es um maior controlo na previs?o dos problemas, como os corrigir antes que estes interfiram no seu sucesso, constituindo assim um ambiente previs?vel e favor?vel. A comunica??o assume pois um papel primordial na visibilidade positiva de uma empresa. O cliente interno, neste trabalho, ser? visto como fornecedor de uma rede interna de presta??o de servi?os, respons?vel pela agrega??o de valor aos produtos e servi?os oferecidos pela organiza??o. Os clientes internos s?o tamb?m vistos como detentores de um prop?sito comum respons?vel tanto pela cria??o como pela continuidade da organiza??o. Ao longo deste trabalho ? descrita e focada a liga??o especial que existe entre a comunica??o empresarial, a comunica??o interna e a estrat?gia do marketing interno evidenciando a import?ncia destes para as organiza??es. O objectivo deste estudo ? analisar a efic?cia dos meios de comunica??o interna na Caixa Geral de Dep?sitos, a partir da realiza??o de 39 inqu?ritos administrados a colaboradores de uma Ag?ncia. Os resultados obtidos com este estudo deram ?nfase ? efic?cia dos meios de comunica??o interna utilizados na organiza??o em estudo, concluindo que a comunica??o deve ser veiculada de acordo com a utilidade das fun??es a desempenhar. / In today?s world where competition grows and the supply of products increases, where globalization is a slogan, it is essential to consider the survival of business as being dependent of the adoption of transparent behavior in public, in they internal or external dimensions. Recognizing the importance of controlling the unpredictable aspects that companies are subject, allows organizations greater control in forecast the problems, how to correct them before they interfere with their success, providing a predictable and favorable ambient. Communication assumes an essential role in a positive visibility of a company. The internal customer, this work will be seen as a provider of internal network services, responsible for adding value to products and services offered by the organization. Internal customers are also seen as having a common purpose as much responsible for creating the continuity of the organization. Throughout this work is focused and described the special bond that exists between corporate communication, internal communication and internal marketing strategy, highlighting their importance for the organizations. The aim of this study is to analyze the effectiveness of internal communication in the CGD, from conducting 39 surveys administered to employees of an Agency. The results of this study emphasized the effectiveness of internal communication in the organization used in the study, concluding that the communication should be conveyed according to the usefulness of the tasks. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2013-11-28T18:31:48Z 2013-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309 |
url |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427114496000 |