RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marreiros, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25751/rspa.27436
Resumo: Introdução: Os processos de seleção utilizados no acesso ao curso de medicina são um assunto em constante debate, pelo número crescente de candidatos e pela necessidade identificada de valorizar atributos cognitivos e pessoais considerados essenciais para o desempenho excecional da profissão médica.1,2 Uma das formas para o conseguir, passa pela aplicação de provas de aptidão cognitiva que pretendem avaliar os raciocínios abstrato, numérico e verbal. Contudo, o seu uso ainda é controverso, uma vez que não mostraram validade preditiva convincente sobre o desempenho académico.3 Assim sendo, torna-se importante perceber qual a magnitude que esta prova tem como preditor do desempenho dos estudantes de medicina da Universidade do Algarve, e se existem perfis cognitivos que levem a resultados académicos de sucesso. Objetivos: Caraterizar as coortes de estudantes e identificar perfis com base no resultado das provas de aptidões cognitivas. Metodologia: A amostra tem 234 estudantes, que ingressaram no curso de medicina entre os anos de 2009 e 2015. Inicialmente, todas as coortes foram caraterizadas pelas variáveis sociodemográficas, de seleção e académicas, e comparadas entre si. Depois, foram criados clusters homogéneos com base nos resultados dos raciocínios da prova de aptidões cognitivas, com o interesse de identificar perfis que pudessem ser preditores de maior sucesso académico. Estatisticamente, utilizaram-se testes de associação bivariada (teste de Qui-quadrado e de comparação de médias) e multivariada (K-Means Cluster), para efeitos de caraterização e comparação das coortes, assim como para definir perfis cognitivos de estudantes. Resultados: As coortes de 2010 e 2012 tiveram melhores resultados na prova de aptidões cognitivas (p<0,001), encontrando-se nas mesmas os estudantes com as médias de idade mais elevada (28,4±4,7 e 29,6±4,0; p=0,008) e com maior percentagem de experiência profissional prévia (96,7% a 100%; p<0,001). Também nestas coortes se inclui aquela que tem maior percentagem de repetentes nas GMA (62,1%; p<0,001). As coortes a partir de 2012, foram as que apresentaram melhores prestações nas unidades curriculares em estudo (0,009≤p<0,001) e, consequentemente, melhor média de final de curso e também o melhor resultado no exame de acesso à especialidade (p=0,036). A análise por clusters comprova estes mesmos resultados. Conclusão: Ao longo dos anos, não só se tem verificado uma mudança no perfil cognitivo dos estudantes, como também no seu desempenho académico, mas em sentido contrário.
id RCAP_66b5bf023eb113f88b0d189af4ba51c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlgResumos de CongressoIntrodução: Os processos de seleção utilizados no acesso ao curso de medicina são um assunto em constante debate, pelo número crescente de candidatos e pela necessidade identificada de valorizar atributos cognitivos e pessoais considerados essenciais para o desempenho excecional da profissão médica.1,2 Uma das formas para o conseguir, passa pela aplicação de provas de aptidão cognitiva que pretendem avaliar os raciocínios abstrato, numérico e verbal. Contudo, o seu uso ainda é controverso, uma vez que não mostraram validade preditiva convincente sobre o desempenho académico.3 Assim sendo, torna-se importante perceber qual a magnitude que esta prova tem como preditor do desempenho dos estudantes de medicina da Universidade do Algarve, e se existem perfis cognitivos que levem a resultados académicos de sucesso. Objetivos: Caraterizar as coortes de estudantes e identificar perfis com base no resultado das provas de aptidões cognitivas. Metodologia: A amostra tem 234 estudantes, que ingressaram no curso de medicina entre os anos de 2009 e 2015. Inicialmente, todas as coortes foram caraterizadas pelas variáveis sociodemográficas, de seleção e académicas, e comparadas entre si. Depois, foram criados clusters homogéneos com base nos resultados dos raciocínios da prova de aptidões cognitivas, com o interesse de identificar perfis que pudessem ser preditores de maior sucesso académico. Estatisticamente, utilizaram-se testes de associação bivariada (teste de Qui-quadrado e de comparação de médias) e multivariada (K-Means Cluster), para efeitos de caraterização e comparação das coortes, assim como para definir perfis cognitivos de estudantes. Resultados: As coortes de 2010 e 2012 tiveram melhores resultados na prova de aptidões cognitivas (p<0,001), encontrando-se nas mesmas os estudantes com as médias de idade mais elevada (28,4±4,7 e 29,6±4,0; p=0,008) e com maior percentagem de experiência profissional prévia (96,7% a 100%; p<0,001). Também nestas coortes se inclui aquela que tem maior percentagem de repetentes nas GMA (62,1%; p<0,001). As coortes a partir de 2012, foram as que apresentaram melhores prestações nas unidades curriculares em estudo (0,009≤p<0,001) e, consequentemente, melhor média de final de curso e também o melhor resultado no exame de acesso à especialidade (p=0,036). A análise por clusters comprova estes mesmos resultados. Conclusão: Ao longo dos anos, não só se tem verificado uma mudança no perfil cognitivo dos estudantes, como também no seu desempenho académico, mas em sentido contrário.Sociedade Portuguesa de Anestesiologia2023-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25751/rspa.27436por0871-6099Ferreira, MarianaMarreiros, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-11T05:03:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:06.639736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
title RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
spellingShingle RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
Ferreira, Mariana
Resumos de Congresso
title_short RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
title_full RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
title_fullStr RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
title_full_unstemmed RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
title_sort RP-8 APTIDÕES COGNITIVAS COMO FATOR PREDITOR NO PERCURSO ACADÉMICO EM MEDICINA: O CASO DA FMCB DA UAlg
author Ferreira, Mariana
author_facet Ferreira, Mariana
Marreiros, Ana
author_role author
author2 Marreiros, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana
Marreiros, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Resumos de Congresso
topic Resumos de Congresso
description Introdução: Os processos de seleção utilizados no acesso ao curso de medicina são um assunto em constante debate, pelo número crescente de candidatos e pela necessidade identificada de valorizar atributos cognitivos e pessoais considerados essenciais para o desempenho excecional da profissão médica.1,2 Uma das formas para o conseguir, passa pela aplicação de provas de aptidão cognitiva que pretendem avaliar os raciocínios abstrato, numérico e verbal. Contudo, o seu uso ainda é controverso, uma vez que não mostraram validade preditiva convincente sobre o desempenho académico.3 Assim sendo, torna-se importante perceber qual a magnitude que esta prova tem como preditor do desempenho dos estudantes de medicina da Universidade do Algarve, e se existem perfis cognitivos que levem a resultados académicos de sucesso. Objetivos: Caraterizar as coortes de estudantes e identificar perfis com base no resultado das provas de aptidões cognitivas. Metodologia: A amostra tem 234 estudantes, que ingressaram no curso de medicina entre os anos de 2009 e 2015. Inicialmente, todas as coortes foram caraterizadas pelas variáveis sociodemográficas, de seleção e académicas, e comparadas entre si. Depois, foram criados clusters homogéneos com base nos resultados dos raciocínios da prova de aptidões cognitivas, com o interesse de identificar perfis que pudessem ser preditores de maior sucesso académico. Estatisticamente, utilizaram-se testes de associação bivariada (teste de Qui-quadrado e de comparação de médias) e multivariada (K-Means Cluster), para efeitos de caraterização e comparação das coortes, assim como para definir perfis cognitivos de estudantes. Resultados: As coortes de 2010 e 2012 tiveram melhores resultados na prova de aptidões cognitivas (p<0,001), encontrando-se nas mesmas os estudantes com as médias de idade mais elevada (28,4±4,7 e 29,6±4,0; p=0,008) e com maior percentagem de experiência profissional prévia (96,7% a 100%; p<0,001). Também nestas coortes se inclui aquela que tem maior percentagem de repetentes nas GMA (62,1%; p<0,001). As coortes a partir de 2012, foram as que apresentaram melhores prestações nas unidades curriculares em estudo (0,009≤p<0,001) e, consequentemente, melhor média de final de curso e também o melhor resultado no exame de acesso à especialidade (p=0,036). A análise por clusters comprova estes mesmos resultados. Conclusão: Ao longo dos anos, não só se tem verificado uma mudança no perfil cognitivo dos estudantes, como também no seu desempenho académico, mas em sentido contrário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25751/rspa.27436
url https://doi.org/10.25751/rspa.27436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-6099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130757498667008